Frances Teague – Wikipédia, a enciclopédia livre

Frances Teague
Frances Teague
Frances Teague no Photoplay magazine, 1925
Nascimento 12 de abril de 1905
Oakland, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos estadunidense
Morte 29 de julho de 1969 (64 anos)
San Pedro (Los Angeles), Califórnia, Estados Unidos
Ocupação Atriz
Atividade 1924-1927
Cônjuge Charles L. Tilley (1931-?)

Frances Teague (12 de abril de 1905 - 29 de julho de 1969) foi uma atriz de cinema estadunidense da era do cinema mudo que atuou em 6 filmes entre 1924 e 1927,[1] abandonando a carreira cinematográfica sem motivo aparente.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Teague nasceu em Oakland, Califórnia [2][3], em 12 de abril de 1905, filha de Walter E. e Margaret Teague. O bisavô de Francês, William Teague, montou as equipes para a antiga Central Pacific Railroad, o elo final da ferrovia transcontinental. Seu avô, John Francis Teague, foi o primeiro maquinista e engenheiro da C. P. Hintigton Locomotive nº 1. Seu pai foi o gerente do departamento operacional da Southern Pacific Company.[4]

Frances teve teatro e dança como ambições de infância, e fez seis anos de aula de dança, além de estudar arte dramática na escola de Miss Hamlin, em São Francisco.

As notícias de jornais sobre o início da carreira de Francês no cinema são contraditórias. Uma das informações envolve o diretor Eric von Stroheim, quando esse esteve em São Francisco e usou a Southern Pacific para algumas locações. Quando o diretor fez uma visita ao escritório de Walter Teague, no Southern Pacific, ele vira a foto de Frances na mesa do pai e pedira para fazer alguns testes. Ele chegara a lhe prometer uma parte de uma produção futura, mas a oferta nunca se materializou.

A outra informação refere que Frances foi descoberta logo após sua chegada em Hollywood. Quando ela se formou na escola de Miss Hamlin, Frances e seus pais mudaram-se para Los Angeles, e a informação sugere que a família se mudou para permitir que a Frances alcançasse suas ambições de atuação.

Posteriormente a filha de Frances, Patricia (Pat) Hillsinger (1932-2016), no entanto, diz que a razão pela qual a família se mudou foi o pedido de um funcionário da ferrovia em Los Angeles, que convidou Walter Teague para trabalhar em Los Angeles. Além disso, o irmão mais velho de Frances, Earle, depois de frequentar a escola de agricultura, estava trabalhando na indústria da agricultura na área de Los Angeles.

Depois de um tempo em Hollywood, Frances assinou contrato com a Fox Studios. Reportagens da imprensa na época afirmaram que John Ford a contratara para o papel feminino principal em The Iron Horse (1924), cuja história é centrada na construção da ferrovia transcontinental. Madge Bellamy, no entanto, fez o papel principal ao lado de George O'Brien. Frances apareceu como Polka Dot, a dançarina.

Frances depois teve pequenos papéis em filmes de Ford como Hearts of Oak (1924) e Her Husband’s Secret (1925). Frances, juntamente com Natalie Kingston, Lloyd Hamilton e Monte Blue, quando retornaram a Oakland em março de 1926 e foram homenageados pelo prefeito John L. Davis.

Em Wild Justice (1925), Frances interpreta Polly Ann Hadley. O tio de Polly Anné assassinado, e o assassino assume sua cabana e seu cão, Arno (Peter the Great). Quando Polly Ann vem visitor o tio, o bandido tenta atacá-la e ela é defendida por Arno, até que o doutor (George Sherwood) chega na cena e a resgata.

Em seguida, Frances Teague se retirou das telas, e seu filme final foi o seriadoThe Trail of the Tiger, apresentado pela Universal entre 1927 e 1928. Ela certamente não deixou Hollywood. Depois que se instalaram na cidade, Teague construiu uma casa em Hollywood Hills, no 2760 Hollyridge Drive.

Vida pessoal e morte[editar | editar código-fonte]

Em abril de 1931, Frances casou com Charles L. Tilley, o gerente da Outer Harbor Dock and Wharf Company, em San Pedro. Sua filha, Patricia Ann, nasceu em janeiro de 1932 (faleceu em 2016), e o filho Walter em 1935.

Ao longo do tempo, o casal construiu uma casa em proximidades Palo Verdes e Frances fez diversas outras atividades, tais como trabalhos para a Cruz Vermelha e supervisão de um grupo que fez meias para homens do Exército e da Marinha. Ela era ativa na assistência da League de Long Beach durante anos. Após a guerra, ela dedicou-se a um grande número de instituições de caridade e permaneceu ativa socialmente.

Na década de 1960, Frances foi operada de câncer, e morreu em 29 de julho de 1969, aos 64 anos de idade.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

  • The Iron Horse (no Brasil, O Cavalo de Ferro, 1924, como Polka Dot, não creditada)
  • Hearts of Oak (1924)
  • Her Husband's Secret (1925)
  • Wild Justice (no Brasil, Justiça Selvagem, 1925)
  • The Last Edition (no Brasil, A Última Edição, 1925)
  • The Trail of the Tiger (seriado, no Brasil, Pegadas do Tigre, 1927)

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Frances Teague no IMDB
  2. The Intrigue of Frances Teague
  3. O IMDB refere sua cidade natal como São Francisco, na Califórnia.
  4. The Evening Independent, 29 de setembro de 1924.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]