Francisco Xavier Machado – Wikipédia, a enciclopédia livre

Francisco Xavier Machado
Cidadania Portugal

Francisco Xavier Machado (século XVIII) foi um militar português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com a criação da Capitania Geral dos Açores, chegou em 1766 ao arquipélago com o primeiro capitão-general, D. Antão de Almada, 12.º conde de Avranches, conforme o Decreto abaixo:

"Hey por bem fazer merce a Francisco Xavier Machado, Ajudante de Infantaria com o exercicio de Engenheiro de o nomear para Capitão de Infantaria com o mesmo exercicio, para me servir nas Ilhas dos Açores, passando a ellas na companhia do Governador, e Capitão General, que fuy servido nomear para as mesmas, e observando em tudo as suas Ordens. O Conselho de Guerra o tenha assim entendido, e lhe mande passar os despachos necessários. Palácio de Nossa Senhora da Ajuda a 26 de agosto de 1766 // com a Rubrica de Sua Magestade //"[1]

Obra[editar | editar código-fonte]

Deixou-nos um relatório denominado "Revista dos fortes e redutos da Ilha Terceira", datado de 1772, ilustrado por um conjunto de 35 plantas, aguareladas, enviado ao Reino para o Marquês de Pombal.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Decreto de 26 de agosto de 1766, nomeando o Capitão de Infantaria com exercício de Engenheiro, João António Júdice, Sargento-mor de Infantaria, para servir nos Açores", in O Códice 529 - Açores do Arquivo Histórico Ultramarino: a Capitania-geral dos Açores durante o Consulado Pombalino (Coleção Fontes para a História dos Açores), Ponta Delgada (Açores), Secretaria Regional de Educação e Cultura; Direção Regional dos Assuntos Culturais, 1988. 248p., pp. 164.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MACHADO, Francisco Xavier. Revista dos fortes e redutos da Ilha Terceira - 1772. Angra do Heroísmo (Açores): Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais; Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo, 1983. il.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]