Fearless (álbum de Taylor Swift) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para a regravação de 2021, veja Fearless (Taylor's Version).
Fearless
Fearless (álbum de Taylor Swift)
Álbum de estúdio de Taylor Swift
Lançamento 11 de novembro de 2008 (2008-11-11)
Gravação 2007–08
Gênero(s) Country pop
Duração 53:47
Formato(s) CD  · download digital  · streaming
Gravadora(s) Big Machine
Produção Scott Borchetta (executivo)  · Nathan Chapman  · Swift
Cronologia de Taylor Swift
Beautiful Eyes
(2008)
Speak Now
(2010)
Singles de Fearless
  1. "Love Story"
    Lançamento: 12 de setembro de 2008 (2008-09-12)
  2. "White Horse"
    Lançamento: 18 de setembro de 2008 (2008-09-18)
  3. "You Belong with Me"
    Lançamento: 21 de abril de 2009 (2009-04-21)
  4. "Fifteen"
    Lançamento: 1 de setembro de 2009 (2009-09-01)
  5. "Fearless"
    Lançamento: 4 de janeiro de 2010 (2010-01-04)

Fearless é o segundo álbum de estúdio da artista musical estadunidense Taylor Swift. O seu lançamento ocorreu em 11 de novembro de 2008, através da Big Machine Records. Produzido ao longo de 2007 e 2008, o disco incorpora elementos da música country que também estiveram presentes em seu antecessor, Taylor Swift (2006), trazendo ainda uma sonoridade misturada à da música pop em sua essência. Todas as canções inclusas nas duas versões do álbum (Padrão e Platina) foram escritas pela própria Swift em parceria com autores como Liz Rose e a também cantora e compositora estadunidense Colbie Caillat, sendo oito delas criadas sem a parceria de outros escritores. Parte do material compilado para o álbum foi extraído de um arquivo de mais de 250 composições pertencentes à cantora, enquanto a outra parte foi desenvolvida durante as viagens da artista pelos Estados Unidos como parte da promoção de seu álbum de estreia. As letras evocam temas como o amor adolescente, a rejeição e a autocapacitação, aliadas a cenários referentes a contos de fadas.

Assim que chegou às lojas, Fearless experimentou um sucesso crítico e comercial instantâneo. Em sua primeira semana de vendas teve exatas 592 304 cópias distribuídas ao redor dos Estados Unidos, estreando na primeira posição da Billboard 200 e da tabela de álbuns country e registrando a maior semana de vendas para uma cantora no ano de 2008. Foi também muito bem avaliado pela crítica, obtendo uma média de 73 pontos em 100 de aprovação no agregador de resenhas online Metacritic, baseados em 14 resenhas recolhidas. Na lista de fim de ano divulgada pela Billboard em 2009, foi apontado como o álbum mais vendido do ano no país de origem da cantora, superando a marca de 3 milhões e 200 mil unidades vendidas até então, tornando Swift a artista mais jovem da história a conseguir atingir tal feito. Até dezembro de 2015, havia vendido mais de 7 milhões de cópias em território estadunidense, marcando assim sua entrada na lista dos álbuns mais vendidos dos últimos anos. No mercado internacional, foi certificado em um grande número de países e regiões por suas vendas, atingindo um total de mais de 12 milhões de cópias distribuídas ao redor do globo.

O lançamento de Fearless foi precedido pela divulgação do single "Love Story", que representou uma nova etapa na carreira de Swift devido a seu grande sucesso comercial ao redor do mundo. Ao fazer entradas entre as dez primeiras posições das tabelas musicais de países como os Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Canadá e Austrália, "Love Story" fez com que sua intérprete passasse a ser mundialmente reconhecida, conquistando inúmeros prêmios e atingindo um grande número de vendas. Os singles seguintes obtiveram sucesso inferior e alguns casos, semelhante. "White Horse", segundo compacto liberado para promover o disco, falhou ao tentar repetir o sucesso de seu antecessor, tendo como posição de maior destaque o 13º lugar da tabela americana Billboard Hot 100. Seu sucessor, "You Belong with Me", foi mais um grande sucesso da carreira de Swift, chegando a atingir o 2º posto do Hot 100, apesar de não ter superado o anterior em vendas e posições nas paradas. As duas canções liberadas como quarto e quinto singles, "Fifteen" e "Fearless", também obtiveram um desempenho regular como o de "White Horse", destacando-se apenas no país de origem de sua intérprete.

O reconhecimento pelo trabalho feito no disco foi feito também através de diversas premiações as quais as músicas, o álbum em si e sua intérprete foram nomeados. No ano de 2010, Swift recebeu um total de 8 indicações para o 52º Prêmios Grammy, vencendo 4 delas: as de "Álbum do Ano" e "Melhor Álbum Country" por Fearless e as de "Melhor Canção de Country" e "Melhor Performance Vocal Country" por "White Horse". Além destes, o disco recebeu outros inúmeros prêmios e nomeações, o que tornou-o o disco mais premiado da história de seu gênero musical. Para promover Fearless, a cantora embarcou em sua primeira turnê musical, a Fearless Tour, que durou pouco mais de um ano. Nesse período, ela visitou diversas cidades da América do Norte e passou por países como o Reino Unido, Japão e Austrália. Na lista de faixas do evento foram inclusas quase todas as canções contidas em Fearless, além de algumas faixas do álbum de estreia da artista. A turnê foi documentada em vídeo e divulgada ao público através do especial televisivo Journey to Fearless, que mais tarde foi transformado em um DVD e lançado em várias regiões do planeta. Uma edição regravada do álbum, Fearless (Taylor's Version), foi lançada em 9 de abril de 2021.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Sheryl Crow (esquerda) e Brad Paisley (direita) serviram de inspiração para Swift durante o processo de composição das faixas de Fearless.

Swift começou a compor letras de canções aos onze anos de idade, logo após uma viagem mal sucedida a Nashville na qual ela e sua mãe foram em busca de um contrato com uma grande gravadora.[1] Três anos depois, ao fazer uma nova tentativa, a cantora finalmente conseguiu assinar com um grande selo, sendo este a Sony/ATV Music Publishing, que na época ficou responsável pela publicação de suas composições.[2] No ano seguinte, um novo contrato foi assinado, desta vez com a Big Machine Records, que seria responsável pelo lançamento e divulgação do álbum de estreia da artista. Quando assinou com a empresa, Swift já havia escrito mais de 250 canções, algumas delas sozinha e outras em parceria com compositores e produtores musicais como Liz Rose e Robert Ellis Orrall.[3] Ao dar início à compilação de material para seu primeiro álbum de estúdio, a artista utilizou algumas canções que havia arquivado ao longo desse período, optando por manter as demais guardadas para, segundo ela, utilizar na produção de um segundo e terceiro discos. Sobre essa decisão, comentou: "Eu tenho sido bem egoísta com minhas canções. Eu tinha o sonho do lançamento desse projeto [Taylor Swift] por tantos anos que eu tive que estocá-las. E eu fico muito feliz com isso, porque agora temos um segundo álbum cheio de faixas e um terceiro também. E eu não tive de mexer um dedo".[4]

Em 2007, no período em que abriu turnês de artistas como George Strait e Brad Paisley pelos Estados Unidos, Swift deu início à composição de novas faixas, no intuito de montar seu segundo disco de inéditas, que na época já tinha um título definido: Fearless.[3] "Eu escrevi muitas delas sozinha, especialmente quando eu estive na estrada. Eu adoro escrever em turnês — geralmente faço no local do concerto. Procuro um lugar quieto em alguma sala, como o vestiário, por exemplo", comentou.[5] Durante o período de escrita, ela influenciou-se pelo estilo de Sheryl Crow e de Paisley, citando o jeito sincero e verdadeiro de contar histórias de Crow e a natureza tocante e engraçada de Brad.[3] A artista procurou manter o amor como elemento temático nuclear do álbum. Ela não queria alienar seus admiradores com músicas sobre a vida na estrada, uma vez que afirmou nunca ter tido afinidade quando mais jovem. "Eu sempre tento escrever mais sobre o que eu sinto em relação aos garotos e o amor porque é isso que me fascina mais que qualquer coisa — o amor e o que ele faz conosco, como nós tratamos e somos tratados pelas pessoas. Eu associo cada canção no disco ao amor", disse.[6] Embora tenha revelado que não beijava rapazes há dois anos, Swift afirmou que a inspiração amorosa não estava "seca" no produto, uma vez que já tinha passado por términos de relacionamento. Adicionando que não era difícil para si abordar este assunto e "colocar toda a sua emoção", a compositora explicou que não é necessário recorrer ao beijo para se demonstrar carinho e para sentir decepção, frustração e/ou coração partido.[7]

Durante uma entrevista concedida à UnRated Magazine em julho do mesmo ano, a cantora revelou que havia escrito cerca de 75 canções inéditas para a concepção da obra.[3] No entanto, também foram incluídas composições anteriormente criadas; Taylor achava que havia histórias que não tinha tido oportunidade de contar em Taylor Swift, decidindo inclui-las em Fearless.[8] Pouco tempo depois, essas composições foram somadas a mais algumas faixas inéditas, estas escritas em parceria com Rose, John Rich e com a também cantora e compositora estadunidense Colbie Caillat.[8][9] As sessões de gravação foram feitas em períodos separados que se estenderam até o verão de 2008 no Hemisfério Norte, logo após o término da turnê com Strait e em meio à conclusão do curso do ensino médio da artista e sua participação como ato de abertura em uma das turnês do grupo country Rascal Flatts;[8] foram realizadas em conjunto com Nathan Chapman, que co-produziu todas exceto uma música do produto de estreia da cantora. Swift foi creditada como co-produtora em todas as canções selecionadas para a lista do disco, tornando o seu envolvimento com o projeto maior do que o registrado em seu primeiro álbum e fazendo com que ela tivesse sua primeira experiência de produção musical.[10] Os dois gravaram e eliminaram uma abundância de faixas da listagem final com o objetivo de manter apenas o melhor conteúdo; um total de treze foi estipulado, por ser este o número da sorte da estadunidense.[3] Para ajudar na escolha, ela apresentou diversas inéditas — "Permanent Marker", "Missing You", "I'd Lie", "Sparks Fly" e "Fearless" — no Gold Country Casino em Las Vegas em 29 e 30 de maio de 2007; apenas a última foi selecionada para a compilação final; "Sparks Fly" seria mais tarde incluída em Speak Now (2010).[8][11] Até janeiro de 2008, metade da tracklist já tinha sido gravada; a outra parte foi realizada em duas sessões: uma em março de 2008 e outra em algum momento durante o verão boreal do mesmo ano.[12]

Título, capa e lançamento[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fearless (Taylor's Version)

A ideia de dar ao disco o título de Fearless surgiu logo depois que Swift compôs a homônima "Fearless". A partir deste momento, a palavra (que em português significa "destemida") passou a fazer parte do cotidiano da cantora. Ela a definiu da seguinte maneira: "'Fearless' não significa dizer que você não tem medos ou que é a prova de balas. Significa que você, mesmo tendo vários temores, segue em frente". Após concluir a composição da faixa e cogitar dar ao álbum o mesmo nome, Swift procurou certificar-se de que este era realmente o título certo a escolher. Para ter essa certeza, a cantora buscou o significado de "fearless" dentro de cada uma das composições. Tendo-o encontrado e analisado, ela decidiu enfim dar à obra o mesmo título da faixa.[13] No encarte da edição física do produto, ela explica o significado do título:[14]

