Protocolo de Transferência de Arquivos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Protocolo de Transferência de Arquivos (do inglês: File Transfer Protocol, abreviado FTP) é um protocolo padrão/genérico independente de hardware sobre um modo de transferir arquivos/ficheiros e também é um programa de transferência. (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix).

A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado a este. É o padrão da pilha para transferir arquivos.

Visão geral do protocolo[editar | editar código-fonte]

O protocolo é especificado na RFC 959, resumida logo a seguir.[1]

Um cliente realiza uma conexão TCP para a porta 21 do servidor. Essa conexão, chamada de conexão de controle, permanece aberta ao longo da sessão enquanto uma segunda conexão, chamada conexão de dados, é estabelecida na porta 20 do servidor e em alguma porta do cliente (estabelecida no diálogo entre ambos) como requisitado para a transferência de arquivos. A conexão de controle é utilizada para administração da sessão (comandos, identificação)[2] entre cliente e servidor utilizando um protocolo semelhante ao Telnet. Por exemplo, "RETR filename" iria transferir o arquivo especificado de um servidor para um cliente. Devido a essa estrutura de duas portas, FTP é considerado out-of-band, ao contrário de protocolos in-band, tal como HTTP.[2]

O servidor responde na conexão de controle com três dígitos de código de estado em ASCII com uma mensagem de texto opcional. Por exemplo, "200" ou "200 OK" significa que o último comando obteve sucesso. Os números representam o número do código e o texto opcional representa as explicações ou parâmetros necessários.[3] Uma transferência de arquivo em progresso, sobre uma conexão de dados, pode ser abortada utilizando uma mensagem de interrupção enviada sobre a conexão de controle.

FTP pode ser executado em modo ativo ou passivo, os quais determinam como a conexão de dados é estabelecida. No modo ativo, o cliente envia para o servidor o endereço IP e o número da porta na qual ele irá ouvir e então o servidor inicia a conexão TCP. Em situações onde o cliente está atrás de um firewall e inapto para aceitar entradas de conexões TCP, o modo passivo pode ser utilizado. O cliente envia um comando PASV para o servidor e recebe um endereço IP e um número de porta como resposta, os quais o cliente utiliza para abrir a conexão de dados com o servidor.[1] Ambos os modos foram atualizados em Setembro de 1998 para adicionar suporte ao IPv6 e feitas algumas mudanças no modo passivo, tornando-o modo passivo estendido.[4]

Durante a transferência de dados sobre a rede, quatro representações de dados podem ser utilizadas[5]:

  • Modo ASCII: usado para texto. Dado é convertido, se necessário, da representação de caracteres do host remetente para 8-bit em ASCII antes da transmissão, e (novamente, se necessário) para a representação de caracteres do host destinatário. Como consequência, esse modo é inapropriado para arquivos que contenham dados numéricos em binário, ponto flutuante ou forma decima codificada em binário.
  • Modo imagem (normalmente chamada de modo binário): a máquina remetente envia cada arquivo byte a byte e como tal, o destinatário armazena o fluxo de bytes conforme ele os recebe (o suporte ao modo imagem tem sido recomendado para todas as implementações de FTP).
  • Modo EBCDIC: utilizado para texto simples entre hosts utilizando o conjunto de caracteres EBCDIC.
  • Modo local: permite que dois computadores com configurações idênticas enviem dados em um formato proprietário sem a necessidade de convertê-los para ASCII.

Para arquivos texto, são fornecidas opções para diferentes controles de formato e estrutura de registros. Esses recursos foram projetados para suporte à formatação Telnet ou ASA.

A transferência de dados pode ser feita em qualquer um dos três modos a seguir:[3]

  • Modo fluxo: dado é enviado como um fluxo contínuo, liberando FTP de fazer algum processamento. Ao invés disso, todo processamento é deixado para o TCP. Nenhum indicador de fim de arquivo é necessário, a menos que o dado esteja dividido dentro de registros.
  • Modo de bloco: FTP quebra o dado dentro de vários blocos( bloco de cabeçalho, contagem de byte e campo de dado) e então passa-o para o TCP.[5]
  • Modo comprimido: dado é comprimido utilizando um algoritmo simples.

