Fats Waller – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fats Waller

Fats Waller em 1938
Informação geral
Nome completo Thomas Wright Waller
Nascimento 21 de maio de 1904
Origem Cidade de Nova Iorque
Gênero(s) Jazz
Instrumento(s) Piano, vocais, órgão
Outras ocupações Pianista, cantor, organista

Thomas Wright Waller (Nova Iorque,21 de maio de 1904 - Kansas City, 15 de dezembro de 1943) mais conhecido como Fats Waller, foi pianista de jazz, organista, compositor e comediante dos Estados Unidos.[1]

Waller foi um dos mais populares artistas de sua época, com sucesso comercial e de crítica, em seu país e na Europa. Foi também fértil compositor, com várias composições ainda tocadas para modernas audiências, como "Honeysuckle Rose", "Ain't Misbehavin'" e "Squeeze Me".

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu no Harlem, em Nova Iorque, filho de um pastor batista. Começou estudando piano clássico e órgão na igreja. Jovem ainda teve lições regulares com um conhecido pianista do Harlem, James P. Johnson, que o ensinou jazz. Também foi influenciado por Willie "The Lion" Smith, músico que tocava um tipo de música chamada stride.[2] Fats gravou pela primeira vez com 18 anos.

Waller contraiu pneumonia e morreu numa viagem de trem próximo à cidade de Kansas, no Missouri, em 15 de dezembro de 1943. Assim que o trem chegou ao destino, a notícia da morte de Waller se espalhou pela estação, chegando a outro trem que ia para oeste. Nesse trem estava Louis Armstrong, que ao saber do fato, chorou por horas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Palmer, David. All You Need Is Love. Viking Press. 1976. ISBN 0670114480.
  • Waller, Maurice and Anthony Calabrese. Fats Waller. Schirmer Books. 1977. ASIN B000JV3G1U.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.