Garça-azul-grande – Wikipédia, a enciclopédia livre

Garça-azul-grande
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Ardeidae
Gênero: Ardea
Espécies:
A. herodias
Nome binomial
Ardea herodias
Linnaeus, 1758
  Reprodução
  Ano todo
  Inverno
  Presente durante a migração

A garça-azul-grande (Ardea herodias) é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Ardeidae.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede de 91 a 137 cm, seu peso varia de 2,3 a 3;6 kg, possui batidas de asa lentas e fortes e quando perturbada, dá um chamado rude. Alimenta-se de peixes grandes, mas come animais de todos os tipos e tamanhos. Alimenta-se principalmente espreitando a presa, mas também alimenta-se nadando ou mergulhando. Geralmente é vista perto de barcos de pesca e de lagoas de criação de peixes. Pode alimentar-se durante todo o dia e, na costa, seu horário de alimentação depende das marés.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas quatro subespécies:[2]

  • Ardea herodias herodias (Linnaeus, 1758): do sul do Canadá, através do centro e leste dos EUA até o leste do México (até Tabasco). No inverno nas Índias Ocidentais, América Central e noroeste da América do Sul.
  • Ardea herodias fannini (Chapman, 1901): Sudeste do Alasca até Washington (noroeste dos EUA).
  • Ardea herodias cognata (Bangs, 1903): Ilhas Galápagos.
  • Ardea herodias occidentalis (Audubon, 1835): Sul da Flórida e Península de Yucatán, através das Índias Ocidentais até as ilhas ao largo da Venezuela.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Uma garça-azul-gigante transportando material para construir ninho (Illinois, Estados Unidos)

Começa a fazer seus ninhos no fim do inverno e início da primavera, entretanto em áreas de clima tropical pode aninhar em quase todo o ano. Ela aninha-se mais frequentemente em colônias pequenas. Os ninhos são quadrados, ficam em árvores altas com zonas aquáticas de alimentação perto e consistem de plataformas de galhos com 0,5 a 1 m. Põe de 2 a 7 ovos, aumentando do sul para o norte. A incubação dura aproximadamente 28 dias. A mortalidade é alta e apenas 1 ou 2 filhotes chegam a empenar completamente.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Na época de reprodução vive em grande parte da América do Norte com exceção das montanhas altas e desertos,na América Central e em certas ilhas do Caribe e do Pacífico. Fora da época de reprodução vive no litoral e sul da América do Norte, Caribe, litoral do México, América Central, raramente até o Panamá, norte da América do Sul, alcançando até o Brasil.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Vive em uma variedade de ambientes, como pântanos de água doce e salgada, estuários, pradarias, campos agrícolas inundados e pastos, lagos, praias, bancos de areia em rios, pastos de terra seca e lagunas litorais. Gosta de ficar em água rasa e empoleirada em vegetação próxima. Pode alimentar-se tanto na água ou na sua margem.

Referências

  1. BirdLife International (2020). «Ardea herodias». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2020: e.T181500967A181565357. doi:10.2305/IUCN.UK.2020-3.RLTS.T181500967A181565357.enAcessível livremente. Consultado em 11 de novembro de 2021 
  2. «garça-azul-grande (Ardea herodias) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 11 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]