Como ocorre a transferência de arquivos[editar | editar código-fonte]

A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado "cliente" (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor. Para existir uma conexão ao servidor,caso o servidor exija, o utilizador informa um nome de utilizador (ou username, em inglês) e uma senha password, bem como o nome correto do servidor ou seu endereço IP. Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida.

Acesso aos servidores FTP[editar | editar código-fonte]

O acesso a servidores FTP pode ocorrer de dois modos: através de uma interface ou através da linha de comando, tanto usuários LINUX como usuários Windows podem acessar através dos dois modos. O modo linha de comando está presente em qualquer distribuição LINUX-like e Windows, através do telnet.

A partir de qualquer navegador credenciado (Internet Explorer, Firefox, ou mesmo no Windows Explorer), conforme a norma RFC1738[6] também é possível aceder a um servidor FTP digitando na barra de endereço:

ftp://[username]:[password]@[servidor]

ou

ftp://[username]:[password]@[servidor]:[porta]

Um servidor FTP é o servidor que oferece um serviço de acesso a um disco rígido ou servidor de arquivos criados através de um protocolo FTP. É ele que armazena as informações ou dados enviados por um usuário e que estarão acessíveis por qualquer membro da internet.

Servidores FTP são muito usados quando se trabalha com grandes volumes de dados compartilhados pela rede. E eles são bastante úteis para gerenciar essas informações entre diversos clientes que solicitam o acesso a eles.

Modos e interfaces[editar | editar código-fonte]

O protocolo subjacente ao FTP pode rodar nos modos interativo ou batch. O cliente FTP fornece uma interface interativa, enquanto que o MIME e o HTTP usam-no diretamente. O protocolo permite a gravação e obtenção de arquivos, a listagem da pasta e a alteração da pasta de trabalho.

Comandos do cliente FTP[editar | editar código-fonte]

Os servidores de FTP raramente mudam, mas novos clientes FTP aparecem com bastante regularidade. Estes clientes variam no número de comandos que implementam, a maioria dos clientes FTP comerciais implementam apenas um pequeno subgrupo de comandos FTP. Mesmo que o FTP seja um protocolo orientado a linha de comandos, a nova geração dos clientes FTP esconde esta orientação num ambiente gráfico, muitas vezes, muito desenvolvido.

A interface cliente do FTP do BSD UNIX é um padrão por si mesma, possuindo muitos comandos arcaicos como tenex ou carriage control, que hoje não têm uso. Os comandos mais usados são o cd, dir, ls,get e put.

O FTP tem particularidades que são hoje pouco comuns. Depois da ativação do ftp, é estabelecida uma conexão ao host remoto. Esta conexão envolve o uso da conta do usuário no host remoto, sendo que alguns servidores FTP disponibilizam anonymous FTP.

Certos comandos são os que fazem a transferência bidirecional de arquivos, são eles:

  • get do servidor FTP para o host local (mget para mais que um arquivo)
  • put para o servidor FTP a partir do host local (mput para mais que um arquivo)

Nota: alguns comandos podem não funcionar com o usuário sendo anonymous, pois tal conta tem limitações de direitos a nível do sistema operacional.

Tradução de nomes de arquivos[editar | editar código-fonte]

A sintaxe dos nomes dos arquivos pode ser incompatível entre diferentes Sistemas Operacionais. O UNIX usa 128 caracteres, maiúsculas e minúsculas, enquanto que o DOS usa 8 + 3 caracteres e apenas maiúsculas. Certos nomes não podem ser usados em alguns sistemas. Devido a isto tudo o BSD ftp define regras para a tradução de nomes.

Mensagens FTP[editar | editar código-fonte]

O FTP permite dois modos de transferência de mensagens FTP: texto (com traduções apropriadas) ou binário (sem tradução). Cada mensagem do servidor inclui um identificador decimal de 3 dígitos (exemplo: 226 Transfer complete). Estas mensagens podem ser vistas ou não, usando para isso o modo verbose ou quiet, respectivamente.

