Galeras – Wikipédia, a enciclopédia livre

Galeras
Geografia
País
Localização
Área protegida
Galeras Fauna and Flora Sanctuary (d)
Coordenadas
Altitude
4 276 m
Geologia
Continentes
Cordilheiras
Tipo
Rochas
Observatório
Observatorio Vulcanológico y Sismológico de Pasto (d)
Código GVP
Mapa
Galeras (Urcunina), vista desde Pasto.
Galeras (Urcunina).
Galeras (Urcunina); a mancha vermelha abaixo é a cidade de Pasto.

Galeras (Urcunina) é dos dos 38 vulcões da Colômbia, dos quais 15 estão ativos.[1] Localizado no pico da Cordilheira dos Andes, próximo de Pasto, capital do departamento de Nariño, o vulcão atinge os 4 276 metros de altitude.[1]

O vulcão encontra-se numa interplaca sobre a zona de subducção da placa tectônica de Nazca sob a placa tectônica sul-americana

História de erupções[editar | editar código-fonte]

Foi em 1535 que aconteceu a primeira erupção registrada na história e ao longo dos anos foram se registrando mais..

1766: Uma erupção ocorreu em 1766, e é relatado que a cidade de Pasto, localizada nas encostas do vulcão, foi danificada durante esse evento.

1834: Uma erupção em 1834 causou destruição substancial na região circundante. Essa erupção foi significativa e teve impactos nas comunidades próximas.

1974: A atividade vulcânica aumentou novamente na década de 1970, com várias erupções menores ocorrendo durante esse período.

1993: Uma das erupções mais notáveis ocorreu em 14 de janeiro de 1993. Durante essa erupção, um grupo de cientistas, incluindo vulcanologistas e turistas, estava no cume do vulcão. Infelizmente, essa erupção resultou na perda de várias vidas, incluindo a do renomado vulcanologista Geoffrey Brown.

Desde então, o vulcão Galeras tem continuado a mostrar atividade sísmica e pequenas erupções. As autoridades colombianas têm implementado medidas de monitoramento e alerta para mitigar os riscos associados a esse vulcão ativo. A região ao redor do Galeras é habitada, e a vigilância constante é essencial para a segurança das comunidades locais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre vulcões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências