Garci Rodríguez de Montalvo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Garci Rodríguez de Montalvo
Nascimento 1450
Medina del Campo
Morte Desconhecido
Região histórica de Castela
Cidadania Espanha
Ocupação escritor, romancista, guerreiro, vereador
Obras destacadas Amadis de Gaula, Las sergas de Esplandián
Religião catolicismo

Garci Rodríguez de Montalvo [1] foi um novelista e escritor espanhol (1440 - 1504).

Adaptou e renovou desde a década de 1480 até por volta de 1495 os três primeiros livros do romance Amadis de Gaula, um texto possivelmente escrito em galaico-português entre os séculos XIII e XIV, durante o reinado de Sancho IV. A versão de Montalvo é a única versão completa da história de Amadis de Gaula hoje conhecida, a qual foi impressa em Zaragoza em 1508.

Ao texto original, hoje considerado perdido ou conservado apenas em fragmentos, Montalvo acrescentou um quarto livro, modificando o final da versão primitiva (na qual Esplandião, filho de Amadis, lutava com ele sem saber quem era, acabando por matá-lo). Além disso, Montalvo escreveu uma continuação, Las sergas de Esplandián (1510), que constitui o quinto livro do ciclo amadisiano, no qual são narrados os feitos do primogênito de Amadis. Descreve também uma mítica ilha, localizada a oeste das Índias, que seria um paraíso chamado de Ilha de Californa. O livro motivou muitos exploradores espanhóis a saírem à procura da tal ilha. Em 1539, Francisco de Ulloa, explorando a costa do Golfo da Califórnia, descobriu que, na verdade, a ilha era uma península. Mesmo assim, este erro cartográfico perdurou em muitos mapas europeus até o século XVIII.

Referências

  1. Em algumas edições antigas dos seus livros, o nome do escritor é citado, incorretamente, como Garci Gutiérrez ou Garci Ordóñez de Montalvo.