Modo cliente-servidor do FTP[editar | editar código-fonte]

O servidor remoto aceita uma conexão de controle do cliente local. O cliente envia comandos para o servidor e a conexão persiste ao longo de toda a sessão (tratando-se assim de um protocolo que usa o TCP).

O servidor cria uma conexão de dados para a transferência de dados, sendo criada uma conexão para cada arquivo transferido. Estes dados são transferidos do servidor para o cliente e vice e versa.

Os comandos estão separados dos dados e o cliente pode enviar comandos durante a transferência de dados. O encerramento da conexão indica o fim do arquivo.

Lista de Comandos FTPs[editar | editar código-fonte]

Os comandos abaixo podem ser executados no FTP através da linha de comando. Os comandos do FTP podem ser abreviados, desde que não formem expressões ambíguas.

Os comandos podem estar abreviados. Seguem os comandos:

  • !: Executa o comando na máquina local.
  • ?: Semelhante a help.
  • append: Adiciona dados a um arquivo existente.
  • ascii: Configura o tipo de transferência de arquivos para ASCII.
  • bell: Emite um bip quando um comando é executado.
  • binary: Configura o tipo de transferência de arquivos para binário.
  • bye: Encerra a sessão FTP.
  • cd: Seguido de caminho/diretório muda para o diretório informado.
  • delete: Apaga um arquivo. Para mais de um arquivo usa-se mdelete.
  • debug: Estabelece a modalidade de depuração.
  • dir: Mostra o conteúdo do diretório servidor atual.
  • disconnect: Semelhante a bye.
  • get: Obtêm um arquivo do servidor. Para mais de um arquivo usa-se mget.
  • glob: Seleciona a expansão para nomes de arquivo.
  • hash: Demonstra cada bloco do arquivo durante a transferência. Cada bloco compõe-se de 1024 bytes.
  • help: Lista sumariamente todos comandos disponíveis.
  • literal: Permite enviar comandos arbitrários.
  • ls: Mostra uma lista abreviada do conteúdo do diretório servidor.Para mais de uma pasta usa-se*mls.
  • mkdir: Cria um diretório ou subdiretório no servidor.
  • prompt: Ativa/desativa o modo interativo.
  • put: Envia um arquivo ao servidor. Para enviar mais de um arquivo usa-se mput.
  • pwd: Mostra o diretório de trabalho.
  • quit: Finaliza a sessão FTP.
  • quote: Envia subcomandos do servidor FTP, como se encontram no servidor.
  • recv: Similar a get.
  • remotehelp: Solicita ajuda do servidor FTP remoto.
  • rename: Renomeia um arquivo.
  • send: Semelhante a put.
  • status: Obtem informações de estado do servidor.
  • trace: Demonstra o caminho percorrido pelo arquivo na transferência.
  • type: Especifica o tipo de representação.
  • user: Iniciar a sessão no servidor.
  • verbose: Ativa/desativa a modalidade literal.

Servidores FTP[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Postel, J., & Reynolds. J. (Outubro, 1985). RFC 959. In The Internet Engineering Task Force. Retrieved from http://www.ietf.org/rfc/rfc0959.txt
  2. a b Kurose, J.F. & Ross, K.W. (2010). Computer Networking. 5th ed. Boston, MA: Pearson Education, Inc.
  3. a b Forouzan, B.A. (2000). TCP/IP: Protocol Suite. 1st ed. New Delhi, India: Tata McGraw-Hill Publishing Company Limited.
  4. Allman, M. & Metz, C. & Ostermann, S. (September 1998). RFC 2428. In The Internet Engineering Task Force. Retrieved from http://www.ietf.org/rfc/rfc2428.txt
  5. a b Clark, M.P. (2003). Data Networks IP and the Internet. 1st ed. West Sussex, England: John Wiley & Sons Ltd.
  6. «RFC 1738 Uniform Resource Locators (URL)» 
  7. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • RFC 959 – Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP).
  • RFC 1579 – FTP Amigável ao Firewall.
  • RFC 2228 – Extensões de Segurança FTP.
  • RFC 2428 – Extensões FTP para IPv6 e NATs.
  • RFC 2640 – Internacionalização do Protocolo de Transferência de Arquivos.
Protocolo
Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.