Fadila – Wikipédia, a enciclopédia livre

Fadila
Nascimento 159
Roma Antiga
Morte 190
Cidadania Roma Antiga
Progenitores
Cônjuge Marco Peduceu Pláucio Quintílio
Filho(a)(s) Plautia Servilla
Irmão(ã)(s) Cómodo, Marco Ânio Vero César, Annia Aurelia Galeria Faustina, Lucila, Ânia Cornifícia Faustina Menor, Víbia Aurélia Sabina, Titus Aurelius Fulvus Antoninus, Domitia Faustina
Título princesa

Ânia Aurélia Fadila (em latim: Annia Aurelia Fadilla; 159 - depois de 211[1]), conhecida apenas como Fadila, foi uma influente princesa romana, uma das filhas do imperador romano Marco Aurélio e da imperatriz Faustina Menor. Ela era irmã da imperatriz Lucila e do imperador Cômodo. Seu nome é uma homenagem à sua finada tia materna, Aurélia Fadila. O cognome Fadila era utilizado pela mãe e meia-irmã do imperador anterior e seu avô materno, Antonino Pio, casado com Faustina Maior. Os avós paternos de Fadila eram Domícia Lucila e o pretor Marco Ânio Vero.

História[editar | editar código-fonte]

Fadila nasceu e foi criada em Roma e, durante o reinado do pai, casou-se com o senador - e, posteriormente, duas vezes cônsul e áugure - Marco Peduceu Pláucio Quintilo, um sobrinho do co-imperador Lúcio Vero, que reinou com o pai de Fadila entre 161 e 169 e era filho adotivo de Antonino Pio. A mãe de Pláucio Quintilo era uma nobre chamada Ceiônia Fábia, uma das irmãs de Lúcio Vero. O casal teve dois filhos: (Pláucio) Quintilo e Pláucia Servila.

Quando Marco Aurélio morreu, em 180, o irmão de Fadila, Cômodo, o sucedeu. Durante o reinado dele, Fadila e sua família viveram num palácio privativo no monte Capitolino, na capital, o mesmo que seria, muito depois, concedido à mãe do imperador Heliogábalo (r. 218-222) à sua mãe. Pláucio Quintilo se tornou um dos principais conselheiros de Cômodo.

De acordo com Herodiano ("História do Império Romano" 1.13.1), Fadila alertou o irmão que Marco Aurélio Cleandro, um prefeito pretoriano, estaria se tornando poderoso demais. Com a ajuda de uma de suas irmãs, ela descobriu e revelou uma conspiração palaciana cujo objetivo era derrubar Cômodo em 189.

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jona Lendering. «Marcus Aurelius». Livius.org. Consultado em 15 de junho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • «Fadilla» (em inglês). A Bit of History. Consultado em 11 de agosto de 2013 
  • «Fadilla» (em inglês). Livius.org. Consultado em 11 de agosto de 2013