H – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja H (desambiguação).
H h
agá
H
A letra nas versões de fôrma e cursiva, minúsculas e maiúsculas.
Sistema de escrita alfabeto latino
Representações alternativas
Alfabeto fonético da OTAN hotel
Código Morse ····
Código internacional de navegação marítima
Telégrafo óptico
Braille
Alfabeto manual estadunidense

H (agá) é a oitava letra do alfabeto latino.

É a única letra do alfabeto que, em palavras nativas da língua portuguesa, não tem valor fonético, ou seja, não tem som algum[1]. Entretanto, brasileiros costumam pronunciar o «h» em empréstimos recentes vindos de línguas estrangeiras onde essa letra é pronunciada como semiconsoante – hashi, hikikomori, jihad, hijab, high-tech, Halloween, Ohio, happy hour, handebol, Valhalla, Helheim, Muspelheim (Note que nas palavras nórdicas as letras «l» e «h» não formam o dígrafo habitual, mas são pronunciadas separadamente), etc. –, usando-se do fonema /ʁ/ (Foneticamente costuma ocorrer como [ʀ̥], [h] ou [ɦ], daí a associação), o som de «r» inicial ou «rr» em palavras nativas, também usado para outros sons guturais como o J castelhano, usado em mais empréstimos como jalapeño, Guadalajara, Jerez, Don Juan, etc.

Na maioria dos dialetos do português europeu, o som mais próximo do «h» semiconsoante gutural de outras línguas, além do fonema representado pelo «rr» (geralmente uvular em Portugal, outros países lusófonos, no Rio de Janeiro e entre uma minoria de falantes em outros estados do Centro-Sul), seria o «g», AFI[ɣ], em trigo ou seguro (um som que provavelmente seria identificado como «rr» por brasileiros), porém os portugueses costumam nunca pronunciar a letra agá.

História[editar | editar código-fonte]

Historiadores acreditam que essa letra surgiu inicialmente de um hieróglifo egípcio que representava uma peneira. Mil anos depois os sumérios usariam a mesma letra para designar um som gutural. Os fenícios a chamaram de heth (cerca), porque seu desenho se assemelhava a essa forma. Por volta de 900 a.C. os gregos adotaram a letra e como não pronunciavam a primeira parte desta, a denominaram simplesmente de êta. Seu formato já era bastante semelhante ao H moderno.

Fonética e códigos[editar | editar código-fonte]

"H" não é propriamente consoante e nem vogal, porque não tem valor algum de som ou ruído, sendo assim, tornando impossível a existência de fonemas que apontem para ela. Oficialmente, esta letra é apenas classificada como letra diacrítica, pois é, propriamente dita, a segunda letra de um dígrafo. Só tem valor na indicação das palavras: ch (chave), lh (palha), nh (manhã). Conserva-se no início e no fim das interjeições como acento de aspiração: ah!, eh!, ih!, oh!, uh!, hem!, (ou hein!), hum!. Não confundir com onomatopeia.

Conserva-se nas palavras que exigem ampla etimologia: hoje, homem, hora, haver, etc. Conserva-se nos termos compostos quando os elementos estão ligados por hífen: anti-histamínico, pré-histórico, sobre-humano. Quando os elementos estão justapostos, a letra desaparece: desarmonia, desumano, reaver, lobisomem.

Letra H com diacríticos
Combinações de duas letras
Ha Hb Hc Hd He Hf Hg Hh Hi Hj Hk Hl Hm Hn Ho Hp Hq Hr Hs Ht Hu Hv Hw Hx Hy Hz
HA HB HC HD HE HF HG HH HI HJ HK HL HM HN HO HP HQ HR HS HT HU HV HW HX HY HZ
Combinações letra-número e número-letra
    H0 H1 H2 H3 H4 H5 H6 H7 H8 H9     0H 1H 2H 3H 4H 5H 6H 7H 8H 9H    

Significados[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons

Referências

  1. lance.com.br/ Athletico ou Atlético? professor Sérgio Nogueira fala sobre o "H" e as 'possibilidades' da língua portuguesa