Gorilla gorilla – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como ler uma infocaixa de taxonomiaGorila-do-ocidente


Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Sub-reino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Euarchontoglires
Ordem: Primates
Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae
Tribo: Gorillini
Género: Gorilla
Espécie: G. gorilla
Nome binomial
Gorilla gorilla
Savage, 1847
Distribuição geográfica

Subespécies
Gorilla gorilla gorilla
Gorilla gorilla diehli

O gorila-do-ocidente (nome científico: Gorilla gorilla) é a espécie mais comum do género Gorilla.[1]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Um crânio de um gorila macho.

O Gorila Ocidental apresenta coloração mais clara do que a dos seus "primos" orientais. O Gorila das Terras Baixas do Ocidente podem ser de cor marrom ou acinzentada com testa amarelada. Também tem um pequeno extremo suspenso no nariz, o qual não existe no Gorila Ocidental. Os machos do Ocidental pesam, os machos entre 140 a 280 quilos e sua altura média é de 1,60 a 1,70 metros; as fêmeas pesam entre 60 a 120 quilos e sua altura média varia de 1,2 a 1,4 metros. O Gorila do Ocidente é mais delgado do que o do leste. O Gorila "Cross River" difere do Ocidental das Terras Baixas nas dimensões tanto do crânio como dos dentes. é também cerca de 10 a 15 cm mais alto e 20 a 35 quilos mais pesado.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

O Gorila Do Ocidente é um subidor mais ágil de árvores e mais arborícola do que o Gorila do Leste. É também mais frugívoro e se alimenta de frutos de cerca de 100 espécies sazonais de árvores. O Gorila do Ocidente é mais difícil de rastrear e de ser localizado.

O Gorila das Terras Baixas do Ocidente vive em pequenos grupos familiares em comparação com os demais Gorilas. São na média 4 a 8 indivíduos por família. Os Gorilas do Ocidente, mesmo em vida selvagem, fazem uso de ferramentas improvisadas pelos próprios.[3]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Uma descrição formal da espécie foi fornecida por Thomas Savage em 1847, aliando a nova espécie a uma descrição anterior do chimpanzé como Troglodytes gorilla em um grupo de símios orientais, ele se referiu como "orangotango". O autor selecionou o epíteto específico para o nome dado por Hanno aos "homens selvagens" que ele notou na costa leste da África, presumidos por Savage como sendo uma espécie de orangotango.[4] A população é reconhecida como duas subespécies:

Imagem Subespécies População Distribuição
Gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla) 95 000[1] Angola, Camarões, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial e Gabão.
Gorila do Rio Cruz (Gorilla gorilla diehli) 250 a 300[2][5] Região fronteiriça Camarões-Nigéria.

Quase todos os indivíduos desta taxonomia pertencem à subespécie de gorila-ocidental-das-terras-baixas, cuja população é de aproximadamente 95.000 indivíduos. Acredita-se que apenas 250 a 300 das únicas outras subespécies de gorilas ocidentais, o Gorila do Rio Cruz, permaneçam.

Situação[editar | editar código-fonte]

A IUCN incluiu, na "lista vermelha" de 2007, o Gorila Ocidental como uma espécie em perigo crítico de extinção, a denominação mais próxima de uma extinção global. A ébola é o maior factor de perigo para os gorilas e, se a situação atual se mantiver, poderá ser impossível reverter a tendência de extinção.

Descoberta 2008[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2008, pesquisadores descobriram cerca de 125 mil Gorilas, até então não localizados, na República do Congo. Tal descoberta pode vir a dobrar a população conhecida desses animais, porém, o efeito dessa descoberta sobre o "status" da conservação desses primatas ainda não avaliada.[6]

Evolução[editar | editar código-fonte]

Há cerca de dois milhões de anos (Era cenozóica / Período Terciário) as espécies de Gorilas iniciaram sua evolução separada a partir de um ancestral comum.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Maisels, F.; Bergl, R. A.; Williamson, E. A. (2016) [amended version of 2016 assessment]. «Gorilla gorilla». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2018: e.T9404A136250858 
  2. a b Oates, J. F.; Bergl, R. A.; Sunderland-Groves, J.; Dunn, A. (2008). «Gorilla gorilla ssp. diehli». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2008. Consultado em 26 de abril de 2012  Verifique o valor de |name-list-format=amp (ajuda)
  3. PLOS Journal "First Observation of Tool Use in Wild Gorillas"
  4. Savage, T.S.; Wyman, J. (18 de agosto de 1847). «Notice of the external characters and habits of Troglodytes gorilla, a new species of orang from the gaboon river; osteology of the same». Boston Journal of Natural History. 5 (4): 417–443 
  5. «Animal Info – Gorilla». AnimalInfo.org. Consultado em 12 de setembro de 2007 
  6. Thousands Of Rare Gorillas Found In Congo
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.