Fospropofol – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fospropofol
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC dissódico [2,6-di(propan-2-il)fenoxi]metil fosfato[1]
Identificadores
Número CAS 258516-89-1
PubChem 3038498
SMILES
Propriedades
Fórmula química C13H21O5P
Massa molar 288.25 g mol-1
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Fospropofol é um fármaco utilizado pela medicina como hipnótico. Toda uma linha de derivados hidrossolúveis do indutor anestésico propofol foram desenvolvidas, das quais o fospropofol foi considerada a mais promissora para o desenvolvimento clínico. Veiculado em solução lipídica é metabolizado pelo fígado. Esse fato significa que os níveis sanguíneos de propofol depois da administração de fospropofol são mais baixos que os de uma dose equipotente de propofol, sendo que os efeitos clínicos são mais sustentados. Deve ser administrado em infusão contínua. Frequentemente, o fospropofol é administrado conjuntamente com um opioide, como o fentanil.

Possui efeitos de depressão sobre o miocárdio e no sistema respiratório que são dependentes, da dose assim sendo, a dose deve ser titulada lentamente até que o paciente perca o reflexo palpebral (o que acontece antes da perda da consciência). A titulação deve ser iniciada com uma dose de indução da inconsciência e depois passa a fase de manutenção em bolos.

Contraindicações[editar | editar código-fonte]

É contra indicado em pessoas com cirrose por ser metabolizada no fígado, é contraindicação absoluta em neonatos, sob risco de causar acidose lática, sua utilização se torna segura a partir de 1 ano de idade. Pode diminuir a resistência vascular periférica e a pressão arterial sistólica.

Referências

  1. «Fospropofol disodium». PubChem Compound. Bethesda, Maryland: U.S. National Library of Medicine. Consultado em 9 de fevereiro de 2017 


Ícone de esboço Este artigo sobre farmácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.