Da mesma maneira que em Taylor Swift, a artista envolveu-se bastante no processo de criação da arte gráfica do disco. As imagens foram fotografadas por Joseph Anthony Barker, Ash Newell e Sheryl Niels, enquanto que a capa e os designs gráficos foram executados por Leen Ann Ramey, da Ramey Design.[14] O produto chegou às lojas dos Estados Unidos e do Canadá em 11 de novembro de 2008, através das gravadoras Big Machine Records e Universal Music Group, e quatro dias depois no varejo australiano. Acabou por ser relançado na Austrália em 27 de fevereiro de 2009, em uma edição limitada com faixas bônus originadas do primeiro disco da artista e uma nova capa. O mercado internacional somente recebeu Fearless em 2 de março de 2009, quando foi lançado na Espanha através da Universal Music da região. Seguiu-se a distribuição em um grande número de países logo após; a Universal, companhia musical de âmbito mundial, foi a responsável pela distribuição em todos eles.[15][16]

Swift começou a regravar seus primeiros seis álbuns de estúdio, incluindo Fearless, em novembro de 2020.[17] A decisão veio após uma disputa pública com o gerente de talentos Scooter Braun, que adquiriu os masters dos primeiros seis álbuns de estúdio da cantora — nos quais ela estava tentando comprar por anos — após sua saída da Big Machine Records em novembro de 2018.[18] A regravação de Fearless, renomeada Taylor's Version, foi lançada em 9 de abril de 2021, pela Republic Records. Esse apresenta todas as faixas da edição Platinum, o single da trilha sonora do filme Valentine's Day, "Today Was a Fairytale" (2010), e seis faixas inéditas.[19]

Estrutura musical[editar | editar código-fonte]

É o mesmo tipo de álbum que eu fiz [em 2006] — apenas dois anos mais velho. Em termos sonoros, é o tipo de música que eu gosto de escrever, country, mas eu acho que tendo em conta o assunto principal e algumas melodias que eu gosto de usar, [as faixas] têm apelo crossover.

—Swift descrevendo Fearless para o The Oakland Press.[6]

Swift compôs a faixa de abertura, "Fearless", em conjunto com Rose e Hillary Lindsey enquanto estava em turnê. É baseada em uma instrumentação de violão, fiddle e banjo, e, liricamente, trata sobre tomar coragem em uma relação amorosa ao descrever um encontro romântico.[20][21] Ela já havia contemplado a ideia de um primeiro encontro perfeito, algo que ainda tinha que experienciar, e, embora não estivesse namorando à época, a artista inspirou-se por seus desejos e não pela realidade.[22] "Fifteen" foi escrita sobre o primeiro ano da cantora no ensino médio, durante o qual estudava na na instituição Hendersonville High School,[22][23] onde conheceu a sua melhor amiga Abigail Anderson.[24] Ao criá-la, Taylor focou em como ela e Anderson apaixonaram-se pela primeira vez e tiveram seu coração partido, iniciando com a ponte "E Abigail deu tudo o que tinha para um menino / Que mudou de ideia e ambas choramos",[nota 2][22][24] e escrevendo todo o resto em uma sucessão de ideias reversa.[22] A intérprete escreve em algumas passagens da obra mensagens de advertência, destinadas a orientar os adolescentes que já ou ainda vão entrar no ensino médio.[25] Após Abigail concordar com a inclusão da faixa em Fearless, a musicista a gravou e chorou enquanto o fazia.[26] "Love Story" foi uma das últimas a serem conceptualizadas para o disco.[27] A inspiração por trás dela surgiu a partir de um namorado que a cantora teve, do qual sua família e amigos não gostavam. Sentindo-se relacionada à tragédia shakesperiana Romeu e Julieta (1597), uma de suas narrativas preferidas, ela compôs a obra sozinha no chão de seu quarto em aproximadamente vinte minutos.[28] Iniciando com a linha "Esse amor é difícil, mas é real",[nota 3] que foi mais tarde incluída no segundo refrão da produção final, a autora alterou a conclusão dada em Romeu e Julieta, dando aos personagens um final feliz, como achava que mereciam.[22][26] Com exceção da conclusão ficcional, a canção foi feita com base em experiências da própria vida de Swift e, para ela, foi otimista mostrar como encontrar a pessoa certa pode superar o ceticismo.[26]

Terceira faixa em Fearless, "Love Story" é uma homenagem à tragédia shakesperiana Romeu e Julieta (1597). A inspiração foi um namorado de Swift, que sua família não gostava.

Na balada "White Horse", a quinta canção, a artista reflete sobre um de seus relacionamentos, que no início parecia um conto de fadas, mas que logo depois se desfez.

"The Best Day", décima-segunda, é dedicada à mãe da cantora, Andrea. Swift afirmou que sua mãe era a melhor amiga que tinha durante a adolescência e que ela sempre esteve ao seu lado.

Problemas para escutar estes arquivos? Veja a ajuda.

A estadunidense escreveu "Hey Stephen" sobre o que sentia por Stephen Barker Liles, da banda Love and Theft, que abriu diversos concertos para ela.[29] É caracterizada por uma lúdica melodia de teen pop acompanhada por um suave órgão Hammond B-3.[30][31] Enquanto gravava a faixa no estúdio de John McBride, esposo de Martina McBride, ele disse que seus filhos desejavam muito conhecê-la. Desta forma, a artista convidou eles e os seus amigos para assistir à sessão; eles também participaram da faixa, estalando os dedos.[22] "White Horse" foi desenvolvida quase um ano antes do lançamento do CD.[32] É uma balada, e sua instrumentação é composta principalmente de um violão acústico e de um piano suave, apresentando também toques de violoncelo.[33][34] A produção, no entanto, é escassa, deixando a ênfase nos suaves e sussurrados vocais da intérprete.[35][36] O primeiro verso foi escrito completamente pela jovem; pouco depois, ela telefonou para Rose pedindo-lhe ajuda com a composição, que foi completada em quarenta e cinco minutos.[37] Sua concepção foi desencadeada através da inspiração em um namorado da musicista, o qual ela considerava um príncipe encantado, mas descobriu que não no momento da ruína da relação.[32] Segundo a artista, foi o seu ex que provocou a canção, mas conforme ela ia escrevendo, derivava desta direção.[38] Originalmente, a canção não seria incluída em Fearless, devido a Swift acreditar que a tristeza já estava representada com precisão no disco; com isso, ela estava planejando inserir a faixa em seu terceiro álbum de estúdio (que seria Speak Now). No entanto, os planos mudaram após Betsy Beers e Shonda Rhimes, produtoras de Grey's Anatomy, série favorita da intérprete, decidirem usá-la na produção.[22][39] "You Belong with Me", sexta obra no alinhamento, nasceu após Taylor ouvir um amigo seu discutindo com a namorada no telefone. Segundo a jovem, seu amigo agia na defensiva enquanto a namorada gritava com ele: "Não, amor... Eu tive que desligar o telefone muito rapidamente... Eu tentei ligar de volta... É claro que eu te amo. Mais do que qualquer coisa! Amor, eu sinto muito". Tendo isso em base e com a simpatia que sentia por ele, a compositora iniciou a criação de uma faixa nesse contexto de desentendimento, fazendo ainda uma história linear fictícia na qual era apaixonada por ele.[22] A canção é baseada em ganchos vocais agudos e com altos-e-baixos, enquanto a instrumentação consiste de banjos ao lado de guitarras elétricas com estilo de new wave.[40][41]

Na balada "Breathe", o acompanhamento é composto inteiramente de instrumentos de cordas, e Swift canta sobre um cenário de amor-que-deu-errado.[31][35] É uma colaboração entre a artista e Colbie Caillat. Taylor demonstrou interesse no trabalho de estreia de Caillat, Coco (2007). As duas marcaram uma sessão de composição para coincidir com o concerto que Colbie iria fazer em Nashville. Foi nesse encontro que "Breathe" surgiu;[22] a base foi um amigo muito próximo que Swift perdeu. Caillat mais tarde gravou vocais de apoio para a faixa, em um volume alto o suficiente para o público reconhecê-la.[42] O posto número nove da lista é ocupado por "Tell Me Why". A jovem a escreveu sobre um garoto pela qual estava apaixonada, mas nunca chegou a ter um relacionamento. Enfurecida por seu comportamento ultrajante e inconsistente em relação a ela,[22] a cantora foi até a casa de Rose e contou-lhe sobre o ocorrido, dizendo que estava cansada de suas atitudes e da discrepância entre suas palavras e ações, dentre outras coisas. Sua raiva tornaria-se mais tarde "Tell Me Why".[43] No momento em que seu relacionamento começou a desabar em razão do seu parceiro, que só mentia e era cheio de segredos, nasceu "You're Not Sorry", uma balada com influências de rock. A obra inicia com piano e progressa para o uso de guitarras elétricas na metade de sua duração.[44] O título e a história fictícia de "The Way I Loved You", na qual a estadunidense diz preferir se relacionar com homens complicados, foram desenvolvidos pela intérprete e ela foi escrevê-la com Rich, que se identificou com enredo por ser uma pessoa complicada em relacionamentos. Durante a composição, dois pontos de vista foram utilizados, o que foi considerado "incrível" por Swift.[22]

A décima-primeira faixa, "Forever & Always", foi uma adição de última hora, sendo composta pouco antes da masterização de áudio ser realizada e da impressão dos encartes do CD físico.[27] Swift a escreveu sobre o término de sua relação com o também cantor Joe Jonas. Na época, Jonas começou a apresentar mudanças em relação a ela, que se perguntava o porquê.[22][45] Depois disso, o cantor iniciou um relacionamento com a atriz Camilla Belle, que conheceu durante as gravações do vídeo musical de "Lovebug" (2008).[46] Embora tenha sido uma das últimas no processo de composição do disco, a intérprete queria endereçar o término através da música, uma vez que foi uma experiência dramática em sua vida, incluindo-a no alinhamento.[27] "The Best Day" é dedicada à mãe da cantora, Andrea Swift. É uma balada suave, e a única em Fearless a ser escrita na forma de verso simples, com ausência de refrão. A ideia da composição veio de um incidente ocorrido no ensino médio, quando Taylor Swift ligou para algumas de suas colegas, convidando-as para sair e fazer compras. Cada uma delas deu uma desculpa diferente para não ir, e Andrea concordou em levá-la ao shopping local. Chegando lá, as duas viram todas as garotas para as quais a jovem ligou passeando por uma loja da Victoria's Secret. "Eu lembro da minha mãe me olhando e dizendo: 'Nós vamos ao King of Prussia'. Era um shopping enorme na Pensilvânia, a 45 minutos de onde estávamos. Então saímos e fomos até lá. Minha mãe ajudou-me a escapar de coisas que eram dolorosas para mim. E nós falamos sobre isso durante todo o tempo em que estávamos lá, e nos divertimos bastante comprando".[47] Foi escrita enquanto a artista estava em turnê, durante o verão boreal de 2007, e ela a gravou sem o conhecimento da mãe. Swift decidiu usar a obra como presente de Natal para sua genitora, criando um vídeo com filmagens caseiras. Na véspera de Natal, Andrea foi surpreendida com um DVD, que continha a produção de sua filha. De início, ela não notou que Taylor estava a cantar a faixa; quando percebeu e notou a letra, começou a chorar.[22] Sua inclusão em Fearless ocorreu porque a jovem queria mostrar que sua mãe sempre foi sua melhor amiga.[48] A musicista escreveu "Change" sobre sua esperança e aspiração de conseguir sucesso, mesmo assinada com a menor gravadora de Nashville, a Big Machine. Depois de tranquilizar a si mesma de que seria diferente no futuro, Swift começou a escrever a faixa, deixando-a incompleta, esperando uma ocorrência especial para completá-la. O dia em que finalizou "Change" foi quando venceu o prêmio Horizon Award no Prêmio de Associação da Música Country de 2007 e viu Scott Borchetta, presidente da Big Machine Records, chorando.[22][48][49]

