Esperança – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Esperança (desambiguação).
Estátua da Esperança - Jacques Du Brœucq

Esperança é a expectativa de melhora ou solução completa para uma realidade específica ou mesmo para toda a realidade humana. Tem base em aspectos da razão, emoção e vontade humana.

Exemplos de esperanças incluem ter esperança de ficar rico, ter esperança de que alguém se cure de uma doença, ou ter esperança de a humanidade alcance o aperfeiçoamento moral.

Mitologia e religião[editar | editar código-fonte]

A Esperança, ao lado da e do Amor, é uma das 3 virtudes teologais do Cristianismo. Por meio desta virtude, os cristãos desejam e esperam de Deus a vida eterna e o Reino de Deus como a felicidade última para eles, colocando as suas confianças nas promessas de Cristo. Para merecer e perseverar esta confiança até ao fim da vida terrena, os cristãos acreditam que a ajuda da graça do Espírito Santo é fulcral (CCIC, n. 387).

Já na Mitologia Grega, a esperança não é considerado uma virtude. Pandora, a primeira mulher, criada pelos deuses abre uma caixa onde continha todos os males da Humanidade. Ao fechá-la, o único mal que resta dentro dela é a Esperança.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Esperança
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia/um(a) filósofo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre psicologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.