Fran Allison – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fran Allison
Fran Allison
Allison em 1953
Nome completo Frances Hellen Allison
Nascimento 20 de Novembro de 1907
La Porte City. Iowa, EUA
Morte 13 de Junho de 1989 (81 Anos)
Sherman Oaks, Califórnia, EUA

Frances Helen Allison (20 de novembro de 1907 - 13 de junho de 1989) foi uma comediante, personalidade e cantora americana de televisão e rádio. Ela é mais conhecida por seu papel principal na semana NBC -TV fantoche show de Kukla, Fran e Ollie , que decorreu entre 1947-57, ocasionalmente voltando para o ar até meados dos anos 1980. O trio também sediou o Festival de Cinema Infantil CBS , a introdução de filmes infantis internacionais, de 1967-77.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Frances Helen Allison nasceu de Jesse Louis (1871 a 1941) Allison e Anna M "Nan" (née Halpin; 1876 a 1957) Allison em La Porte City, Iowa , onde seu pai trabalhou como balconista em uma mercearia até seu derrame em 1913. Eles foram morar com os avós paternos, David Allison, veterano de guerra civil, e Susan, com Booth Allison. A casa deles ainda fica na Sycamore Street, em LaPorte City, IA.

Ela se formou em 1927 no Coe College , onde era membro da Alpha Gamma Delta .  Ela foi professora da quarta série por quatro anos em Schleswig e Pocahontas, Iowa,  antes de iniciar sua carreira de radiodifusora na WMT  em Cedar Rapids, Iowa . (Outra fonte descreve a WMT como " estação de rádio Waterloo WMT".)  Em 1934, Allison estava entre "14 vencedores seccionais no concurso de rádio do Hollywood Hotel ".

Rádio[editar | editar código-fonte]

Allison como tia Fanny

Ela se mudou para Chicago, Illinois em 1937, onde foi contratada como cantora e personalidade na Rádio NBC .  Um artigo de jornal de 26 de julho de 1937 relatou: "Fran Allison, cantora do WMT, Waterloo, Ia., Faz sua estréia na rede na matinê do clube WJZ-NBC em 3".

Beginning in 1937, she was a regular performer on The Breakfast Club,[1] a popular Chicago (and NBC) radio show, and was a fixture for 25 years as "Aunt Fanny", a gossipy small-town spinster.[2] Her Aunt Fanny character also appeared on the ABC-TV series, Ozark Jubilee, during the late 1950s. While in Chicago, she was also heard on Those Websters.[3]

Kukla, Fran e Ollie[editar | editar código-fonte]

Em 1947, o diretor de WBKB-TV em Chicago pediu Burr Tillstrom se ele poderia montar um show de marionetes para as crianças, e ele perguntou Allison,  com quem se encontrou durante a II Guerra Mundial ligação de guerra turnê, para participar do show .  Ela era a única humana a aparecer na série ao vivo, desempenhando o papel de irmã mais velha e voz alegre da razão, enquanto os bonecos, conhecidos como os jogadores kuklapolitanos, se envolviam.

Outro trabalho de televisão[editar | editar código-fonte]

Sua carreira na televisão continuou após a série inicial de Kukla, Fran e Ollie : no final da década de 1950, ela organizou o The Fran Allison Show, um painel de programa de TV em Chicago; e apareceu em especiais musicais da televisão, incluindo Many Moons (1954), Pinóquio com Mickey Rooney (1957),  Damn Yankees (1967) e Miss Pickerell (1972).

Ela tinha seu próprio programa, The Fran Allison Show, na WGN-TV (1958-1960).  Nos anos 80, ela apresentou o Prime Time , um programa para idosos, na KHJ-TV em Los Angeles.

Gravações[editar | editar código-fonte]

Allison fez registros para a gravadora RCA Victor . Ela teve dois hits pop menores. Em 1950, sua gravação de " Peter Cottontail " chegou ao 26º lugar na Páscoa de 1950. No ano seguinte, sua gravação de " Too Young " alcançou a posição 20. Nas duas gravações, ela é apoiada por Jack Fascinato , que era o líder da orquestra de Kukla, Fran e Ollie.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Em 1950, Allison recebeu o Emmy como a Personalidade Kinescoped mais destacada .  Em 1959, ela ganhou dois prêmios Emmy de Chicago.  Em 2002, ela foi homenageada pelo Silver Circle do Capítulo Chicago / Centro-Oeste da Academia Nacional de Artes e Ciências da Televisão .

Em 1967, a Universidade Wesleyan de Iowa concedeu a ela um doutorado honorário em letras.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Allison foi casada com a editora de música Archie Levington.  Em seu tempo livre, ela dedicou seus esforços à promoção da saúde mental. Um repórter [ qual? ] escreveu: "Para a saúde mental, ela viajará para qualquer lugar, a qualquer hora".

Morte[editar | editar código-fonte]

Mais tarde, Allison viveu em Van Nuys, Califórnia . Ela morreu em 13 de junho de 1989, aos 81 anos,  de mielodisplasia em Sherman Oaks, Califórnia ,  e foi enterrada no cemitério Mount Calvary, em Cedar Rapids, Iowa . Ela deixou um irmão, saxofonista, Lynn.

Legado[editar | editar código-fonte]

Por contribuições à indústria da televisão, Allison foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, no 6763 Hollywood Boulevard .  Ela foi introduzida no Círculo de Prata da Academia de Televisão de Chicago em 2002.

Ela apareceu com os bonecos Kukla e Ollie em um selo comemorativo de 44 ¢ EUA na série "Early TV Memories", emitida em 11 de agosto de 2009.

Referências

  1. «Fran Allison». The Des Moines Register 
  2. «Fran Allison». The Golden Age of Radio. Temporada 3. Episódio 2. Broadcast Plaza, Inc.. WTIC Hartford, Conn. 
  3. «Here Is Story of Fran Allison in Wonderland». Chicago Tribune 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]