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Crítica profissional[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic 73/100[50]
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
Allmusic 4.5 de 5 estrelas.[51]
Entertainment Weekly B[52]
Pitchfork 8.1/10[53]
Rolling Stone 4 de 5 estrelas.[54]
Slant Magazine 2.5 de 5 estrelas.[30]
The Guardian 3 de 5 estrelas.[55]

Fearless foi recebido com críticas predominantemente positivas pelos profissionais especializados, que elogiaram as composições da artista, bem como a mistura de country e pop e os vocais.[51] Alguns, contudo, criticaram-no por ser pouco diferente em relação ao disco de estreia da musicista. No agregador de resenhas Metacritic, que estabelece uma média de até cem pontos com base nas avaliações dos críticos musicais, o álbum obteve 73 pontos de aprovação, que foram baseados em 14 resenhas recolhidas, o que indica "análises geralmente positivas".[50]

Stephen Thomas Erlewine, do banco de dados Allmusic, afirmou que Swift havia abandonado suas pretensões adolescentes, caracterizando-se como Shania Twain e Faith Hill antes destas tornarem-se "divas do country". O analista adicionou que a cantora apresenta-se como "uma irmã ao invés de uma grande estrela", apontando "Fifteen" como um exemplo prático disso. Embora tenha notado que os elementos pop do disco tinham superado o country e nomeado o produto um dos "melhores álbuns de pop mainstream de 2008", Erlewine comentou que o produto "não parecia uma tentativa berrante e grosseira de conseguir alcançar o sucesso crossover".[51] Ken Tucker, da revista Billboard, escreveu: "Aqueles que achavam que Taylor Swift já era grande coisa após o lançamento de seu primeiro álbum, podem se preparar: ela está prestes a se tornar maior ainda. Embora tenham sido escritas por uma adolescente, suas canções apelam ao público em geral, e é aí que mora a genialidade e a acessibilidade em seu segundo trabalho".[56] O jornalista James Reed publicou uma resenha no The Boston Globe, na qual disse acreditar que o charme da artista estava em sua composição, que era o que a separava de outros cantores adolescentes da mesma época, que baseavam-se em "grandes produtores e compositores e programas da Disney para conseguir uma carreira musical". Reed comparou-na com a banda Dixie Chicks, uma vez que, segundo ele, ambos conseguiram "deixar para trás a barreira entre o country comercial e as rádios mainstream".[57] Escrevendo para a Pitchfork, Hazel Clis concedeu uma nota 8.1 ao disco e prezou sua produção equilibrada entre o country e o pop e o lirismo de Swift, que "captura e encapsula um sentimento feminino de excitação e angústia excêntrica que é bastante fugaz".[53]

Frequentemente, um jovem artista que ganhou muitos elogios pelo álbum de estreia acaba recebendo uma saraivada da crítica quando lança o segundo trabalho. É a chamada síndrome da reação contrária. Ela acontece por duas razões. A primeira é que o nível estabelecido pelo primeiro álbum acaba sendo alto demais quando ele faz muito sucesso. E a segunda é que os críticos gostam de fazer seu nome escrevendo coisas contraintuitivas de propósito. Ou seja, havia motivo para Taylor se sentir ansiosa enquanto aguardava pelo veredito da crítica a respeito de Fearless.

—Chas Newkey-Burden, autor da biografia Taylor Swift: The Whole Story.[58]

Robert Christgau avaliou Fearless com uma nota A–, afirmando que não apreciava a mensagem passada pela totalidade do álbum; segundo ele, passa-se a informação de que "Você tem de acreditar em histórias de amor, príncipes encantados e felizes para sempre". No entanto, Christgau mostrou-se impressionado com as habilidades de escrita de Swift, adjetivando-a de "uma garota adolescente incomumente-e-impossivelmente forte e talentosa". Adicionando que a jovem incluiu um realismo similar ao de um diário em todas as faixas do registro, ele finalizou afirmando: "o disco estabelece um padrão muito alto para outros artistas adolescentes e exemplos a serem seguidos".[59] Para a revista Entertainment Weekly, Leah Greenblatt disse: "Uma fofa adolescente loira com vários hits em seu currículo — soa como mais uma qualquer, não é mesmo? Mas, à parte de um pote de Clairol, não há nada de Britney ou Christina em Swift". Greenblatt concluiu que sua base de fã permaneceria formada por jovens garotas durante muito tempo, mas cresceria conforme o tempo passasse.[52]

Colunista do The Guardian, Alexis Petridis teve uma opinião mista em relação ao álbum, afirmando que é certamente "meigo e sem criatividade", mas executado de maneira incrível. Enquanto o ouvia, Petridis questionava-se se era necessário mais música do tipo, e concluiu: "O sentimento é de que o mundo irá responder em uma afirmação que rapidamente te domina".[55] Jody Rosen, da revista Rolling Stone, adjetivou Swift de "uma sábia compositora com um dom intuitivo para a forma verso-refrão-ponte que [...] remete aos deuses do pop, Dr. Luke e Max Martin". De acordo com Rosen, o charme particular da artista é o entrelaçamento entre profissionalismo quase impessoal e confissões íntimas e reais.[54] Em um texto para a Slant Magazine, Jonathan Keefe disse acreditar que Fearless mostrava que a cantora era capaz de possuir uma longa carreira musical. No entanto, Keefe mostrou-se decepcionado com o disco, pois não mostrava aperfeiçoamentos significativos como em Taylor Swift; no entanto, com uma voz imatura e pouca idade, para ele, a musicista ainda tinha tempo o suficiente para aperfeiçoar sua arte e fazer um grande trabalho.[30] Josh Love, do The Village Voice, escreveu: "Essas palavras extraordinárias e autoconscientes de uma adolescente não vacilam, evitando magistralmente a armadilha de cair na banalidade de um diário e besteiras pseudo-profundas".[60]

O The Washington Post publicou uma resenha de Chris Richards, que afirmou: "No mundo de Swift, toda canção está preparada para encantar as rádios, confirmando a habilidade da garota de 18 anos em escrever uma pilha de melodias consistentemente agradáveis". Richards notou que a voz empregada era apenas minimamente nasal e açucarada o suficiente para conseguir uma rotação grande na Rádio Disney, e pronta para fazer o mesmo na CMT. O resenhista também sentiu que Taylor era uma talentosa compositora, mas sua consistência às vezes caía em uniformidade.[41]

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Taylor Swift segurando a estatueta de "Melhor Vídeo Feminino", que recebeu durante o MTV Video Music Awards de 2009 por "You Belong with Me".

Ao final de 2008, Fearless foi considerado o 38.º melhor álbum do ano pela revista Rolling Stone. A publicação comentou: "Mesmo em uma recessão, a fórmula para um hit best-seller é simples: você só precisa do refrão perfeito e uma poeta do primeiro ano do ensino médio para cantar a maldita composição. Com indeléveis acordes de guitarra e apelo aos teenyboppers, Swift prova que ninguém consegue alcançar seu profissionalismo ninja. Talvez o disco devesse ser chamado Peerless".[nota 4][61][62]

Além disso, o disco foi indicado e recebeu diversos prêmios musicais por todo o globo, acabando por tornar-se o mais premiado da história da música country.[63] Em 5 de abril de 2009, a cantora esteve presente no Academy of Country Music Awards, na qual recebeu os troféus de "Álbum do Ano" e "Crystal Milestone", além de o vídeo de "Love Story" ter sido indicado para "Vídeo do Ano". Com o disco sendo considerado o melhor do ano, Taylor tornou-se a artista mais jovem a receber tal prêmio.[64] Em outra entrega dedicada ao gênero country, Prêmios Country Music Association, a estadunidense conseguiu os galardões de "Álbum do Ano" por Fearless e "Vídeo do Ano" por "Love Story". Além dessas duas, a jovem em si foi considerada a "Entertainer do Ano".[65] Durante a edição de 2009 dos Prêmios American Music, a compositora recebeu cinco indicações; destas, Fearless foi selecionado para "Álbum Country Favorito" e "Álbum de Pop/Rock Favorito", vencendo a primeira.[66] Outra vitória conquistada foi a de "Canção Country do Ano" por "Love Story", nos Prêmios BMI de 2009.[67]

Uma polêmica foi criada durante os Prêmios MTV Video Music de 2009. Após ganhar a condecoração de "Melhor Vídeo Feminino" por "You Belong with Me", Swift subiu ao palco e começou seu discurso de agradecimento. No entanto, durante este, o rapper Kanye West foi até lá e tomou o microfone de suas mãos, interrompendo-a e afirmando: "Taylor, estou muito feliz por você e eu vou deixar você terminar, mas Beyoncé [Knowles] tem um dos melhores vídeos de todos os tempos", referindo-se ao vídeo musical de "Single Ladies (Put a Ring on It)", que concorria na mesma categoria. A ação de West foi duramente criticada por diversas celebridades, como Barack Obama, que o adjetivou de "idiota".[68][69] Ainda em 2009, a musicista recebeu uma nomeação para os Prêmios People's Choice ("Canção Country Favorita", "Love Story"), saindo de mãos vazias.[70] Perdeu também em duas dos Prêmios Teen Choice, "Canção de Amor" e "Turnê Musical" ("Love Story" e Fearless Tour), embora tenha ganhado "Álbum Feminino".[71] No Brasil, a revista Capricho organiza o Capricho Awards anualmente; na cerimônia de 2009, o prêmio de "Melhor Canção Internacional" foi para a supracitada "Love Story".[72]

Na 52.ª edição do Grammy Award, foi nomeada em oito categorias, vencendo quatro: as de "Álbum do Ano" e "Melhor Álbum Country" por Fearless e as de "Melhor Canção de Country" e "Melhor Performance Vocal Country" por "White Horse". Com isso, a artista tornou-se a mais jovem a ter seu disco considerado o melhor do ano na premiação, com 20 anos, ultrapassando Alanis Morissette, que com Jagged Little Pill obteve o mesmo êxito aos 21. As indicações perdidas foram "Canção do Ano", "Gravação do Ano", "Melhor Performance Vocal Pop Feminina" e "Melhor Colaboração Pop com Vocais".[73][74] Em 1º de março de 2010, foram anunciados os concorrentes dos Academy of Country Music Awards daquele ano, no qual Taylor Swift recebeu cinco indicações: "Artista do Ano", "Vocalista Feminina do Ano", "Canção do Ano" e "Vídeo do Ano". No entanto, quando os vencedores foram revelados em 18 de abril do mesmo ano, a artista não recebeu nenhuma condecoração.[75][76] Com todos estes prêmios, Fearless tornou-se o primeiro trabalho da história a conquistar a categoria de "Álbum do Ano" nas premiações American Music Awards, Academy of Country Music Awards, Country Music Association Awards e Grammy Awards em um mesmo ano.[63]

Legado[editar | editar código-fonte]

Fearless perdurou – não tanto pelos banjos e bandolins que Swift dirigia para as rádios country, mas por sua tensão pop adolescente entre romances com final feliz e reflexões amargas sobre a ingenuidade juvenil, perfeitamente esculpidas nas letras concisas de Swift.

