Gabriel Possenti – Wikipédia, a enciclopédia livre

São Gabriel da Virgem Dolorosa
Gabriel Possenti
São Gabriel da Virgem Dolorosa
Nascimento 1 de março de 1838
Assis
Morte 27 de fevereiro de 1862 (23 anos)
Isola del Gran Sasso
Nome de nascimento Francesco Possenti
Nome religioso Irmão Gabriel das Dores
Progenitores Mãe: Angese Frisciotti
Pai: Sante Possenti
Veneração por Igreja Católica Romana
Beatificação 31 de maio de 1908
Roma
por Papa Pio X
Canonização 13 de maio de 1920
Roma
por Papa Bento XV
Festa litúrgica 27 de fevereiro
Padroeiro Estudantes, jovens, clérigos, seminaristas, Abruzos.
Portal dos Santos

São Gabriel das Dores[1] (também conhecido como São Gabriel da Virgem Dolorosa ou São Gabriel de Nossa Senhora das Dores), (nascido Francesco Possenti 1 de março de 183827 de fevereiro de 1862) viveu no século XIX, na cidade de Isola del Gran Sasso, na região de Abruzzo, Itália. Ele era conhecido por sua grande devoção às dores da virgem mãe de Cristo.

Infância[editar | editar código-fonte]

Francesco Possenti nasceu em 1 de março de 1830 em Assis, Itália, o décimo de treze filhos de Sante Possenti, um advogado que exercia o cargo de prefeito. Sua mãe, Angese Frisciotti, era de nobre descendência, e morreu quando Gabriel tinha apenas quatro anos.[2] Ele era uma criança vivaz e feliz, com uma tendência de ser desobediente e ficar com raiva cada vez que foi repreendido pelo pai.[3] O comandante da guarnição militar de Spoleto ensinou o menino a manejar a pistola e o fuzil. Gabriel era considerado exímio cavaleiro e atirador, a caça sendo seu lazer favorito.

Começou a frequentar o colégio dos jesuítas em Spoleto aos 13 anos. Durante seus anos na escola, ele se mostrou um aluno inteligente e genial, agradando tanto os professores quanto os colegas. Durante esse tempo ele mostrou um amor para as coisas do mundo. Seus biógrafos dizem que ele era elegante, grande dançarino e não perdia uma festa. Ele frequentava o teatro e lia romances, reconhecendo mais tarde quão perigosas essas atividades eram para a sua alma. Com essas estrepolias e vida de playboy desregrada, ninguém acreditou quando ele disse que após completar seus estudos iria tornar-se padre. Na verdade, durante uma grave doença que o acometeu, ele fez a promessa que, se ficasse bom, dedicaria sua vida a Deus. Passada a doença é claro que esqueceu o prometido. Porém, outra vez caiu enfermo e novamente repetiu a promessa. Depois de curado e mais uma vez esquecido o prometido, estava ele assistindo uma procissão que passava com uma grande imagem de Nossa Senhora, quando os olhos da Virgem fitaram-no fixamente e ele ouviu as palavras: "Cumpra sua promessa!". Abalado após o sinal divino ele decidiu cumprir o prometido e, com vinte anos de idade, entrou para o seminário local onde recebeu o nome de irmão Gabriel.

Passionista[editar | editar código-fonte]

Em 1860, após a batalha de Castelfidardo, cerca de vinte mercenários renegados, ligados ao exército de Garibaldi, apareceram na cidade para pilhá-la e aterrorizar os moradores. Irmão Gabriel, com a autorização do reitor do seminário, caminhou desarmado para o centro da cidade para enfrentar os terroristas. Um dos mercenários, que estava prestes a violentar uma jovem, ridicularizou-o por vir sozinho enfrentá-los.

Possenti, numa rápida manobra, tirou o revólver da cintura do mercenário e ordenou que ele soltasse a mulher. Enquanto o homem obedecia ele rendeu outro soldado que se aproximava e apropriou-se de outro revólver. Ao verem o que estava acontecendo, os demais mercenários acorreram em defesa dos companheiros para subjugar o impertinente monge.

Nesse momento, uma pequena lagartixa atravessou a rua entre Possenti e a tropa que se aproximava. Quando por um breve momento o animal parou, Possenti fez pontaria e matou-o com um único tiro certeiro. Apontando agora os dois revólveres para os mercenários, Possenti ordenou que todos largassem suas armas imediatamente. Diante da exibição de pontaria, os soldados obedeceram. Possenti ordenou, também, que eles apagassem todos os focos de incêndio que haviam iniciado e que deixassem a cidade imediatamente.

Após a retirada dos mercenários, o povo agradecido levou Possenti nos braços até o seminário chamando-o de "O salvador de Isola". [carece de fontes?]

Possenti queria ser enviado para as Missões após sua ordenação, entretanto morreu muito jovem, em 1862, aos 23 anos.

São Gabriel da Virgem Dolorosa (pintura no salão paroquial de Fiè allo Sciliar)

Canonização[editar | editar código-fonte]

Foi canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV como São Gabriel Possenti da Madre Dolorosa e, junto com Santo Aloisio, é considerado um dos padroeiros da juventude. Sua festa é comemorada no dia 27 de fevereiro.

É evidente que não foi o episódio acima que levou à canonização de São Gabriel Possenti mas, com seu exemplo, Possenti mostrou que a santidade não é antagônica às demais virtudes humanas como coragem e determinação.

Patrocínio[editar | editar código-fonte]

Por tudo isto, atiradores e armeiros de todo mundo estão em campanha para torná-lo também Padroeiro dos Cidadãos Armados. A campanha é liderada por John Snyder, um ex-seminarista e atirador americano que entregou ao Papa João Paulo II, em 05/03/2001, uma medalha da Sociedade São Gabriel Possenti onde se vê na frente uma imagem do Santo, um revólver e uma salamandra rodeados pelos dizeres: "São Gabriel Possenti protetor dos atiradores". No verso vê-se um alvo estilizado e os dizeres: "Guie nossa mira para acertar no centro. Proteja-nos dos inimigos do amor, da justiça e da liberdade". Em carta datada de 12/03/2001, o Secretário de Estado do Vaticano, Monsenhor Pedro Lopez Quintana escreveu a John Snyder que "o Papa apreciou o presente e os devotados sentimentos que o motivaram".

Em sua carta de encaminhamento da medalha ao Papa, Snyder afirma que "nossa devoção a São Gabriel Possenti é porque seu exemplo nos mostra a conexão íntima e consistente que existe entre o direito à vida, o direito à defesa própria, o direito a posse dos meios de defesa e o direito de armar-se para a defesa própria".

Referências

  1. «Cadê meu Santo». Consultado em 15 de dezembro de 2009. Arquivado do original em 8 de maio de 2010 
  2. «São Gabriel de Nossa Senhora das Dores». Arautos do Evangelho. Consultado em 10 de abril de 2016 
  3. «St. Gabriel of Our Lady of Sorrows». Consultado em 10 de abril de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]