Golfo do México – Wikipédia, a enciclopédia livre

Golfo do México (aspecto físico)
O golfo do México em 3D

O golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. Com uma superfície de aproximadamente 1 550 000 km², seu subsolo é rico em petróleo, por isso muitos especialistas o consideram um mar dentro de um oceano[1] amplamente cercado pelo continente norte-americano.[2]

A costa sul do golfo banha o México (especificamente, os estados de Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche, Iucatão, e Quintana Roo); as costas oriental, norte e noroeste banham os Estados Unidos (especificamente, os estados da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas); e a costa sudeste banha Cuba. O golfo do México se conecta ao Oceano Atlântico através do Estreito da Flórida, localizado entre os EUA e Cuba, e ao mar do Caribe através do Canal de Yucatán, localizado entre o México e Cuba.[a]

Da área do golfo do México, o terço mais ao sul localiza-se na zona tropical. Do golfo se origina a corrente do Golfo, uma corrente de águas quentes que atravessa o oceano Atlântico, sendo uma das mais fortes correntes oceânicas conhecidas. O golfo também foi muitas vezes visitado por poderosos furacões, alguns dos quais responsáveis por grande número de mortes e destruição.

A baía de Campeche (México) é maior baía do golfo. Além dela a costa do golfo possui inúmeras baías e desembocadouros. Um grande número de rios desaguam no golfo, dentre os quais o mais notável é rio Mississippi. A terra que forma a costa do golfo, inclusive muitas ilhas de sedimentação, é quase uniformemente baixa e caracterizada por pântanos e terras bastante úmidas bem como extensões arenosas.

A plataforma continental é bastante larga em quase todos os pontos da costa. Contém petróleo em alguns pontos (principalmente a oeste), que é extraído através de plataformas marítimas. Outra atividade comercial importante é a pesca, de peixes e crustáceos. Ao longo da costa existe ainda a produção de navios, indústrias petroquímicas e de armazenamento de óleo, fábricas de papel e forte atividade turística, na década de 1940 o golfo do México era usado como escudo dos EUA contra a URSS. Após a revolução de 1932, muitos conflitos foram travados pelo petróleo no golfo.

Entre as cidades costeiras incluem-se: Tampa, Pensacola, Nova Orleans, Houston (nos EUA) , Veracruz, Mérida (no México), e Havana (em Cuba).

A área costeira do golfo foi a primeira colonizada por grupos indígenas norte-americanos, incluindo aqueles que representavam culturas avançadas do México. Durante a colonização europeia, a região tornou-se palco de uma contenda entre a Espanha, França e Inglaterra. Hoje em dia, a cultura da região é predominantemente hispano-americana e anglo-americana.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. No uso cotidiano, pelo menos nos EUA, o termo "Costa do Golfo" geralmente se refere a: 1) a porção de costa entre Cape Sable, Flórida, e Brownsville, Texas, ou 2) a porção de costa entre Cape Sable, Flórida, e o extremo norte da península de Yucatán. Ambos os significados excluem Cuba bem como algumas ilhas da Flórida

Referências

  1. «Gulf of Mexico – a sea in Atlantic Ocean». www.deepseawaters.com. Consultado em 27 de setembro de 2020 
  2. «Gulf of Mexico». Geographic Names Information System. 1 de janeiro de 2000. Consultado em 27 de setembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.