O sucesso comercial e de crítica obtido por Fearless estabeleceu Swift como uma estrela mainstream além da cena da música country.[78] Enquanto a cantora se identificava apenas como uma artista do gênero, o sucesso conquistado pelos singles "Love Story" e "You Belong with Me" provou que ela era capaz de se tornar uma estrela pop, o que acabaria acontecendo com o lançamento de seu quinto álbum de estúdio, 1989, em 2014.[79][80] Jody Rosen, em um perfil para revista a New York, escreveu: "Há uma longa tradição de carpinteiros country: músicos de pontos ao norte que se espremem nas botas de cowboy, começam a perder o sotaque e vão direto para Nashville para lançar ou revitalizar suas carreiras. [...] Você poderia argumentar que a própria Swift percorreu esse caminho já gasto. Na verdade, ela fez uma manobra de isca e troca, plantando raízes em um solo argiloso do interior e movendo-se para a ascensão".[81]

As composições de Swift em Fearless estabeleceram suas narrativas confessionais como uma marca registrada em seus próximos álbuns.[82][83] Escrevendo para a Slate, o crítico Carl Wilson apelidou esta técnica de "Swiftian", apresentando-a como uma compositora e musicista competente, quebrando a noção da indústria de que as mulheres são "muito mais um fenômeno de comércio do que de arte".[84] Em uma revisão retrospectiva de 2019 do álbum para o portal Pitchfork, Hazel Cills comentou que Fearless foi uma prova das habilidades da artista em escrever canções atemporais, observando a simplicidade e seriedade do álbum. Cills observou que entre outros ídolos adolescentes sexualizados, "havia algo novo sobre Swift ser uma adolescente e escrever sobre sua realidade em seus próprios termos, chegando ao mesmo espaço mainstream, redefinindo como 'pop adolescente' poderia soar no processo".[85] Outras análises retrospectivas observaram os temas de sentimentos universais – desgosto, frustração, primeiro amor, aspirações – apresentados no projeto fizeram dele uma gravação que resistiu ao teste do tempo.[86][87][88] Em 2017, o conjunto ficou em 99º lugar na lista dos "150 melhores álbuns feitos por mulheres" da NPR, selecionada pela crítica.[89]

Singles[editar | editar código-fonte]

Oficiais[editar | editar código-fonte]

"Love Story" foi lançada como o single carro-chefe do disco em 12 de setembro de 2008, de maneira digital. A faixa foi recebida positivamente pelos críticos musicais, que elogiaram o estilo de escrita de Swift e a narrativa da canção.[90] Também foi um grande sucesso comercial internacionalmente. É a música mais bem-vendida da cantora até a data, tendo vendido 8 milhões de cópias em todo o globo, estabilizando-se ainda como um dos singles de maior venda da história.[91] Nos Estados Unidos, "Love Story" ultrapassou os 5 milhões de exemplares e é também uma das obras mais compradas.[92] Era ainda o single de música country mais vendido de todos os tempos, até ser ultrapassado por "Need You Now" (2009), do trio Lady Antebellum, em abril de 2011.[93] A composição teve como pico a quarta posição na Billboard Hot 100[94] e marcou o melhor número para uma música country na Mainstream Top 40 (Pop Songs) desde "You're Still the One" (1998), de Shania Twain.[95] Na Austrália, foi a primeira canção da musicista a chegar à primeira colocação,[96] onde recebeu disco de platina da Australian Recording Industry Association (ARIA).[97] O vídeo musical acompanhante foi dirigido por Trey Fanjoy e o seu enredo segue Swift e seu namorado enquanto se encontram numa universidade e se imaginam em uma era anterior.[98]

"White Horse" tornou-se a segunda música de trabalho de Fearless em 9 de dezembro de 2008. Recebeu análises positivas, com os resenhistas afirmando que Swift foi capaz de tornar a mensagem da faixa palpável[35] e escolhendo-a como uma das melhores de todo o álbum.[36] Embora não tenha conseguido reproduzir o sucesso de sua antecessora, a balada foi capaz de se desempenhar bem comercialmente. Teve como pico as posições treze na Billboard Hot 100 e dois na Hot Country Songs.[99] Vendeu mais de 1,6 milhões de cópias nos Estados Unidos até fevereiro de 2011[100] e entrou em paradas de países como Austrália, Canadá e Reino Unido.[99] O seu vídeo também foi dirigido por Fanjoy e apresenta a jovem terminando um relacionamento por telefone e tendo várias lembranças da relação ao lado de seu ex.[101]

Swift apresentando "You Belong with Me" durante os ensaios para o MTV Video Music Awards de 2009.

"You Belong with Me" chegou às lojas como terceiro foco de promoção em 26 de abril de 2009. A recepção crítica foi mista, passando de "todas os hits da Taylor Swift soam igual"[102] até "é uma de suas melhores canções".[36] Contudo, o número obteve sucesso comercial pelo mundo. Nos Estados Unidos, ficou empatada com "Today Was a Fairytale" (2010) como as faixas de Taylor Swift que melhor se desempenharam na Billboard Hot 100, tendo ambas chegado à vice-liderança. Em 2012, entretanto, ambas foram superadas quando "We Are Never Ever Getting Back Together" chegou ao topo.[103] Impulsionada principalmente pelo airplay das rádios não exclusivas de country, "You Belong with Me" estabilizou a maior audiência radiofônica crossover desde "Breathe" (2000), de Faith Hill.[104] Tendo vendido mais de 3,6 milhões de exemplares até fevereiro de 2011, a obra é o terceiro single de country mais comprado de todos os tempos.[105] Roman White dirigiu o videoclipe, cujo enredo foca em uma garota que secretamente é apaixonada por um garoto, mas ele já tem uma namorada; tanto a protagonista quanto a antagonista foram interpretadas por Swift.[106] A produção recebeu os Prêmios MTV Video Music de "Melhor Vídeo Feminino", mas durante o discurso de agradecimento da estadunidense, o rapper Kanye West interrompeu-a em defesa de Beyoncé, que concorria na mesma categoria, criando uma controvérsia na mídia.[107]

"Fifteen" foi lançada como terceiro single em 1º de setembro de 2009. Os jornalistas elogiaram-na por sua vulnerabilidade e a representação das adolescentes reais.[108] Comercialmente, a música teve uma performance mediana, tendo como pico o número 21 na Billboard Hot 100 e dezenove na Canadian Hot 100.[103] No país de origem da artista, foram compradas 1,1 milhões de cópias digitais até fevereiro de 2011.[92] O seu teledisco foi dirigido por White e possui um uso pesado de efeitos especiais, destacando-se a técnica chroma key. Mostra Swift andando por um jardim, onde revive várias memórias com sua amiga.[109]

"Fearless", a faixa-título, tornou-se a quinta e última música de trabalho do produto em 4 de janeiro de 2010. A imprensa respondeu de maneira positiva à canção, e a elogiou por apelar a diferentes faixas etárias.[110] Na Billboard Hot 100, teve como pico a nona colocação após seu lançamento como single promocional.[103] Durante esse tempo, foi certificada como ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA) pelos mais de 500 mil downloads digitais.[111] Tornou-se o primeiro single a ser lançado após ter sido certificado como ouro pela RIAA.[20] Depois de ser distribuída oficialmente como tal, "Fearless" conseguiu apenas chegar à posição 76.[112] Na Espanha, teve como melhor número o 32.[113] A canção tem um vídeo acompanhante que consiste em conteúdo da Fearless Tour e dos seus bastidores; foi dirigido por Todd Cassetty.[114]

Promocionais[editar | editar código-fonte]

Quatro singles promocionais foram lançados por Swift, como parte da campanha "Countdown to Fearless". O primeiro deles foi "Change", em 8 de agosto de 2008. A faixa foi usada pela emissora estadunidense NBC durante seus resumos diários sobre os principais acontecimentos dos Jogos Olímpicos de 2008, além de ser incluída na coletânea esportiva AT&T TEAM USA Soundtrack, voltada para a torcida do país. Todos os lucros obtidos com o trabalho foram doados para a equipe olímpica dos Estados Unidos.[115] "Fearless" foi disponibilizada em 14 de outubro de 2008, "You're Not Sorry" em 28 de outubro e "You Belong with Me" em 4 de novembro. Dessas quatro, "Change" e "You're Not Sorry" não tornaram-se singles oficiais.[116]

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Swift apresentando "Fifteen" durante um concerto da Fearless Tour.

Como parte da divulgação de Fearless, Swift apareceu em vários programas televisivos e premiações. Durante o fim de 2008 e o começo de 2009, ela apresentou-se com "Love Story" no Good Morning America, Late Show with David Letterman, The Ellen DeGeneres Show, no Country Music Awards de 2008, num dueto com a banda Def Leppard no CMT Crossroads, no Stripped, produção da Clear Channel, Studio 330 Sessions e no Saturday Night Live.[117] Swift cantou "Fifteen" pela primeira vez em um dueto com a atriz e cantora Miley Cyrus nos Prêmios Grammy de 2009. Na ocasião, a dupla sentou-se em bancos de madeira para uma apresentação acústica da obra.[118][119] Em 29 de novembro de 2008, ocorreu nos Prêmios American Music a primeira apresentação televisionada de "White Horse". Nesta ocasião, Swift apresentou a música usando um longo vestido branco e sentada em um grande sofá com estampas florais.[120] Mais tarde, a cantora participou do anúncio dos indicados ao Grammy, onde cantou esta canção juntamente com um cover de "I'm Sorry" (1960) da cantora estadunidense Brenda Lee.[121] Numa viagem ao Reino Unido, ela esteve presente no Loose Women, onde cantou "Love Story", e no Later... with Jools Holland, onde ocorreram performances de "Love Story" e "Fifteen".[122][123] A última também foi apresentada no The Paul O'Grady Show.[124] Continuando com o processo de divulgação nos Estados Unidos, durante o verão boreal de 2009, Swift apareceu em diversos programas e eventos, incluindo o AOL Sessions,[125] o Studio 330 Sessions,[126] o CMA Music Festival,[127] e o V Festival.[128]

Em 29 de maio de 2009, ela esteve no The Today Show, onde cantou "You Belong with Me".[129] Swift também cantou a música nos Prêmios MTV Video Music, no mesmo dia em que Kanye West interrompeu seu discurso de agradecimento. Na ocasião, ela iniciou seu espetáculo em uma estação de metrô de Nova Iorque, usando um longo casaco.[130] Depois de cantar alguns versos, a cantora tirou seu agasalho e revelou ao público um vestido de cocktail vermelho, que estava usando por baixo. Em seguida, ela entrou no metrô e começou a cantar com os passageiros lá presentes. Uma vez que o metrô terminou sua parada, a artista finalizou o seu show ao ar livre e em cima de um táxi amarelo.[130] Após este espetáculo na MTV, a intérprete se apresentou com o tema em programas como The View e Saturday Night Live.[131][132] Com o fim do verão de 2009 no hemisfério norte, iniciou-se a difusão de Fearless fora dos Estados Unidos; entre os diversos shows que fez no exterior, Swift cantou em um evento promovido pelo canal de televisão britânico GMTV,[133] no concerto australiano de caridade Sydney Sound Relief,[134] no talk show japonês The Sukkiri Morning Show,[135] o festival canadense Cavendish Beach Music Festival,[136] e o programa de televisão Dancing with the Stars.[137]

