Francisco de Paula Freire de Andrade – Wikipédia, a enciclopédia livre

Francisco de Paula Freire de Andrade
Nascimento 1752
Rio de Janeiro
Morte 29 de março de 1808
Cidadania Brasil
Ocupação militar

Francisco de Paula Freire de Andrade (Rio de Janeiro, 1752Luanda, 29 de março de 1808) foi um militar brasileiro, participante da Inconfidência Mineira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho natural de José António Freire de Andrade, 2.º conde de Bobadela, com Maria do Bom Sucesso Correia de Sá (n. c. 1729), seguiu como seus antepassados a carreira militar.

Foi tenente coronel dos dragões do regimento de Minas Gerais em 1789. Apesar do posto militar, patrocinou muito a conspiração republicana de Tiradentes chamada Inconfidência Mineira, e não só entrou nela, como franqueava a casa para ali se reunirem os conjurados. Quando se descobriu a conspiração, foi preso, mas escapou à morte, talvez por pertencer à nobre família dos Freires de Andrade. Seu castigo foi o desterro para Pedras d'Angola, Moçambique, para onde partiu em 1792.

Apesar do seu grande desejo de voltar à pátria, só obteve licença em 1808, depois que a família real partiu para o Rio. Mas o destino não o deixou realizar o desejo pois morreu em 13 de dezembro de 1808 em Luanda.

Casou-se com Isabel Carolina de Oliveira Maciel, filha do capitão-mor José Alves Maciel e neta do coronel Maximiano de Oliveira Leite. Foi pai do barão de Itabira e da primeira baronesa do Bonfim.[1][2]

Referências

  1. «b Gomes Freire de Andrade - Barão de Itabira». www.genealogiafreire.com.br. Consultado em 6 de agosto de 2021 
  2. Souza, José Araújo de (2018). A conquista do Cuieté. Vitória (ES): Editora Cousa. p. 354