Generalíssimo da União Soviética – Wikipédia, a enciclopédia livre

Insígnia proposta para Generalíssimo da União Soviética

Generalíssimo da União Soviética (Russo: Генералиссимус Советского Союза; Generalissimus Sovétskogo Soyuza) foi uma patente militar proposta, criada em 27 de junho de 1945, seguindo a tradição do Exército Imperial Russo. Era para ter sido concedida a Josef Stalin após a II Guerra Mundial; entretanto, Stalin recusou-se a aprovar de forma oficial a patente. Se fosse aprovada, teria sido a mais alta patente militar da União Soviética, acima da patente de Marechal.

História[editar | editar código-fonte]

Esta patente militar foi criada especificamente para Josef Stalin. Todavia, segundo o historiador Robert Service, biógrafo de Stalin, este arrependeu-se de ter se permitido título militar tão ostentatório e pediu a Winston Churchill que continuasse a tratá-lo como marechal[1]. Stalin também rejeitou qualquer forma de distinção entre sua patente e a dos demais marechais soviéticos, continuando a usar a insígnia e a farda dos militares com essa patente[2].

O assunto da patente de Generalíssimo da União Soviética foi levantado novamente após a guerra, quando um esboço de um projeto referente às patentes militares foi apresentado a Stalin. Ao general Andrey Khrulyov, diretor do Departamento-Geral de Logística, coube a tarefa de desenhar a farda do Generalíssimo Soviético para que Stalin a usasse no dia da Parada da Vitória em 9 de maio de 1947. O uniforme foi finalizado e apresentado a Stalin uma semana antes da parada.

Contudo, após examiná-lo, Stalin novamente expressou sua insatisfação, pegou o decreto que criaria a patente de Generalíssimo e declarou: "Eu jamais assinarei este decreto. O Exército Vermelho Soviético possui somente Marechal como sua mais alta patente". Dessa forma, o assunto nunca mais foi trazido à discussão[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Service, Robert (2005). Stalin: A Biography. Cambridge: Harvard University Press. p. 548. ISBN 978-0-674-01697-2.
  2. S. M. Shtemenko. The General Staff in the War Years. Moskva. 1985. Vietnamese version (vol. 2) . pp. 587-588.
  3. S. M. Shtemenko. The General Staff in the War Years. Moskva 1985. Vietnamese version (vol. 2) . pp. 587-588.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]