Durante a 52.ª edição do Grammy Awards, Swift apresentou um medley de três músicas. Vestindo uma blusa branca e calças jeans preta, a cantora iniciou o seu número com "Today Was a Fairytale" e, em seguida, anunciou: "É como um conto de fadas e uma honra dividir o palco com Stevie Nicks".[138] Na sequência, Nicks e Taylor realizaram um cover de "Rhiannon" (1976), uma canção escrita pela própria Stevie Nicks e gravada pela banda Fleetwood Mac, no qual ela fazia parte.[138] Após cantarem essa música, Swift pegou um violão para a terceira e última parte de seu medley: uma versão aguda de "You Belong with Me". Nesta parte da apresentação, Nicks ficou para trás, tocando seu pandeiro e balançando a cabeça, de vez em quando indo até ao microfone para cantar com a intérprete da obra.[138] Eric Ditzian da MTV News afirmou estar decepcionado com a falta de harmonia musical entre Swift e Nicks, mas disse que as duas "representaram uma dupla convincente, um retrato de duas gerações separadas por anos, mas reunidas pela música".[138] A performance seguiu de uma reação bastante negativa no que diz respeito ao vocal de Swift fora de sua chave musical padrão,[139] que fez com que Scott Borchetta, CEO da Big Machine Records, emitisse uma declaração defendendo o desempenho da artista.[140]

Fearless Tour[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Fearless Tour

A primeira turnê de Swift, a Fearless Tour, em divulgação a Fearless e Taylor Swift, foi anunciada em 29 de janeiro de 2009, através do site oficial da artista.[141] Os primeiros ingressos ficaram disponíveis em fevereiro, esgotando quase imediatamente.[142] O primeiro concerto ocorreu em Evansville, Indiana, em 23 de abril de 2009,[143] e o último foi realizado em Cavendish, no Canadá. Os ingressos para a apresentação no Madison Square Garden esgotaram em um minuto, um recorde ainda da cantora.[144] No total, a turnê passou por quatro continentes — Oceania, Ásia, Europa e América do Norte — e teve 122 shows. O faturamento foi de 63.705.590 dólares, com um público de 1.138.977 pessoas.[145] A parte norte-americana da turnê teve como atos de abertura o grupo Gloriana e a cantora Kellie Pickler. Durante a passagem da digressão pela Europa, Justin Bieber foi o escolhido para abrir os concertos. Bieber também participou de outras datas selecionadas. Além disso, a cantora se apresentou com convidados, como Faith Hill, Katy Perry e John Mayer.[146] A turnê foi documentada e através do especial Journey to Fearless, exibido em três noites no The Hub, com a estreia ocorrendo em 22 de outubro de 2010, e depois comercializado em DVD e blu-ray em várias regiões do planeta pela Shout! Factory.[147] Na exibição televisiva, o documentário teve um audiência de 106 mil espectadores, segundo a Nielsen.[148]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Fearless possui treze faixas em sua edição padrão.[149] Internacionalmente, foram incluídas três faixas bônus: "Our Song", "Teardrops on My Guitar" e "Should've Said No", todas extraídas de Taylor Swift (2006).[150] Na Austrália, em substituição à última, foi adicionada uma versão pop de "Love Story";[151] no Japão, foram adicionadas outras quatro canções, extraídas de Beautiful Eyes (2008).[152] Na loja online iTunes Store britânica, incluiu-se uma versão de "Umbrella", da cantora barbadense Rihanna, e uma entrevista com Swift.[153] Além disso, a varejista Target lançou um DVD exclusivo contendo imagens das sessões de gravação de "Change" e "Breathe".[154] Em 26 de outubro de 2009, Swift lançou Fearless: Platinum Edition, que acrescenta seis canções inéditas ao alinhamento de faixas original.[155]

Todas as faixas foram escritas por Taylor Swift e produzidas por Nathan Chapman e Swift, exceto onde indicado.[156]

Fearless – Edição padrão
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Fearless"   4:01
2. "Fifteen"    4:54
3. "Love Story"    3:55
4. "Hey Stephen"    4:14
5. "White Horse"  
  • Swift
  • Rose
3:54
6. "You Belong with Me"  
  • Swift
  • Rose
3:51
7. "Breathe" (com part. de Colbie Caillat)
  • Swift
  • Caillat
4:23
8. "Tell Me Why"  
  • Swift
  • Rose
3:20
9. "You're Not Sorry"    4:21
10. "The Way I Loved You"   4:03
11. "Forever & Always"    3:45
12. "The Best Day"    4:05
13. "Change"    4:40
Duração total:
53:41
Fearless – Edição internacional (faixas bônus)
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
14. "Our Song" (International Mix) Chapman 3:21
15. "Teardrops on My Guitar" (International Mix)
  • Swift
  • Rose
Chapman 3:15
16. "Should've Said No" (International Mix) Chapman 4:08
Duração total:
64:25
Fearless – Edição japonesa (faixas bônus)
N.º TítuloCompositor(es)Produtor(es) Duração
17. "Beautiful Eyes"   Robert Ellis Orrall 2:58
18. "Picture to Burn" (Edição de rádio)
  • Swift
  • Rose
Chapman 2:53
19. "I'm Only Me When I'm with You"  
  • Orrall
  • Petraglia
3:34
20. "I Heart ?"   Orrall 3:17
Duração total:
77:04
Fearless – Edição da iTunes Store do Reino Unido (faixas bônus)
N.º TítuloCompositor(es) Duração
14. "Umbrella" (Live from SoHo) 1:31
15. "Video Interview Piece"    2:59
Duração total:
58:11
Fearless: Platinum Edition – CD
N.º TítuloCompositor(es) Duração
1. "Jump Then Fall"    3:56
2. "Untouchable"  
  • Swift
  • Cary Barlowe
  • Nathan Barlowe
  • Tommy Lee James
5:11
3. "Forever & Always" (Versão em piano)  4:27
4. "Come in with the Rain"  
  • Swift
  • Rose
3:58
5. "Superstar"  
  • Swift
  • Rose
4:21
6. "The Other Side of the Door"    3:57
7. "Fearless"  
  • Swift
  • Rose
  • Lindsey
4:01
8. "Fifteen"    4:54
9. "Love Story"    3:55
10. "Hey Stephen"    4:14
11. "White Horse"  
  • Swift
  • Rose
3:54
12. "You Belong with Me"  
  • Swift
  • Rose
3:51
13. "Breathe" (com part. de Colbie Caillat)
  • Swift
  • Caillat
4:23
14. "Tell Me Why"  
  • Swift
  • Rose
3:20
15. "You're Not Sorry"    4:21
16. "The Way I Loved You"  
  • Swift
  • Rich
4:04
17. "Forever & Always"    3:45
18. "The Best Day"    4:05
19. "Change"    4:40
Duração total:
79:19
Fearless: Platinum Edition – DVD
N.º TítuloDirector(s) Duração
1. "Change" (Videoclipe)Shawn Robbins 3:47
2. "The Best Day" (Videoclipe)Swift 4:34
3. "Love Story" (Videoclipe)Trey Fanjoy 3:54
4. "White Horse" (Videoclipe)Fanjoy 4:03
5. "You Belong with Me" (Videoclipe)Roman White 4:37
6. "Love Story" (Bastidores)  22:00
7. "White Horse" (Bastidores)  22:00
8. "You Belong with Me" (Bastidores)  20:45
9. "Fearless Tour 2009 Photo Gallery"     
10. "Fearless Tour 2009 First Show Behind the Scenes"    10:41
11. "CMT Awards Thug Story" (com part. de T-Pain)Peter Zavadil 1:26
Duração total:
97:47

Notas:

  • "Untouchable" é uma versão retrabalhada da canção de mesmo nome (2007) da banda Luna Halo, escrita por Cary Barlowe, Nathan Barlowe e Tommy Lee James.[157]

Equipe e colaboradores[editar | editar código-fonte]

Lista-se abaixo os profissionais envolvidos na elaboração de Fearless, de acordo com o encarte do álbum:[14]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Ao passar onze semanas não consecutivas na liderança da Billboard 200, Fearless tornou-se o sexto disco a ficar mais tempo no topo, estando empatado com o álbum epônimo de estreia (1990) de Mariah Carey (foto).[158]

Na semana terminada em 29 de novembro de 2008, Fearless estreou no topo da Billboard 200 com mais de 592 mil cópias vendidas em sua primeira semana — o maior número para um álbum desde que Long Road Out of Eden, da banda Eagles, vendeu 711 mil cópias no período de lançamento em novembro de 2007.[159] Na semana seguinte, o álbum desceu para a quarta posição, com 217 mil exemplares comprados (uma queda de 63% em relação ao período anterior).[160] Três semanas depois, o produto retornou ao cume com mais de 249 mil réplicas distribuídas, e ficou na primeira colocação por onze semanas não consecutivas.[161] Tornou-se o disco que permaneceu por mais tempo no ápice desde que Santana e Supernatural passaram doze semanas na liderança entre 1999 e 2000,[162] sendo ainda o maior "reinado" da Billboard 200 na década de 2000.[95] Além disso, Fearless é o disco de uma artista feminina de country que ficou mais tempo no topo, o terceiro contando cantores de ambos os sexos[163] e o sexto dentre todos os gêneros musicais, empatado com o álbum epônimo de estreia (1990) de Mariah Carey.[158] Depois de deixar a liderança da tabela em março de 2009,[161] o registro continuou a vender fortemente durante o resto do ano, tendo alcançado 5 milhões e 217 mil cópias até 31 de dezembro, tornando-se o mais vendido de 2009 nos Estados Unidos. Com isso, Swift, à época com 20 anos, tornou-se a artista mais jovem a ter o disco mais comprado do ano, e também a única cantora de country a conseguir o feito.[164] O sucesso de Fearless continuou por anos após seu lançamento. Em 30 de janeiro de 2010, marcou sua 52.ª semana nas dez melhores posições da parada, fazendo-o ser um dos dezoito discos que ficaram no top 10 por um ano ou mais, e o único dos anos 2000.[165] O álbum registrou um total de 58 períodos de sete dias nos dez mais, sendo assim o projeto que mais tempo ficou entre os dez mais vendidos para um artista country.[166] Na tabela de álbuns country da Billboard, a compilação ficou no cume por 35 semanas não consecutivas.[167] O disco foi certificado como diamante pela Recording Industry Association of America (RIAA) pelos mais de sete milhões de exemplares comercializados.[nota 5][168][169] É o segundo álbum mais vendido dos últimos seis anos e o sexto mais comprado de maneira digital da história.[170][171]

No Canadá, Fearless entrou no ápice da parada de álbuns em 29 de novembro de 2008, com 27 mil réplicas distribuídas.[172] Embora tenha ficado somente uma semana no topo, o disco passou 66 semanas na tabela,[173] e foi certificado como platina quádrupla pela Music Canada, em razão das mais de 320 mil cópias compradas.[174] O projeto obteve sucesso em outros países. Na Austrália, estreou na posição 50 na semana de 30 de novembro de 2008 e saiu da lista na seguinte. Em 25 de janeiro de 2009, retornou à ARIA Charts na colocação 42, e, nove semanas depois, teve seu pico na vice-liderança.[175] Foi certificado platina quíntupla pela Australian Recording Industry Association (ARIA) pelo excedente de 350 mil exemplares.[176] Na Nova Zelândia, o conjunto debutou na segunda colocação na semana terminada em 16 de março de 2009 e ascendeu para o cume na seguinte.[177] Foi certificado como platina dupla pela Recording Industry Association of New Zealand (RIANZ) por 30 mil réplicas.[178]

