Girotron – Wikipédia, a enciclopédia livre

Diagrama de um girotron.

O girotron é uma válvula termiônica capaz de atuar como uma fonte de radiação de micro-ondas de alta frequência e alta potência[1]. É considerado o primeiro dispositivo gerador de raios de micro-ondas de alta frequência da história.[carece de fontes?] [2] Girotrons são projetados para operações de pulso ou contínuas.

O design do primeiro dispositivo se iniciou em 1963 e foi testado pela primeira vez em setembro de 1964.[3] Foi criado na União Soviética[4].

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Girotrons são usados em várias aplicações que envolvem aquecimento no meio industrial e de alta tecnologia. Por exemplo, girotrons são usados em experimentos de pesquisa de fusão nuclear para aquecer plasmas e para a indústria de manufatura como uma ferramenta de aquecimento rápido no processamento de vidro, compósitos, e cerâmica, assim como no recozimento (solar e semicondutores).

Referências

  1. «What is a Gyrotron?» (em inglês). Bridge12. Consultado em 1 de Outubro de 2016 
  2. http://www-fusion.ciemat.es/InternalReport/IR1084.pdf
  3. Granatstein, Gregory S. Nusinovich ; foreword by Victor; Temkin, Richard (2004). Introduction to the physics of gyrotrons. Baltimore: Johns Hopkins University Press. pp. 215–216. ISBN 0801879213 
  4. National Research Council (U.S.). Panel on High Magnetic Field Research and Facilities (1979). «Defense Technology - High Frequency Radiation». High-Magnetic-Field Research and Facilities. Washington, D.C.: National Academy of Sciences. pp. 50–51. OCLC 13876197 
Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.