Germano de Auxerre – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Germano.
São Germano de Auxerre
Germano de Auxerre
Estátua de S. Germano na Igreja de Saint-Germain-L'Auxerrois em Paris
Nascimento c. 378 (em Auxerre)
Morte c. 448 (em Ravena)
Veneração por Igreja Católica, Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica 31 de julho
Portal dos Santos

Germano de Auxerre (c. 378 – c. 448) foi bispo de Auxerre na Gália. É um santo para a igrejas Católica e Ortodoxa, e seu dia é celebrado em 31 de julho.

Germano nasceu numa família gaulesa eminente, recebeu uma boa educação na Gália e estudou direiro em Roma, onde se casou com Eustáquia. O Imperador Flávio Honório enviou-o de volta a sua terra como prefeito (praefectus, com funções administrativas e/ou militares). Na Gália tornou-se clérigo e foi professor de Patrício, futuro apóstolo da Irlanda. Em 418 foi nomeado bispo de Auxerre.

Num sínodo celebrado na Gália em 429, Germano foi encarregado de viajar à Britânia junto com Lupo, bispo de Troyes, para combater a heresia do pelagianismo. Voltou à Britânia em 444, com o mesmo objetivo. Conta-se que, na segunda expedição, Germano ajudou os britânicos a vencer ataques de pictos e saxões com o grito de guerra "Aleluia". Os relatos sobre esta visita são fontes importantes de informação sobre a Britânia pós-romana.

Para evitar uma incursão punitiva de Flávio Aécio na Armórica (Bretanha), cujos habitantes haviam se rebelado, Germano viajou em 447 a Ravena, então sede imperial, para entrevistar-se com Gala Placídia e seu filho Valentiniano. Germano conseguiu assim obter o perdão aos habitantes da Armórica. Morreu em Ravena em 448.

A principal fonte sobre sua vida é a hagiografia escrita por um aluno seu, Constâncio de Lyon, em 480: " De Vita sancti Germani".

É o santo padroeiro de Auxerre e é venerado em várias localidades na França e Grã-Bretanha. Em sua terra natal, a Abadia de São Germano de Auxerre guarda sua tumba. Em Paris, a Igreja de São Germano de Auxerre, localizada em frente ao Louvre, também é dedicada a ele.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Germanus von Auxerre no Biographisch-Bibliographisches Kirchenlexikon [1] (em alemão)
  • St Germain na Catholic Encyclopedia [2] (em inglês)


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Germano de Auxerre