Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto – Wikipédia, a enciclopédia livre

Escola Superior de Saúde do Porto
ESSPORTO
ESS
Lema Somos Saúde
Nomes anteriores Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto

Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto

Fundação 23 de Setembro de 1980
Tipo de instituição Ensino politécnico
Localização Porto, Portugal
Funcionários técnico-administrativos 49
Presidente Cristina Prudêncio (desde Novembro de 2017)
Docentes ~ 400
Total de estudantes > 3500
Cores Amarelo e Cinza
Página oficial https://www.ess.ipp.pt
Edifício principal da Escola Superior de Saúde do Porto (Politécnico do Porto)
Edifício principal da Escola Superior de Saúde do Porto (Politécnico do Porto)

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS) é uma das unidades orgânicas do Instituto Politécnico do Porto. A sua vocação é o ensino superior nas áreas da Saúde, de Diagnóstico e Terapêutica.

A Escola Superior de Saúde teve início em 1980, na então designada Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, ainda sob a tutela do Ministério da Saúde.

Com o desenvolvimento Tecnológico em Saúde, a formação técnica passou ao grau de formação superior. Os cursos desta instituição foram integrados no sistema educativo nacional, ao nível do Ensino Superior Politécnico. A escola muda a sua designação para Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e, novamente, em 2016 para Escola Superior de Saúde.

Em 2004 a instituição integra o Instituto Politécnico do Porto, mas só em 2006 é reconhecida formalmente como uma unidade orgânica deste instituto.

Atualmente, localiza-se no Pólo Universitário da Asprela, a par com outras unidades orgânicas e com a gestão do Politécnico do Porto. [1]

Todas os cursos estão de acordo com o Processo de Bolonha.

Campus[editar | editar código-fonte]

O Campus da ESS conta com 10 edifícios, sendo estes organizados da seguinte forma:

Edifício 1 – Gabinetes de Docentes e Salas de Reuniões, Centro de Informática, Ginásios de

Fisioterapia, Laboratórios de Terapia Ocupacional e Salas de Aula.

Edifício 2 – Laboratórios nas áreas de Audiologia, Cardiopneumologia, Neurofisiologia e

Terapia da Fala, Bar e Área Versátil

Edifício 3 – Auditório Magno, outros Auditórios e Salas de Aula, Presidência, Serviços de Apoio à Presidência, Conselho Técnico-Científico, Conselho Pedagógico, Secretariado

Edifício 4 – Biblioteca e Sala de Estudo da Biblioteca

Edifício 5 – Associação de Estudantes, Salas de Aula e de Informática, Laboratórios nas áreas

de Análises Clínicas e Saúde Pública, Anatomia Patológica, Biologia Celular e Histologia,

Ciências Funcionais, Farmácia, Polivalente e Saúde Ambiental, Área de apoio ao estudo,

Auditório 3, Laboratórios nas áreas de Biotecnologia Medicinal, Física, Medicina Nuclear,

Ortóptica, Polivalente e Química

Edifício 6 – Praça de Alimentação

Edifício 7 – Salas de Aula e Laboratórios nas áreas de Radioterapia e Radiologia

Edifício 8 – Clínica Pedagógica ESS | P. PORTO, Gabinete de Apoio ao Estudante, Laboratórios,

Centro de Investigação em Saúde e Ambiente (CISA), Salas de Aula, Laboratório de Osteopatia,

Estúdio de Saúde e Bem-Estar ESS

Porto Research and Innovation Health Unit (PRIHU) – Sala de Atos, Sala Principal de Co-Working, Laboratórios e Centro de Investigação em Reabilitação (CIR)

Porto Research, Technology & Innovation Center (PORTIC) – Salas de Aula e Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO).

Estudos[editar | editar código-fonte]

Os estudos na ESS tem uma oferta formativa diversificada dividindo-se em Ano Zero, 10 Cursos Técnicos Superior Profissional, 14 Licenciaturas, 13 Mestrados, 3 Programas Doutorais em Parceria e Pós-Graduações.

Atualmente, as Licenciaturas são em regime diurno e podem ser frequentadas em regime de tempo parcial. A maioria das Licenciaturas têm uma duração mínima de 4 anos, à exceção de Biotecnologia Medicinal e Saúde Digital que têm uma duração de 3 anos.

