Genética ecológica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Genética ecológica é o estudo da genética no contexto das interações entre organismos e destes com o meio ambiente. Enquanto a genética molecular estuda a estrutura e função de genes a nível molecular, a genética ecológica (e o campo de estudo relacionado da genética de populações) estuda a evolução fenotípica em populações naturais. A pesquisa nesse campo é focada em características de significância ecológica - ou seja, caracteres relacionados à aptidão, plasticidade fenotípica e norma de reação que afetam a sobrevivência e reprodução (por exemplo, tempo de floração, tolerância a seca, padrão de coloração e razão sexual).

Estudos são realizados frequentemente com insetos e outros organismos com tempo de geração curto, em que a evolução se dá a altas taxas.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Ford E.B. (1964). Ecological Genetics
  • Cain A.J. and W.B. Provine (1992). Genes and ecology in history. In: R.J. Berry, T.J. Crawford and G.M. Hewitt (eds). Genes in Ecology. Blackwell Scientific: Oxford. (Fornece uma boa perspectiva histórica)
  • Conner, J.K. and Hartl, D. L. "A Primer of Ecological Genetics". Sinauer Associates, Inc.; Sunderland, Mass. (2004) Sobre processos e métodos a nível básico e intermédio.
Ícone de esboço Este artigo sobre evolução é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.