Geografia da África do Sul – Wikipédia, a enciclopédia livre

Geografia da África do Sul
Geografia da África do Sul
Mapa da África do Sul
Continente Africano
Região África Austral
Área
Posição 24.º maior
Terra 1 221 037 km
Fronteiras
Total 5 800 km
Países vizinhos Essuatíni, Namíbia, Lesoto, Zimbabué, Moçambique e Botsuana
Linha costeira 3 798 km
Altitudes extremas
Ponto mais alto Mafaldi KwaZulu-Natal[3 450 km]

A África do Sul é o país meridional da África, ocupando a maior parte da extremidade sul do continente desde o oceano Atlântico, a oeste, e o oceano Índico, a leste. A paisagem é variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o rio Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karoo e, Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.

O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na província do Cabo Ocidental, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.

A maior cidade é Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Bloemfontein e Pretória, a capital, são outras cidades importantes.

Fronteiras e pontos extremos[editar | editar código-fonte]

A África do Sul tem 5 800 km de fronteira, e 3 797 km de costa.

O país faz fronteira com Botswana (2 840 km de fronteira), Lesoto (909 km), Namíbia (1 855 km), Moçambique (3 491 km), Essuatíni (2 430 km) e Zimbabwe (1 225 km). A África do Sul rodeia por completo o Lesoto e quase por completo a Essuatíni.

Na parte do oceano a África do Sul é banhada pelo oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo oceano Índico na costa oriental. As correntes principais nestes oceanos são a corrente de Benguela (fria) e a corrente das Agulhas (quente). O ponto delimitador oficial dos oceanos Atlântico e Índico é o cabo das Agulhas.

Pontos extremos

Topogrotidao[editar | editar código-fonte]

A África do Sul apresenta um vasto planalto central orlado por cadeias de montanhas (o Karoo a sul, o Drakensberg, a leste) e uma planície costeira estreita.

Pontos extremos

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima na África do Sul, em geral, é semiárido, mas subtropical na costa oriental e clima mediterrânico no extremo sul. O Trópico de Capricórnio atravessa a Província do Limpopo.

Meio ambiente[editar | editar código-fonte]

A África do Sul sofre de alguns problemas, como a falta de rios ou lagos arteriais importantes, que provoca a necessidade de fortes medidas de conservação e controlo; o crescimento do uso de água ameaça suplantar a capacidade de fornecimento; poluição dos rios por efluentes agrícolas e por descargas urbanas; poluição atmosférica causa chuva ácida; erosão do solo; desertificação.

O país faz parte de vários acordos internacionais, como :

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências