Ferdinand Mannlicher – Wikipédia, a enciclopédia livre

Ferdinand Mannlicher
Ferdinand Mannlicher
Nascimento 30 de janeiro de 1848
Mainz (Confederação Germânica)
Morte 20 de janeiro de 1904 (55 anos)
Viena (Áustria-Hungria)
Sepultamento Hinterbrühl
Cidadania Áustria-Hungria
Cônjuge Cäcilie von Mannlicher
Filho(a)(s) Cäcilie Rostock-Mannlicher
Alma mater
Ocupação inventor, político, engenheiro de combate, engenheiro
Prêmios

Ferdinand Ritter von Mannlicher (Mainz, 30 de janeiro de 1848Viena, 20 de janeiro de 1904) foi um engenheiro e projectista de armas de fogo, autor de importantes desenvolvimentos na concepção de carabinas e espingardas de guerra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com James Paris Lee, Mannlicher notabilizou-se pela invenção do sistema de clip central em bloco (en-bloc clip). Mais tarde, enquanto procurava melhorar os protótipos de carregadores rotativos de outros inventores, Mannlicher, em conjunto com o seu discípulo e protegido Otto Schönauer, patenteou um carregador rotativo, implementado no Mannlicher-Schönauer, que seria um sucesso comercial e militar.

Em 1887 Mannlicher foi condecorado com a cruz de terceira classe da Ordem da Coroa de Ferro (Orden der Eisern Krone). Em 1892 recebeu o título austríaco de Ritter von (traduzível por: 'cavaleiro de') devido ao enobrecimento que resultou da recepção da cruz da Ordem da Cruz de Ferro. Em 1899 foi nomeado para um lugar vitalício na Câmara dos Pares do Parlamento Austríaco (a Österreichisches Herrenhaus).

Patentes[editar | editar código-fonte]

Notas

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.