ge (portal) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para o programa de televisão, veja Globo Esporte.
ge
Globo Comunicação e Participações S.A.
Ge (portal)
Slogan É esporte sempre
Nomes anteriores
  • Esporte na Globo (2003-2005)
  • globoesporte.com (2005-2020)
Proprietário(s) Globo[1]
Requer pagamento? não
Gênero portal
Cadastro não
País de origem Brasil
Idioma(s) português
Lançamento 23 de abril de 2005
Desenvolvedor Globo.com
Endereço eletrônico ge.globo

ge, também conhecido como globoesporte.com, é um portal de notícias de esporte brasileiro mantido pelo portal Globo.com, do Grupo Globo e sob orientação da Central Globo de Esportes, subsidiária da Direção Geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo. Foi lançado em 2003, com o nome de EsportenaGlobo.com.br., sendo renomeado em 2005 para Globoesporte.com. O portal disponibiliza o conteúdo de Jornalismo Esportivo das empresas do Grupo Globo (TV Globo, SporTV, Premiere, Combate, rádios CBN e Globo, jornais e revistas), além de conteúdo próprio de reportagens em texto, foto, áudio e vídeo e de transmissões ao vivo. A página conta com o apoio das 5 redações próprias situadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife, além das afiliadas da TV Globo, rádios jornais e revistas e agências de notícias, que assim alimentam o conteúdo o portal atualizado sempre 24 horas por dia. O principal segmento do site é o Tempo Real, que faz a transmissão de partidas e eventos ao vivo (inclusive com vídeos das transmissões da TV), usando narrações próprias.

No fim de 2010 assim como o site de notícias gerais g1, passa a ter páginas locais, noticiando o conteúdo esportivo local, com apoio das afiliadas Globo. Em 2019, o portal passa a fazer os pós-jogos da rodada com a participação das equipes de transmissão da TV com as análises e entrevistas. Também no mesmo ano, o site passa a ter um serviço de Podcasts com os integrantes do Esporte na Globo, falando sobre os importantes assuntos do mundo esportivo. Também é acessado na versão mobile e em aplicativos como Android. Em julho de 2020, passou a se chamar ge, passando a abrigar mais conteúdo sobre esportes.

O ge conta com um aplicativo para dispositivos móveis.[2] Em 2020, o site exibiu jogos históricos.[3]

Transmissões[editar | editar código-fonte]

Podcasts[editar | editar código-fonte]

Futebol
  • Ubuntu Esporte Clube (a visão do esporte feita por jornalistas negros, com Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno, Rafaelle Serafim e Thales Ramos)[4]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Ano Organização Recipiente(s) Categoria Resultado
2022 Prêmio iBest GE Esportes Venceu [5]


Referências

  1. «Todas as marcas». Somos Globo. Consultado em 10 de março de 2023. Todas as marcas: TV Globo, Globoplay, Globo.com, G1, GE, Gshow, Cartola, Receitas, Giga Gloob, Globo Filmes, GNT, Multishow, SporTV, Globonews, Premiere, Futura, Combate, Viva, Canal Off, Gloob, BIS, Modo Viagem, Gloobinho, Telecine, Canal Brasil, Universal TV, Syfy, Megapix, Studio Universal, Sexy Hot, For Man, Playboy, Venus, Sextreme. 
  2. «Globoesporte.com | Software». TechTudo. Consultado em 1 de setembro de 2022 
  3. «GloboEsporte.com exibirá jogos históricos do futebol brasileiro». Lance. Consultado em 1 de setembro de 2022 
  4. Oliveira, Vinícius Furtado Veloso de (22 de abril de 2021). «Uma análise do Ubuntu Esporte Clube na luta contra o racismo». Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Consultado em 1 de setembro de 2022 
  5. «Prêmio iBest: Resultados categoria Esportes». Consultado em 22 de novembro de 2022 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.