Garamantes – Wikipédia, a enciclopédia livre


Garamantes
Mapa do mundo romano ao tempo de Adriano: o reino dos Garamantes estendia-se a sul do que é hoje a Tunísia e Líbia
População total
Regiões com população significativa
Norte da  Líbia
Línguas
Dialeto berbere não-decifrado em tifinagh
Religiões
Religião própria com deidade solar e lunar
Etnia
Berberes
Um mosaico representando a execução de garamantes no Anfiteatro de Léptis Magna.

Os garamantes (possivelmente do berbere "igherman", com o significado de "cidades") foram um povo do deserto do Saara que empregou um elaborado sistema subterrâneo de irrigação, e fundou um próspero reino berbere na região de Fezã, atuais Tunísia e Líbia. Constituíram-se num poder regional entre 500 a.C.e 700 d.C.

A informação documental a seu respeito é escassa. Até mesmo o nome "garamantes" é um título grego que os romanos posteriormente adotaram. A informação disponível provém, principalmente, de fontes gregas e romanas, assim como de escavações arqueológicas na região, embora extensas áreas de ruínas ainda permaneçam por escavar. Uma outra importante fonte de informações tem sido a abundante arte rupestre, muita da qual aborda a vida antes da ascensão do reino.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Naves, Filomena. "Muralhas milenares descobertas no deserto líbio". in Açoriano Oriental, 16 nov 2011, p. 20.
  • Mocellin, Renato; Camargo, Rosiane de (2012), «Garamantes: os mestres do Saara», Perspectiva História. Manual do Professor (PDF), 6 2ª ed. , São Paulo: Editora do Brasil, p. 102, consultado em 15 de maio de 2014 


Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Líbia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.