Foram adquiridas 400 mil cópias do registro na Ásia até fevereiro de 2011.[179] No Japão, estreou na 22.ª posição com 4.945 exemplares vendidos na primeira semana de julho de 2009;[180] teve pico na oitava colocação.[181] Foi eventualmente certificado como disco de ouro pela Recording Industry Association of Japan (RIAJ), por 100 mil réplicas.[182] Nas Filipinas, recebeu a condecoração de platina nônupla (a maior que obteve) da Philippine Association of the Record Industry (PARI), por ter sido comercializado 135 mil vezes.[183] Na Europa, Fearless também foi bem, entrando na 18.ª posição da European top 100 Albums.[184] Sua melhor colocação no continente foi na tabela britânica, a UK Albums Chart, onde debutou na quinta. Embora tenha descido nos números nas semanas seguintes, oscilou na lista por 63 semanas,[185] e foi certificado como platina pela British Phonographic Industry (BPI) ao vender 300 mil cópias.[186] Na Irlanda, seu melhor desempenho foi no número sete,[187] e foi certificado como platina dupla pela Irish Recorded Music Association (IRMA), com 30 mil compras.[188] Obteve menos sucesso na Europa Continental, ficando nas vinte melhores posições em Alemanha, Áustria, Grécia, Noruega, Rússia e Suécia.[187] O único país sul-americano no qual o disco entrou na parada oficial foi o Brasil, onde teve como melhor colocação na lista compilada pela Pro-Música Brasil a 18.ª.[189] No total, Fearless vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo.[190]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia
  1. Newkey-Burden, Chas (2014). Taylor Swift: A história completa. Belo Horizonte: Editora Gutenberg. 160 páginas. ISBN 978-85-8235-192-5 

Notas

  1. Tradução de "fearless".
  2. No original: "And Abigail gave everything she had to a boy / Who changed his mind / We both cried".
  3. No original: "This love is difficult but it's real".
  4. Em tradução livre, "inigualável"; "incomparável".
  5. Note, contudo, que a certificação da RIAA leva em conta o streaming, fato esse que fez com que Fearless conseguisse a certificação de disco de diamante. Ao considerá-lo, o disco vendeu mais de dez milhões de cópias apenas nos Estados Unidos.

