Fred MacMurray – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fred MacMurray
Fred MacMurray
Nascimento Frederick Martin MacMurray
30 de agosto de 1908
Kankakee
Morte 5 de novembro de 1991 (83 anos)
Santa Mônica (Estados Unidos)
Sepultamento Holy Cross Cemetery
Cidadania Estados Unidos
Estatura 190 cm
Cônjuge June Haver
Alma mater
  • Carroll University
Ocupação ator de teatro, ator de televisão, ator de cinema, cantor
Prêmios
Causa da morte leucemia, pneumonia

Fredrick Martin MacMurray (Kankakee, 30 de agosto de 1908Santa Mônica, 5 de novembro de 1991), mais conhecido como Fred MacMurray, foi um ator estadunidense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fred MacMurray nasceu em Kankakee, Illinois, filho de Maleta (nome de solteira: Martin) e Frederick MacMurray, ambos nativos de Wisconsin.[1] Sua tia era uma artista e atriz de vaudeville, Fay Holderness. Antes de MacMurray completar dois anos de idade, sua família mudou-se para Madison (Wisconsin), onde seu pai trabalhou como professor de música.[1] A família então se mudou dentro do estado para Beaver Dam, onde sua mãe nasceu em 1880.[2]

A sepultura de Fred MacMurray e June Haver.

MacMurray, como vocalista de destaque, gravou em 1930 com a Orquestra de Gus Arnheim em "Tudo o que eu quero é apenas uma garota" no selo Victor.

Antes de ir para Hollywood tentar a carreira como ator ele foi músico e tocava saxofone em uma orquestra. Começou no cinema fazendo comédias românticas mas depois participou de grandes clássicos dramáticos como "Pacto de Sangue" de Billy Wilder em 1944.

Nos anos 60 ficou popular com a série de televisão "A Escuna do Diabo", que ficou durante 12 anos no ar, e um de seus filmes mais famosos é também dessa época, " Se Meu Apartamento Falasse", ao lado de Jack Lemmon e Shirley McLaine.

Era casado com a atriz June Haver com quem teve uma filha. Sepultado no Holy Cross Cemetery.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b "Thirteenth Census of the United States, 1910", Madison, Dane County, Wisconsin; página de enumeração datada de 18 de abril de 1910. Escritório do Censo, Departamento de Comércio e Trabalho dos Estados Unidos, Washington, DC Imagem digital da página de enumeração original disponível no FamilySearch, um banco de dados genealógico on-line gratuito fornecido como serviço público de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Salt Lake City, Utah. Recuperado em 2 de junho de 2017.
  2. «MacMurray Family Lived in Gladstone, Fred's Folks Friends of Mrs. S. Goldstein». The Escanaba Daily Press. 26 de setembro de 1935. p. 7. Consultado em 19 de dezembro de 2014 – via Newspapers.com  publicação de acesso livre - leitura gratuita
  3. Fred MacMurray (em inglês) no Find a Grave