Evágrio do Ponto – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Evágrio.
Evágrio do Ponto
Evágrio do Ponto
Nascimento 345
Ibora
Morte 399 (53–54 anos)
Uádi Natrum, Egito
Cidadania Roma Antiga
Ocupação escritor, teólogo, monge cristão, asceta

Evágrio do Ponto ou Evágrio Pôntico (em grego Euagrios Pontikos; Ponto, c. 346399/400 no Egito) foi um escritor, asceta e monge cristão.

Evágrio dirigiu-se ao Egito, a «Pátria dos Monges», a fim de ver a experiência desses homens no deserto, e acabou por se juntar a uma comunidade monástica do Baixo Egito. Seguidor das doutrinas de Orígenes, foi por diversas vezes condenado — de facto, Evágrio teve importante papel na difusão do Origenismo entre os monges do deserto egípcio, tendo-se tornado líder de uma corrente monástica origenista.

Apesar disso, Evágrio trouxe um aspecto positivo para a Igreja. Da sua vivência com os monges, traçou as principais doenças espirituais que os afligiam — os oito males do corpo; esta doutrina foi conhecida de João Cassiano, que a divulgou pelo Oriente; mais tarde, o Papa Gregório Magno também ouviu falar nela, e adaptou-a para o Ocidente como os sete pecados capitais e reduzindo de 8 para 7 — a saber a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça (à qual Evágrio chamara de acídia e tristeza).