Filipina Henriqueta de Hohenlohe-Langemburgo – Wikipédia, a enciclopédia livre

Filipina Henriqueta
Condessa de Hohenlohe-Langemburgo
Filipina Henriqueta de Hohenlohe-Langemburgo
Condessa de Nassau-Saarbrücken
Reinado 25 de abril de 1699
a 14 de fevereiro de 1713
Antecessor(a) Leonor Clara de Hohenlohe-Neuenstein
Sucessor(a) Cristiana Carlota de Nassau-Ottweiler
 
Nascimento 15 de novembro de 1679
  Langemburgo, Bade-Vurtemberga, Alemanha
Morte 14 de janeiro de 1751 (71 anos)
  Bergzabern, Renânia-Palatinado, Alemanha
Sepultado em Bergzabern, Renânia-Palatinado, Alemanha
Cônjuge Luís Crato de Nassau-Saarbrücken
Descendência Carolina, Condessa de Nassau-Saarbrücken
Luísa Henriqueta, Princesa de Stolberg-Gedern
Leonor, Princesa de Hohenlohe-Langemburgo
Casa Hohenlohe-Langemburgo (por nascimento)
Nassau (por casamento)
Pai Henrique Frederico de Hohenlohe-Langemburgo
Mãe Juliana Doroteia de Castell-Remlingen

Filipina Henriqueta de Hohenlohe-Langemburgo (em alemão: Philippine Henriette; Langemburgo, 15 de novembro de 1679Bergzabern, 14 de janeiro de 1751)[1] foi uma condessa de Hohenlohe-Langemburgo por nascimento e condessa de Nassau-Saarbrücken pelo seu casamento com Luís Crato de Nassau-Saarbrücken.

Família[editar | editar código-fonte]

Filipina Henriqueta foi a nona filha e décima quinta criança nascida do conde Henrique Frederico de Hohenlohe-Langemburgo e de sua segunda esposa, a condessa Juliana Doroteia de Castell-Remlingen. Seus avós paternos eram o conde Filipe Ernesto de Hohenlohe-Langemburgo e a condessa Ana Maria de Solms-Sonnenwalde. Seus avós maternos eram o conde Wolfgang Jorge I de Castell-Remlingen e a condessa Juliana Sofia de Hohenlohe-Langemburgo.

Ela teve quinze irmãos por parte de mãe e pai. Alguns deles eram: o conde Alberto Wolfgang de Hohenlohe-Langemburgo, casado com Sofia Amália de Nassau-Saarbrücken, irmã do marido de Filipina; Cristiana Maria, freira na Abadia de Gandersheim; Joana Sofia, esposa do conde Frederico Cristiano de Schaumburgo-Lippe, etc.

Além disso, teve dois meio-irmãos e duas meia-irmãs pelo primeiro casamento de seu pai com Leonor Madalena de Hohenlohe-Weikersheim, que eram: Sofia Maria, Filipe Alberto, Maria Madalena e Ernesto Ebardo Frederico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos dezenove anos, casou-se com o conde Luís Crato, de trinta e seis, em 25 de abril de 1699, em Saarbrücken. Ele era filho de Gustavo Adolfo de Nassau-Saarbrücken e de Leonor Clara de Hohenlohe-Neuenstein.

Eles tiveram três filhas. O conde morreu em 14 de fevereiro de 1713, aos 49 anos, após quase quatorze anos de casamento.

Filipina Henriqueta faleceu aos 71 anos de idade, em 14 de janeiro de 1751, na cidade de Bergzabern, no atual estado alemão da Renânia-Palatinado, quase 38 anos após ficar viúva. Foi enterrada em uma igreja na mesma cidade.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  • Carolina de Nassau-Saarbrücken (12 de agosto de 1704 - 25 de março de 1774), esposa de Cristiano III do Palatinado-Zweibrücken, com quem teve quatro filhos;
  • Luísa Henriqueta de Nassau-Saarbrücken (6 de dezembro de 1705 - 28 de outubro de 1766), esposa do príncipe Frederico Carlos de Estolberga-Gedern, com quem teve dois filhos;
  • Leonor de Nassau-Saarbrücken (1 de julho de 1707 - 15 de outubro de 1769), esposa do príncipe Luís de Hohenlohe-Langemburgo, com quem teve treze filhos.

Referências

  1. «The Peerage». www.thepeerage.com