Família real dinamarquesa – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Família Real Dinamarquesa na sacada do Palácio de Amalienborg em 2022. Da esquerda para a direita: Princesa Josefina, Principe Vicente, Princesa Isabel, Príncipe Cristiano, o então Príncipe Herdeiro Frederico, a Rainha Margarida II, Príncipe Joaquim, Conde Félix, Conde Henrique, Condessa Atena e Conde Nicolau.

A família real dinamarquesa compreende os familiares mais próximos dos monarcas do Reino da Dinamarca. O atual chefe de Estado dinamarquês é o rei Frederico X, que ascendeu ao trono no dia 14 de janeiro de 2024 junto com sua esposa e rainha consorte Maria, após a abdicação da rainha Margarida II. Os descendentes de Frederico X e Maria são: Cristiano, Príncipe Herdeiro da Dinamarca, a princesa Isabel, o príncipe Vicente e a princesa Josefina.

Na família real dinamarquesa, os filhos do monarca e os do seu herdeiro aparente possuem o estilo de Sua Alteza Real (Hans ou Hendes Kongelige Højhed), enquanto os outros membros possuem o estilo de Sua Alteza (Hans ou Hendes Højhed). Já o (a) monarca é tratado (a) pelo estilo de Sua Majestade (Deres Majestæt).

A rainha Margarida II, suas irmãs e seus descendentes pertencem a Casa de Glücksburg, um ramo da Casa de Oldenburg. Os filhos da rainha Margarida II e sua descendência masculina também descendem agnaticamente da família de Laborde de Monpezat, e lhes foram dado o título de Conde e Condessa de Monpezat por decreto real de 30 de abril de 2008.[1]

A família real dinamarquesa possuí altos índices de aprovação na Dinamarca, variando entre 82% e 92%.[2]

Membros[editar | editar código-fonte]

Membros atuais[editar | editar código-fonte]

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

  • = Indivíduos que estão vivos.
  • = Indivíduos que exercem deveres oficiais.
  • = Indivíduos que estão falecidos.
Frederico IX
Ingrid da Suécia
Henrique de
Laborde de Monpezat
Margarida II
A Princesa Viúva de
Sayn-Wittgenstein-Berleburg

(Benedita)
Constantino II da Grécia
Ana Maria da Grécia
Família real grega*
O Rei
(Frederico X)
A Rainha
(Maria)
Alexandra de Frederiksborg
(div. 2005)
Joaquim
Maria Cavallier
O Príncipe Herdeiro
(Cristiano)
Isabel
Vicente
Josefina
Nicolau de
Monpezat
Félix de Monpezat
Henrique de Monpezat
Atena de Monpezat
Nota

* Membros estendidos incluem a família real grega

Membro anterior[editar | editar código-fonte]

A Condessa Alexandra em 2004.

Alexandra Manley, ex-esposa do filho mais novo da rainha Margarida II, o príncipe Joaquim, e mãe dos condes Nicolau e Félix de Monpezat, perdeu o tratamento de "Sua Alteza Real" durante o seu divórcio em 2005, sendo referida apenas como "Sua Alteza" e ganhando o título de Condessa de Frederiksborg (em dinamarquês: grevinde af Frederiksborg). Este título pessoal foi lhe dado pela sua ex-sogra, a rainha Margarida II, o qual utiliza até os dias atuais. Alexandra permaneceu também sendo uma Princesa da Dinamarca até perder este título durante seu novo casamento com Martin Jørgensen, em 3 de março de 2007, deixando efetivamente de ser tratada como "Sua Alteza". Desde 2007, ela não é considerada um membro da família real dinamarquesa, mas manteve o tratamento e título de Sua Excelência a Condessa de Frederiksborg.[3][4]

Extensão da família[editar | editar código-fonte]

Família real grega[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Família real grega

Alguns membros da deposta família real grega possuem o título de "Príncipe" ou "Princesa da Grécia e Dinamarca" com o estilo de "Sua Alteza Real" ou "Sua Alteza", em conformidade com a Ordem do Gabinete Real de 1774 e como descendentes agnáticos de Jorge I da Grécia, que era filho do futuro rei Cristiano IX da Dinamarca, que foi e permaneceu sendo Príncipe da Dinamarca até sua ascensão ao trono da Grécia em 1863. Até 1953, sua descendência dinástica permaneceu na linha de sucessão dinamarquesa. No entanto, nenhum ato dinamarquês revogou a utilização do título pelos descendentes de Jorge I, nem para os que viviam em 1953, nem para aqueles que nasceram depois de 1953.

Apenas três membros da família real grega não ostentam o título de “Princesa da Dinamarca” nem o tratamento de Alteza [5][6]:

  • A princesa Marina Karélla (esposa do príncipe Miguel da Grécia e Dinamarca);
  • A princesa Alexandra da Grécia (filha do príncipe Michel e esposa de Nicolas Mirzisantz);
  • A princesa Olga da Grécia (filha do príncipe Miguel e esposa de Aymon, “Duque da Apúlia”).

Dois membros da família real grega, que nasceram "príncipes da Grécia e da Dinamarca", eram cônjuges de monarcas na Europa:

Família real norueguesa[editar | editar código-fonte]

O rei Haakon VII, filho de Frederico VIII da Dinamarca e fundador da linhagem norueguesa da Casa de Glücksburg, com sua esposa Maud de Gales e seu filho, o príncipe Olavo (1917).
Ver artigo principal: Família real norueguesa

A família real norueguesa descende legitimamente da linhagem masculina do rei Frederico VIII da Dinamarca, bisavô da rainha Margarida. Haakon VII da Noruega, nascido príncipe Carlos da Dinamarca, filho mais novo de Frederico VIII, que assim como o seu tio Jorge I da Grécia, foi convidado para reinar em outro país. Assim como o ramo grego, os membros noruegueses não possuem mais direito ao trono dinamarquês, mas ao contrário dos gregos, eles abdicaram dos títulos dinamarqueses quando ascenderam ao trono estrangeiro em 1905.

Família ducal de Schleswig-Holstein[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Casa de Glücksburg

A família ducal de Schleswig-Holstein descende legitimamente da linhagem masculina do rei Cristiano III da Dinamarca. Assim como o ramo grego, os membros de Schleswig-Holstein não possuem direito a sucessão ao trono dinamarquês, mas diferente do ramo grego, eles abdicaram dos títulos dinamarqueses quando ascenderam ao trono estrangeiro em 1564.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «House of Monpezat». Kongehuset.dk (Nota de imprensa) (em dinamarquês). Danish Monarchy. 30 de abril de 2008. Cópia arquivada em 3 de junho de 2011 
  2. «Once upon a time». The Age. Melbourne. 10 de maio de 2004 
  3. «Princess Alexandra Of Denmark And Martin Jorgensen - Wedding». Getty Images (em inglês) 
  4. «Countess Alexandra and Martin Jørgensen to Separate: September 8, 2015 - Page 7 - The Royal Forums». www.theroyalforums.com (em inglês). Consultado em 8 de novembro de 2017 
  5. Willis, Daniel (1999). Clearfield Co, ed. The Descendants of Louis XIII (em inglês). Baltimore: [s.n.] 807 páginas. ISBN 0-8063-4942-5 
  6. Willis, Daniel (2002). Clearfield Co., ed. The Descendants of King George I of Great Britain (em inglês). Baltimore: [s.n.] 819 páginas. ISBN 0-8063-5172-1