Furacão Jose – Wikipédia, a enciclopédia livre

Furacão Jose
imagem ilustrativa de artigo Furacão Jose
Furacão Jose em sua máxima intensidade em 9 de setembro
História meteorológica
Formação 04 de setembro de 2017
Dissipação 26 de setembro de 2017
Ciclone tropical equivalente categoria 4
1-minuto sustentado (SSHWS)
Ventos mais fortes 250 km/h (155 mph)
Pressão mais baixa 938 hPa (mbar); 27.70 inHg
Efeitos gerais
Fatalidades 1
Danos desconhecido
Áreas afetadas Ilhas de Barlavento, Bahamas, Bermudas, Costa Leste dos Estados Unidos
IBTrACSEditar isso no Wikidata


O Furacão Jose foi um ciclone tropical que estava próximo da região do Médio Atlântico, na costa leste dos Estados Unidos. É a décima tempestade nomeada, o quinto furacão e o terceiro grande furacão da Temporada de furacões no Atlântico de 2017. Em 31 de agosto, uma onda tropical deixou a costa da África Ocidental e se transformou em uma tempestade tropical seis dias depois. Um período de intensificação rápida se deu em 6 de setembro, quando o Furacão Jose atingiu a intensidade de furacão. Em 8 de setembro, atingiu sua intensidade máxima como furacão de Categoria 4.

Inicialmente projetado para impactar as Antilhas já afetadas pelo Furacão Irma, o Furacão Jose trouxe ventos de força de tempestade tropical para a ilha evacuada e catastroficamente destruída de Barbuda antes de mudar de caminho. Este foi a primeira e até agora única vez na história do Atlântico que dois furacões ativos simultaneamente registraram velocidades de vento de pelo menos 150 mph (240 km/h).[1] Em 14 de setembro, o Furacão Jose foi rebaixado para uma tempestade tropical. Um dia depois, o Furacão Jose foi atualizado para um furacão, depois que um avião do Esquadrão de Reconhecimento Meteorológico da Força Aérea dos Estados Unidos voou para dentro e determinou que a velocidade do vento era de 65 nós, acima do mínimo necessário para que fosse considerado um furacão. No entanto, desde 14 de setembro não atingiu o status de grande furacão. Em 19 de setembro, o Furacão Jose foi mais uma vez rebaixado para a categoria de tempestade tropical. Em 22 de setembro, foi redesignado como um ciclone extratropical.

Referências

  1. Levenson, Eric (9 de setembro de 2017). «Hurricane Jose strengthens to 'extremely dangerous' Category 4». CNN. Consultado em 9 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ciclones tropicais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.