Referências

  1. Rotch, Jamison. «"Life in the Swift Lane"». Scripps Networks, LLC (em inglês). Great American Country. Consultado em 24 de março de 2013. Cópia arquivada em 24 de março de 2013 
  2. «"Songwriter Taylor Swift Signs Publishing Deal With Sony/ATV"» (em inglês). Broadcast Music Incorporated. 12 de maio de 2005. Consultado em 24 de março de 2013. Cópia arquivada em 24 de março de 2013 
  3. a b c d e Lee King, Jackie (Julho de 2007). «"Taylor Swift - A Place In This World"» (em inglês). UnRated Magazine. Consultado em 24 de março de 2013. Cópia arquivada em 24 de março de 2013 
  4. Morris, Edward (1º de dezembro de 2006). «"When She Thinks "Tim McGraw," Taylor Swift Savors Payoff"». Viacom (em inglês). Country Music Television. Consultado em 24 de março de 2013. Cópia arquivada em 24 de março de 2013 
  5. Dale Kawashima. «Special Interview (2007): Taylor Swift Discusses Her Debut Album, Early Hits, And How She Got Started» (em inglês). Songwriting Universe. Consultado em 28 de maio de 2015 
  6. a b Gary Graff (26 de março de 2010). «Living 'Fearless' Taylor Swift talks about her whirlwind rise to the top». The Oakland Press (em inglês). Consultado em 28 de maio de 2015 
  7. David Kronke (1º de maio de 2008). «A Swift Kick in the Pants». Pasadena Star-News (em inglês). Consultado em 28 de maio de 2015. Cópia arquivada em 4 de maio de 2008 
  8. a b c d Tucker, Ken (26 de março de 2008). «"The Billboard Q&A: Taylor Swift"». Prometheus Global Media (em inglês). Billboard. Consultado em 25 de março de 2013 
  9. Bonaguro, Alison (30 de julho de 2008). «"Why Taylor Swift's Songwriting Sings"». Viacom (em inglês). Country Music Television. Consultado em 25 de março de 2013. Cópia arquivada em 25 de março de 2013 
  10. Vena, Jocelyn (18 de setembro de 2008). «"Taylor Swift Ready To Unveil 'Songs About Boys' With Fearless"». Viacom (em inglês). MTV News. Consultado em 31 de março de 2013 
  11. Vick, Megan (22 de setembro de 2010). «"Taylor Swift Reveals 'Speak Now' Track List"». Prometheus Global Media (em inglês). Billboard. Consultado em 24 de novembro de 2012 
  12. John Liberty (31 de janeiro de 2008). «An unassuming ride to Teen Queendom». Kalamazoo Gazette (em inglês). Consultado em 28 de maio de 2015 
  13. «"Taylor Swift Interview (Sessions)"» (em inglês). America Online. Consultado em 31 de maio de 2013 
  14. a b c (2008) Créditos do álbum Fearless por Taylor Swift. Big Machine Records, Universal Music Group (BMRATS0200).
  15. «Fearless: Taylor Swift» (em inglês). Amazon.com. Consultado em 29 de maio de 2015 
  16. «Fearless: Taylor Swift: Amazon.ca: Music» (em inglês). Amazon.ca. Consultado em 29 de maio de 2015 
  17. Melas, Chloe (16 de novembro de 2020). «Taylor Swift speaks out about sale of her masters». CTV News (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  18. «Taylor Swift wants to re-record her old hits». BBC News (em inglês). 22 de agosto de 2019. Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  19. Lipshutz, Jason (11 de fevereiro de 2021). «Taylor Swift Announces Re-Recorded Fearless Album: Updated 'Love Story' Out Tonight». Billboard (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  20. a b Tom Roland (17 de dezembro de 2009). «Taylor Swift "Fearless"-ly Sets A New Precedent» (em inglês). Great American Country. Consultado em 29 de maio de 2015 
  21. Craig Shelburne (10 de agosto de 2009). «Taylor Swift Concert Isn't Just for Screaming Teenage Girls» (em inglês). CMT. Consultado em 29 de maio de 2015 
  22. a b c d e f g h i j k l m n Taylor Swift. «Cut By But» (em inglês). Big Machine Records. Consultado em 29 de maio de 2015. Arquivado do original em 27 de julho de 2010 
  23. Teena Lee (9 de novembro de 2009). «Taylor Swift to share CMA spotlight with Hendersonville High School students» (em inglês). The Tennessean. Gannett Company. Consultado em 29 de maio de 2015 
  24. a b Hazel Smith (6 de outubro de 2008). «HOT DISH: Taylor Swift Talks About Songwriting, Friends and Good Manners» (em inglês). Country Music Television. Consultado em 29 de maio de 2015 
  25. «On the Set Behind the Scenes 'Fifteen'». Taylor Swift: On the Set. No minuto 22:00. Great American Country 
  26. a b c Lindsey Roznovsky (10 de novembro de 2008). «Taylor Swift's fascination with Fairy Tales comes through on new album» (em inglês). Country Music Television. Consultado em 29 de maio de 2015 
  27. a b c Austin Scaggs (25 de janeiro de 2010). «Taylor's Time: Catching Up With Taylor Swift». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2015 
  28. «10 Questions for Taylor Swift». Time (em inglês). 23 de abril de 2009. Consultado em 29 de maio de 2015 
  29. «Screen Test: Taylor Swift». The New York Times (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2015 
  30. a b c Jonathan Keefe (16 de novembro de 2008). «Taylor Swift: Fearless». Slant Magazine (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2015 
  31. a b Tom Gardner (15 de novembro de 2008). «Taylor Swift just gets better on her new CD Fearless». The Daily Gleaner (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2015 
  32. a b «On the Set Behind the Scenes 'White Horse'». Taylor Swift: On the Set. No minuto 22:00. Great American Country 
  33. Sean Dooley (1º de junho de 2011). «Top 10 Taylor Swift Songs» (em inglês). About.com. Consultado em 29 de maio de 2015 
  34. «Taylor Swift Lands Song on Grey's Anatomy Premiere» (em inglês). Country Music Television. 22 de setembro de 2008. Consultado em 29 de maio de 2015 
  35. a b c «Billboard single reviews of Taylor Swift, Jamie Foxx» (em inglês). Reuters. 9 de dezembro de 2008. Consultado em 29 de maio de 2015 
  36. a b c Kate Kiefer (4 de junho de 2009). «Six Great Taylor Swift Songs». Paste. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  37. Alanna Conaway (1º de junho de 2009). «Story Behind the Song: Love Story—Chapter 2». Country Weekly. 16 (16): 21 
  38. «Taylor Swift : Video Replay: Taylor Swift - White Horse» (em inglês). Country Music Television. Consultado em 29 de maio de 2015 
  39. Ken Tucker (7 de novembro de 2008). «Sophomore Superstar: Taylor Swift». Billboard (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2015. Cópia arquivada em 15 de junho de 2013 
  40. Simon Vozick-Levinson (5 de outubro de 2010). «Taylor Swift releases 'Speak Now' single: Like it?». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 29 de maio de 2015 
  41. a b Chris Richards (11 de novembro de 2008). «Taylor Swift, 'Fearless' and Full of Charm». The Washington Post (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2015 
  42. Taylor Swift (2008). Fearless (Target Exclusive DVD) (In the Studio with Taylor Swift and Colbie Caillat Recording "Breathe"). Big Machine Records 
  43. Nekesa Mumbi Moddy (11 de novembro de 2008). «Taylor Swift, at 18, poised to be pop superstar» (em inglês). Associated Press. Consultado em 30 de maio de 2015. Cópia arquivada em 20 de março de 2012 
  44. Todd Martens (5 de abril de 2009). «Grading the ACMs: Taylor Swift, Miley Cyrus, Miranda Lambert and more. Who got an A?». Los Angeles Times (em inglês). Consultado em 30 de maio de 2015 
  45. Jocelyn Vena (6 de novembro de 2008). «Taylor Swift Talks About Joe Jonas Breakup Online, On The Radio, On TV And In Her New Album» (em inglês). MTV. Consultado em 30 de maio de 2015 
  46. Jocelyn Vena (5 de janeiro de 2011). «Taylor Swift's Dating History: From Joe Jonas To Jake Gyllenhaal» (em inglês). MTV. Consultado em 30 de maio de 2015 
  47. Chuck Klosterman (15 de outubro de 2015). «Taylor Swift on "Bad Blood", Kanye West, and How People Interpret Her Lyrics». GQ (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2015 
  48. a b Melina Newman (19 de dezembro de 2008). «Taylor Swift Sessions Interview» (em inglês). AOL. Consultado em 30 de maio de 2015 
  49. «Taylor Swift's Olympic Moment» (em inglês). Great American Country. 13 de agosto de 2008. Consultado em 30 de maio de 2015. Arquivado do original em 2 de janeiro de 2011 
  50. a b CBS Interactive (11 de novembro de 2008). «Critic Reviews: Taylor Swift » Fearless» (em inglês). Metacritic. Consultado em 6 de junho de 2015 
  51. a b c Stephen Thomas Erlewine. «Review: Fearless - Taylor Swift» (em inglês). Allmusic. Consultado em 6 de junho de 2015 
  52. a b Leah Greenblatt (5 de novembro de 2008). «Fearless (2008)». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 6 de junho de 2015 
  53. a b Hazel Clis (19 de agosto de 2019). «Taylor Swift: Fearless Album Review» (em inglês). Pitchfork. Consultado em 19 de agosto de 2019 
  54. a b Jody Rosen (13 de novembro de 2008). «Taylor Swift - Fearless». Rolling Stone (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2015 
  55. a b Alexis Petridis (6 de março de 2009). «Pop review: Taylor Swift: Fearless». The Guardian (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2015 
  56. Ken Tucker (15 de novembro de 2008). «Albums: Fearless». Nova Iorque: Nielsen Business Media, Inc. Billboard. 120 (45): 60. ISSN 0006-2510. Consultado em 8 de março de 2011 
  57. James Reed (10 de novembro de 2008). «Young country star's 'Fearless' proves she's just that, and more». The Boston Globe (em inglês). Consultado em 6 de junho de 2015 
  58. Newkey-Burden 2014, p. n/a
  59. Robert Christgau. «Reviews: Taylor Swift» (em inglês). RobertChristgau.com. Consultado em 6 de junho de 2015 
  60. Josh Love (19 de novembro de 2008). «Taylor Swift's Teenage Country-Star Tales, Spiked With Actual Wisdom». The Village Voice (em inglês). Consultado em 9 de junho de 2015 
  61. «Best of 2008: Albums of the Year». Rolling Stone (em inglês). 25 de dezembro de 2008. Consultado em 10 de junho de 2015. Cópia arquivada em 1º de março de 2009 
  62. «Rolling Stone's Top 50 Albums Of 2008». Stereogum (em inglês). 10 de dezembro de 2008. Consultado em 10 de junho de 2015 
  63. a b «Taylor Swift's Fearless is Most Awarded Album in Country Music History» (em inglês). Big Machine Records. 18 de março de 2010. Consultado em 10 de junho de 2015. Arquivado do original em 15 de novembro de 2010 
  64. Calvin Gilbert (6 de abril de 2009). «Carrie Underwood, Taylor Swift Win Top Categories at ACM Awards» (em inglês). Country Music Television. Consultado em 10 de junho de 2015 
  65. «Taylor Swift Wins CMA Entertainer of Year» (em inglês). CBS News. 11 de novembro de 2009. Consultado em 10 de junho de 2015 
  66. «A Complete List of 2009 AMA Winners» (em inglês). CBS News. 23 de novembro de 2009. Consultado em 10 de junho de 2015 
  67. «BMI Country Awards 2009 Big Winners» (em inglês). Broadcast Music Incorporated. 11 de novembro de 2009. Consultado em 10 de junho de 2015 
  68. Jayson Rodriguez (13 de setembro de 2009). «Kanye West Crashes VMA Stage During Taylor Swift's Award Speech» (em inglês). MTV News. Consultado em 10 de junho de 2015 
  69. «Site TMZ publica áudio em que Obama chama Kanye West de 'idiota'». G1. Globo.com. 15 de setembro de 2009. Consultado em 10 de junho de 2015 
  70. «Country Music Stars Get Nominated for People's Choice Awards» (em inglês). Country Hound. 12 de novembro de 2008. Consultado em 10 de junho de 2015 
  71. «Announcing the Winners of the 2009 Teen Choice Awards!» (em inglês). PopSugar. 9 de agosto de 2009. Consultado em 10 de junho de 2015 
  72. «Taylor Swift ganha 2 Capricho Awards». Plaay. 17 de dezembro de 2009. Consultado em 10 de junho de 2015 
  73. Dean Goodman (1º de fevereiro de 2010). «Rivais Taylor Swift e Beyoncé fazem história no Grammy». Reuters. Consultado em 10 de junho de 2015 
  74. «Taylor Swift Wins Album Of The Year Grammy For Fearless» (em inglês). MTV. 1 de fevereiro de 2010. Consultado em 10 de junho de 2015 
  75. «Taylor Swift recebe 5 indicações em premiação country». Terra. 3 de março de 2010. Consultado em 10 de junho de 2015 
  76. «2010 ACM Awards: Winners» (em inglês). Country Music Television. Consultado em 10 de junho de 2015. Cópia arquivada em 11 de junho de 2010 
  77. «Taylor Swift Remade Fearless as Taylor's Version. Let's Discuss.». The New York Times (em inglês). 9 de abril de 2021. Consultado em 22 de junho de 2020 
  78. Stewart, Allison (12 de abril de 2021). «Taylor Swift's new take on Fearless piles on the nostalgia, along with some revenge». The Washington Post (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  79. «The Significance of Taylor Swift's Fearless in 2008—and How Taylor's Version Stacks Up». Time (em inglês). 9 de abril de 2021. Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  80. McNutt 2020, p. 78.
  81. Rosen, Jody (17 de novembro de 2013). «Why Taylor Swift Is the Reigning Queen of Pop». New York (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  82. Barshad, Amos (10 de novembro de 2017). «Taylor Swift's Fearless Mined Teenage Angst in Real Time». Vulture (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  83. Battan, Carrie (12 de abril de 2021). «Taylor Swift Wins with 'Fearless (Taylor's Version)'». The New Yorker (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  84. Wilson, Carl (9 de abril de 2021). «Taylor Swift's Fearless Redux Is Both Business Stunt and Conceptual Art». Slate (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  85. Cills, Hazel (19 de agosto de 2019). «Taylor Swift: Fearless». Pitchfork (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  86. Carson, Sarah (9 de abril de 2021). «Fearless (Taylor's Version) is a faithful and symbolic triumph». i (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  87. Horton, Ross (9 de abril de 2021). «Taylor Swift reclaims her pivotal moment by breathing new life into Fearless». The Line of Best Fit (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  88. Keishin Armstrong, Jennifer (7 de novembro de 2017). «Why Taylor Swift's Fearless Is Her Best Album». Billboard (em inglês). Consultado em 22 de junho de 2020. Arquivado do original em 22 de junho de 2020 
  89. «The 150 Greatest Albums Made By Women». NPR (em inglês). 24 de julho de 2017. Consultado em 22 de junho de 2020 
  90. «Taylor Swift - 'Love Story'» (em inglês). BBC Radio. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  91. «Digital Music Sales Around the World» (PDF) (em inglês). Federação Internacional da Indústria Fonográfica. 21 de janeiro de 2010. p. 32. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  92. a b Paul Grein (25 de maio de 2011). «Week Ending May 22, 2011. Songs: Flooding The Zone» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 6 de outubro de 2012 
  93. Paul Grein (7 de abril de 2011). «Chart Watch Extra: Lady A Makes Country History» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 6 de outubro de 2012 
  94. «Taylor Swift » Love Story» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  95. a b Gary Trust (15 de dezembro de 2009). «Best of 2009: Part 1». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  96. «Taylor Swift » Love Story» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  97. «ARIA Charts - Accreditations - 2009 Singles» (em inglês). Australian Recording Industry Association. 31 de dezembro de 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  98. «Taylor Swift - Love Story». CMT. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  99. a b «Taylor Swift » White Horse» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  100. Paul Grein (6 de fevereiro de 2011). «Week Ending Feb. 6, 2011: Katy Stands Alone» (em inglês). Yahoo!. Cópia arquivada em 4 de outubro de 2012 
  101. «White Horse - Taylor Swift». Vevo. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  102. «Taylor Swift: New song "You Belong With Me"». The St. Petersburg Times. 27 de julho de 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 23 de março de 2010 
  103. a b c «Taylor Swift - Chart history». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  104. Ayala Ben-Yehuda (6 de agosto de 2009). «T.I., Jay Sean Post High Debuts On Billboard Hot 100». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  105. Gary Trust (11 de fevereiro de 2011). «Ask Billboard: Britney Spears' '3' Decades of No. 1s». Billboard (em inglês). p. 3. Consultado em 3 de abril de 2011 
  106. «Taylor Swift - You Belong with Me». CMT. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  107. Jayson Rodriguez (13 de setembro de 2009). «Kanye West Crashes VMA Stage During Taylor Swift's Award Speech» (em inglês). MTV News. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  108. Aidin Vaziri (27 de dezembro de 2009). «2009 in Review: Pop Music». San Francisco Chronicle (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  109. «On the Set Behind the Scenes 'Fifteen'». Taylor Swift: On the Set. No minuto 22:00. Great American Country 
  110. Alicer Fisher (10 de maio de 2009). «Enough to make you scream». The Guardian (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  111. «RIAA - Gold & Platinum: "Taylor Swift songs"» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  112. «Hot 100 - Week of April 10, 2010». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  113. «Taylor Swift - Fearless (Song)» (em espanhol). Productores de Música de España. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  114. «Taylor Swift - 'Fearless'». CMT. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  115. «Taylor Swift's Olympics Song on iTunes Friday» (em inglês). Country Music Television. Viacom. 6 de agosto de 2008. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 1 de julho de 2013 
