GNOME Foundation – Wikipédia, a enciclopédia livre

GNOME Foundation
upright=!Artigos sem imagens
Criação
Sede social
Direção
Stormy Peters
Karen Sandler (en)
Neil McGovern (d)
Presidente
Nuritzi Sanchez (d) (a partir de )
Receita bruta
291 955 $ ()
Website

A GNOME Foundation é uma organização sem fins lucrativos com sede em Orinda, Califórnia, Estados Unidos, que coordena os esforços no projeto GNOME.

Conselho Administrativo[editar | editar código-fonte]

A Diretoria da Fundação é eleita todos os anos por meio de eleições realizadas pelo Comitê Eleitoral da Fundação GNOME. Em 2016/2017, os membros do Conselho são: Alexandre Franke, Allan Day, Cosimo Cecchi, Jim Hall, Meg Ford, Nuritzi Sanchez e Shaun McCance.

Ex-membros notáveis ​​da diretoria[editar | editar código-fonte]

  • Behdad Esfahbod (2007-2010)
  • Nat Friedman (2001–2003)
  • Jim Gettys (2000–2002)
  • Miguel de Icaza (2000–2002)
  • Raph Levien (2000–2001)
  • Michael Meeks (2001)
  • Federico Mena Quintero (2000–2001, 2004–2005)
  • Havoc Pennington (2000–2001)
  • Stormy Peters (2011-2012)
  • Karen Sandler (2014-2016)
  • Jim Hall (2016-2017)
  • Luis Villa (2002–2006, 2008–2009)
  • Jeff Waugh (2003-2004, 2006-2008)

Filiação[editar | editar código-fonte]

Todos os colaboradores do GNOME podem se inscrever para se tornarem membros da Fundação. Todos os membros são elegíveis para concorrer ao Conselho de Administração, votar nas eleições do Conselho e sugerir referendo para votação.

Conselho Consultivo[editar | editar código-fonte]

Conselho Consultivo da Fundação é um corpo de organizações e empresas que desejam se comunicar e trabalhar em estreita colaboração com o Conselho de Diretores e o projeto GNOME. As organizações podem ingressar no conselho consultivo por uma taxa anual entre US$ 11 500 e US$ 23 000, ou ser convidadas como uma organização sem fins lucrativos.

Em 2021, o Conselho Consultivo era formado pelos seguintes membros:[1]

GNOME Patent Troll Defense Fund[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2019, a Rothschild Patent Imaging (RPI) entrou com um processo contra a GNOME Foundation alegando que Shotwell infringiu sua patente porque "[Shotwell] importa e filtra imagens fotográficas de câmeras, permitindo aos usuários organizar as fotos e compartilhá-las nas redes sociais". A GNOME Foundation chamou as alegações de infundadas e iniciou uma defesa com o objetivo não apenas de defender o Shotwell, mas de invalidar as patentes em questão por completo. Para financiar a defesa, o GNOME lançou o GNOME Patent Troll Defense Fund. Em 23 de outubro de 2019, a Debian Foundation declarou publicamente seu apoio à GNOME Foundation e pediu aos usuários que doassem para o fundo. Em outubro de 2019, a Open Innovation Network anunciou que seus advogados ajudariam a ajudar a Fundação GNOME no processo de descoberta para encontrar a técnica anterior para invalidar as reivindicações de patente. O fundo GNOME Patent Troll Defense recebeu o apoio de mais de 4.000 contribuintes e ultrapassou a meta original de US $ 125.000.

Em 20 de maio de 2020, a GNOME Foundation anunciou a resolução do caso de patente. Os lados concordaram com as seguintes condições:

  • GNOME recebeu uma liberação e um pacto para não ser processado por qualquer patente detida por Rothschild Patent Imaging
  • Tanto a Rothschild Patent Imaging quanto a Leigh Rothschild concedem uma liberação e um pacto de parte material das alegações de violação de qualquer software lançado sob uma licença aprovada da Open Source Initiative e versões subsequentes dela, incluindo para todo o portfólio de patentes do Rothschild

Assim, Rothschild Patent Imaging e Leigh Rothschild mantêm sua patente original, mas a GNOME Foundation e qualquer projeto lançado sob licença aprovada pelo OSI está imune a quaisquer reivindicações de patentes futuras feitas por Rothschild Patent Imaging e Leigh Rothschild.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

A Fundação GNOME trabalha para promover o objetivo do projeto GNOME: criar uma plataforma de computação para uso do público em geral que é composta inteiramente de software livre. Foi fundada em 15 de agosto de 2000 pela Compaq, Eazel, Helix Code, IBM, Red Hat, Sun Microsystems e VA Linux Systems.

Para atingir esse objetivo, a Fundação coordena os lançamentos do GNOME e determina quais projetos fazem parte do GNOME. A Fundação atua como uma voz oficial para o projeto GNOME, fornecendo um meio de comunicação com a imprensa e com organizações comerciais e não comerciais interessadas no software GNOME. A fundação produz materiais educacionais e documentação para ajudar o público a aprender sobre o software GNOME. Além disso, patrocina conferências técnicas relacionadas ao GNOME, como GUADEC, GNOME. Ásia e Boston Summit, representa o GNOME em conferências relevantes patrocinadas por terceiros, ajuda ar padrões técnicos para o projeto e promove o uso e desenvolvimento do software GNOME. A GNOME Foundation trabalha para promover o projeto GNOME: com objetivo de criar uma plataforma de computação para o público em geral que é completamente em software livre. Para alcançar este objetivo, a Fundação coordena lançamentos do GNOME e determina quais projetos são parte do GNOME. A Fundação atua como uma voz oficial do projeto GNOME, proporcionando um meio de comunicação com a imprensa e com organizações comerciais e não comerciais interessadas no software GNOME. A fundação produz material educacional e documentação de ajudar, informação pública sobre o GNOME. Além disso, é responsável pela GNOME-related sobre conferências técnicas, tais como GUADEC e Boston Summit, representam GNOME em conferências realizadas por outros, ajudam a criar normas técnicas para o projeto, e promover o uso e desenvolvimento do software GNOME. [carece de fontes?]

Referências

  1. «GNOME Advisory Board» (em inglês). GNOME. Consultado em 21 de abril de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.