  116. «Countdown to Fearless» (em inglês). iTunes Store. Apple, Inc. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  117. «Taylor Swift – Body By Milk» (em inglês). About.com. 6 de novembro de 2008. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  118. Vena, Jocelyn (5 de outubro de 2009). «Taylor Swift, Carrie Underwood To Perform At CMA Awards» (em inglês). MTV News. Consultado em 8 de maio de 2013 
  119. Ryan, Joal (3 de dezembro de 2009). «What's the Difference Between Miley Cyrus and Taylor Swift? A Whole Lotta Grammy Nods» (em inglês). Entertainment Weekly. Consultado em 8 de maio de 2013 
  120. «Swift Debuts "White Horse"» (em inglês). Country Music Television. Viacom. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 21 de junho de 2013 
  121. «I'm Sorry/White Horse - Taylor Swift at the Grammy...» (em inglês). CMT.com. Viacom. Consultado em 21 de junho de 2013. Arquivado do original em 29 de junho de 2013 
  122. «Taylor Swift...video message wishing Loose Women happy 10th birthday» (em inglês). AOL. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  123. «Later... with Jools Holland Season 34 Episode 6» (em inglês). TV.com. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  124. «Taylor Swift Sends Mixed Messages About Taylor Lautner» (em inglês). PopSugar. 19 de novembro de 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  125. «Taylor Swift, 'White Horse' (Sessions)» (em inglês). AOL. Time Warner. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 21 de junho de 2013 
  126. «Taylor Swift – White Horse (Studio 330 Sessions)» (em inglês). Country Music Television. Viacom. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 21 de junho de 2013 
  127. «Taylor Swift "Belongs" on GAC» (em inglês). Great American Country. Scripps Networks Interactive. 15 de junho de 2009. Consultado em 21 de junho de 2013. Arquivado do original em 11 de julho de 2011 
  128. «Oasis and Killers to headline V Festival» (em inglês). The New Musical Express. IPC Media. 2 de março de 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 22 de junho de 2013 
  129. «Taylor Swift's You Belong with Me» (em inglês). MSNBC. NBC Universal. Consultado em 12 de junho de 2013 
  130. a b Wilkinson, Amy (13 de setembro de 2009). «Taylor Swift Puts NYC Front And Center With VMA Subway Performance» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 29 de março de 2013 
  131. Vena, Jocelyn (15 de setembro de 2009). «Taylor Swift Tells 'The View' Kanye West Hasn't Contacted Her» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 29 de março de 2013 
  132. Montgomery, James (8 de novembro de 2009). «Taylor Swift's 'SNL' Gig Includes Jokes About Taylor Lautner, Kanye West» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 29 de março de 2013 
  133. «Taylor Swift is GMTV Gorgeous» (em inglês). Just Jared Jr. Consultado em 29 de março de 2013 
  134. «Taylor Swift Performs at "Sound Relief" Brush Fire Benefit Concert in Australia» (em inglês). Yahoo!. 17 de março de 2009. Consultado em 29 de março de 2013 
  135. «The Sukkiri Morning Show – You Belong with Me» (em inglês). CMT. Viacom. Consultado em 29 de março de 2013. Arquivado do original em 26 de janeiro de 2016 
  136. Horner, Marianne (9 de março de 2010). «Taylor Swift to Headline Cavendish Beach Music Festival» (em inglês). The Boot. Consultado em 27 de junho de 2013 
  137. Vick, Megan (3 de novembro de 2010). «Taylor Swift Performs on 'Dancing With The Stars'» (em inglês). Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 3 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 22 de junho de 2013 
  138. a b c d Ditzian, Eric (31 de janeiro de 2010). «Taylor Swift Shares The Stage With Stevie Nicks At The Grammys» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 30 de março de 2013 
  139. Montgomery, James (3 de fevereiro de 2010). «Taylor Swift Backlash: Readers Weigh In» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 30 de março de 2013 
  140. Vena, Jocelyn (3 de fevereiro de 2010). «Taylor Swift's Grammy Performance Defended By Label CEO» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 30 de março de 2013 
  141. Mandi Bierly (30 de janeiro de 2009). «Taylor Swift to headline Fearless Tour: Awesome? Scary?». Entertainment Weekly (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  142. «Taylor Swift Concert Tickets Sell Swiftly (Jonesboro, AR)» (em inglês). KAIT 8. 14 de fevereiro de 2009. Consultado em 16 de fevereiro de 2009. Arquivado do original em 8 de junho de 2009 
  143. «Taylor Swift Presented Key to the City of Evansville, Ind.» (em inglês). CMT. 24 de abril de 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  144. «10 Interesting Facts about the World's Most Famous Arena» (em inglês). USA Student Travel. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  145. Jillian Mapes (23 de novembro de 2010). «Taylor Swift announces Speak Now World Tour». Billboard (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  146. «Justin Bieber Joins Taylor Swift UK TOUR» (em inglês). OceanUP. 25 de setembro de 2009. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  147. «Journey to Fearless: Taylor Swift» (em inglês). Best Buy. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  148. Wendy Goldman Getzler (29 de julho de 2011). «The Hub ratings show some momentum» (em inglês). Kids Screen. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  149. Zinc Media, Inc. «Taylor Swift » Fearless» (em inglês). Discogs. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  150. «Fearless (Bonus Track Version) » Taylor Swift» (em espanhol). iTunes. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  151. «Taylor Swift » Fearless (Australian Edition)» (em inglês). Overstock. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  152. «Fearless (Japan Import)» (em inglês). HMV. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  153. «Taylor Swift » Fearless» (em inglês). iTunes. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  154. Zinc Media, Inc. «Taylor Swift » Fearless (Target Exclusive)» (em inglês). Discogs. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  155. «Taylor Swift Is Even More 'Fearless,' One Day Early». MTV (em inglês). Consultado em 7 de maio de 2023 
  156. Fearless (CD liner notes). Taylor Swift. Big Machine Records. 2008. BMRATS0200 
  157. Paulson, Dave (21 de novembro de 2009). «Nathan Barlowe of Luna Halo Talks About Taylor Swift and 'Untouchable'». The Tennessean (em inglês). Consultado em 4 de novembro de 2017. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2020 
  158. a b Gary Trust (26 de outubro de 2010). «Taylor Swift: By-The-Numbers». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  159. Jonathan Cohen (19 de novembro de 2008). «Taylor Swift Soars To No. 1 Debut». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  160. Jonathan Cohen (26 de novembro de 2008). «Beyonce Starts 'Fierce' Atop Album Chart». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  161. a b c Katie Hasty (17 de dezembro de 2008). «Taylor Swift Reclaims Billboard 200 Throne». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  162. Keith Caulfield (4 de março de 2009). «Swift Steady at No. 1 While 'Slumdog' Slides Into Top Five». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  163. Paul Grein (17 de março de 2010). «Chart Watch Extra: The All-Time Record-Holders» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  164. Paul Grein (12 de maio de 2011). «Chart Watch Extra: 20 Years Of Top Albums» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  165. Paul Grein (15 de janeiro de 2010). «Chart Watch Extra: A Full Year In The Top 10» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  166. Paul Grein (3 de março de 2011). «Week Ending Feb. 28, 2010: Beyond The "Grave"» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  167. a b Paul Green (31 de outubro de 2010). «Week Ending Oct. 31, 2010: A Cool Million For Swift» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  168. a b Caulfield, Keith (26 de outubro de 2020). «Taylor Swift's 'Folklore' Becomes First Million-Selling Album of 2020 in U.S.» (em inglês). Billboard. Consultado em 15 de maio de 2020. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2020 
  169. a b «Certificações (Estados Unidos) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em inglês). Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, depois selecione Album, depois clique em SEARCH. Recording Industry Association of America. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  170. «Top Artist Finalists: Taylor Swift». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  171. Paul Grein (1º de junho de 2011). «Week Ending May 29, 2011. Albums: Gaga Goes On Sale» (em inglês). Yahoo!. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  172. John Williams (3 de novembro de 2010). «Taylor Swift shakes up charts». Canadian Online Explorer (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  173. a b «Taylor Swift - Fearless (Canadian Albums Chart)». Billboard. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  174. a b «Certificações (Canadá) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em inglês). Music Canada. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  175. a b «Taylor Swift - Fearless (ARIA Charts)» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  176. a b «ARIA Charts – Accreditations – 2010 Albums» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 19 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2020 
  177. a b «Taylor Swift - Fearless (Recorded Music NZ)» (em inglês). Recording Industry Association of New Zealand. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  178. a b «Certificações (Nova Zelândia) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em inglês). Recording Industry Association of New Zealand. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  179. «Taylor Swift Relishes Asia Success as Tour Wraps» (Nota de imprensa). Associated Press. 21 de fevereiro de 2011. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  180. «2009年07月第1週の邦楽アルバムランキング情報» (em japonês). Oricon. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  181. a b «フィアレス-プラチナム・エディション» (em japonês). Oricon. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  182. a b «Certificações (Japão) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em japonês). Recording Industry Association of Japan. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2020 
  183. a b «Taylor Swift receives 9X Platinum Award for her Fearless album» (em inglês). GMA New Media, Summit Media. 25 de fevereiro de 2011. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  184. a b «European Albums - Week of March 28, 2009». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  185. a b «Taylor Swift - Fearless (UK Albums Chart)». UK Albums Chart. The Official Charts Company 
  186. a b «Certificações (Reino Unido) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  187. a b c «Taylor Swift - Fearless (IRMA)» (em inglês). Irish Recorded Music Association. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  188. a b «2009 Certifications Awards – Multi Platinum». Irish Recorded Music Association (em inglês). Consultado em 2 de março de 2020 
  189. a b «Taylor Swift - Fearless (Pro-Música Brasil)». Pro-Música Brasil. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 16 de julho de 2013 
  190. a b Egan, Barry (25 de abril de 2021). «In re-recording her back catalogue, Taylor Swift is feeling the fear – and doing it anyway». Irish Independent. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  191. «Taylor Swift - Fearless (GfK Entertainment Charts)» (em alemão). Media Control Charts. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 12 de janeiro de 2012 
  192. «Taylor Swift - Fearless (ARIA Country Albums)» (em inglês). ARIA Charts. 11 de maio de 2012. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 8 de novembro de 2012 
  193. «Taylor Swift - Fearless (Ö3 Austria Top 40)» (em alemão). Ö3 Austria Top 40. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  194. «Taylor Swift - Fearless (Ultratop 50)» (em neerlandês). Ultratop 50. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  195. «Taylor Swift - Fearless (Ultratop 40)» (em francês). Ultratop 40. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  196. «Taylor Swift - Fearless (Hitlisten)». Tracklisten. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  197. «Taylor Swift - Fearless (The Official Charts Company)» (em inglês). The Official Charts Company. Consultado em 22 de junho de 2020 
  198. «Taylor Swift - Fearless (Productores de Música de España)» (em espanhol). Productores de Música de España. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  199. «Taylor Swift - Fearless (Syndicat National de l'Édition Phonographique)» (em francês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  200. «Taylor Swift - Fearless (IFPI Grécia)» (em grego). IFPI Grécia. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 22 de abril de 2012 
  201. «Taylor Swift - Fearless (Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas)» (em espanhol). Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 26 de novembro de 2010 
  202. «Taylor Swift - Fearless (VG-lista)». VG-lista. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  203. «Taylor Swift - Fearless (MegaCharts)» (em alemão). MegaCharts. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  204. «Taylor Swift - Fearless (UK Country Chart)» (em inglês). UK Country Chart. The Official Charts Company. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  205. «Taylor Swift - Fearless (2M)» (em russo). 2M. 25 de setembro de 2009. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 20 de novembro de 2012 
  206. «Taylor Swift - Fearless (verigetopplistan)». Sverigetopplistan. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  207. «Taylor Swift - Fearless (Schweizer Hitparade)» (em alemão). Swiss Music Charts. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  208. «Best of 2008 - The Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  209. «Best of 2008 - Top Country Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  210. «ARIA Charts - End Of Year Charts - Top 100 Albums 2009» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  211. «Best of 2009 - Top Canadian Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  212. «Best of 2009 - The Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  213. «Best of 2009 - Top Country Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  214. a b «Annual Albums Chart» (em inglês). Recording Industry Association of New Zealand. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  215. «UK Year-end Albums 2009» (PDF) (em inglês). The Official Charts Company. p. 5. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  216. «ARIA Charts - End Of Year Charts - Top 100 Albums 2010» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  217. «Best of 2010 - Top Canadian Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de junho de 2016. Cópia arquivada em 15 de junho de 2011 
  218. «Best of 2010 - The Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 15 de junho de 2011 
  219. «Best of 2010 - Top Country Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  220. «アルバム 年間ランキング-ORICON STYLE ランキング» (em japonês). Oricon. 20 de dezembro de 2010. Consultado em 4 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 20 de dezembro de 2010 
  221. «UK Year-end Charts 2010» (PDF) (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  222. «Best of 2011 - The Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  223. «Best of 2011 - Top Country Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  224. «Best of 2012 - The Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  225. «Best of 2013 - The Billboard 200». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  226. «ARIA Chart Sales – ARIA End of Decade Albums/Top 100» (PDF) (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  227. «Best of 2000s – Billboard 200 Albums». Billboard (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  228. «Greatest of All Time: Billboard 200 Albums» (em inglês). Billboard 200. Consultado em 3 de janeiro de 2016 
  229. «Certificações (Alemanha) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em alemão). Bundesverband Musikindustrie. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  230. «Certificações (Áustria) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em alemão). IFPI Áustria. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  231. «Certificações (Dinamarca) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em dinamarquês). IFPI Dinamarca. Consultado em 19 de dezembro de 2019 
  232. «Certificações (Noruega) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em inglês). IFPI Noruega. Consultado em 19 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 5 de novembro de 2012 
  233. «Certificações (Singapura) (álbum) – Taylor Swift – Fearless» (em inglês). Recording Industry Association Singapore. Consultado em 19 de dezembro de 2019. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2020 
  234. «IFPI Middle East Awards - 2010» (em inglês). Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Consultado em 2 de março de 2020. Arquivado do original em 1 de fevereiro de 2020