Os Mestrados são ministrados em regime diurno e pós-laboral e têm a duração de 2 anos. Em 6 dos Mestrados, os estudantes podem escolher uma especialização no fim do primeiro ano.

O Mestrado Euro-Asiático em Tecnologia Médica e Negócios em Saúde (EMMaH) é um ciclo de estudos com a possibilidade de financiamento Erasmus Mundus e da Université Franco-Allemande. É resultado de um consórcio com mais 3 instituições: University of Lille (França), Hamburg University of Applied Sciences (Alemanha) e Taipei Medical University (Taiwan).

Os Programas Doutorais têm protocolos estabelecidos com diferentes universidades, nomeadamente a Universidade de Vigo, a Universidade da Corunha a Universidade de Salamanca e a Universidade do Porto.

Serviços da ESS[editar | editar código-fonte]

Área de Académicos, Alumni[2] e Atividades na Comunidade[editar | editar código-fonte]

No serviço de Gestão Académica faz-se a gestão de todos os estudantes da escola, nomeadamente: matrículas, inscrições, informações sobre frequência, aproveitamento escolar, pagamento de propinas ou outras questões.

Gabinete de Relações Externas e Cooperação[3][editar | editar código-fonte]

A ESS | P.PORTO é um ponto de partida para abraçar outras experiências através dos programas de mobilidade. O Erasmus+[4] é um programa com muito sucesso e reconhecimento além fronteiras.

Com a ajuda do Gabinete de Relações Externas e Cooperação, é possível planear a saída para o país escolhido.

Serviço de Documentação e Informação[5][editar | editar código-fonte]

Na Biblioteca da ESS encontra recursos especializados na área da Saúde, seja na coleção de mais de 8 mil livros físicos, ou através das bases de dados científicas.

Gabinete de Apoio ao Estudante[6][editar | editar código-fonte]

O Gabinete de Apoio ao Estudante presta apoio psicológico aos estudantes em assuntos da sua vida pessoal e social, académica e vocacional/da carreira.

As formas de intervenção mais comuns são a consulta psicológica individual, as workshops e intervenções em grupo e a consultoria. Genericamente, procura contribuir para o bem-estar, o desenvolvimento pessoal e social, a saúde psicológica e o sucesso académico dos estudantes ao longo do seu percurso na ESS.

Comunidade da ESS[editar | editar código-fonte]

Associação de Estudantes[7][editar | editar código-fonte]

A Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS) é gerida por estudantes e para estudantes. Esta associação representa os estudantes e é um espaço de partilha de experiências a que pode aceder a qualquer momento.

Grupos Académicos e Musicais[editar | editar código-fonte]

A ESS | PPORTO conta com três grupos de música académica.

Fundada em 1995, a TunaTS é a tuna masculina que representa a escola. Na sua história conta com a participação em vários eventos académicos, festivais e outras presenças em várias iniciativas.

Em 1996 surge a Tesuna, a tuna feminina. Estas estudantes também participam em vários eventos académicos e não só, representam a escola com muita garra e orgulho.

Mais recentemente, um grupo de estudantes juntou-se para formar o Grupo de Fados Salutaris. Apesar de só existirem desde 2017, estes estudantes são muito ativos na comunidade académica e representam uma diversificação nos grupos académicos musicais da escola.

Clínica Pedagógica[8][editar | editar código-fonte]

A Clínica Pedagógica ESS | P.PORTO é uma estrutura de carácter científico-pedagógico dentro da escola (E.8.). Os principais objetivos da Clínica são proporcionar aos estudantes um contexto de elevado valor formativo e apoiar a Comunidade que os rodeia.

A Clínica conta com os melhores profissionais e professores nas suas áreas de especialização clínica para a prestação de serviços de saúde personalizados e de qualidade. Estes serviços estão à disposição dos estudantes.

Centros de Investigação[9][editar | editar código-fonte]

A ESS | P.PORTO tem três centros de investigação: Centro de Investigação em Reabilitação (CIR), Centro de Investigação em Saúde e Ambiente (CISA) e o Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO).

Estes espaços contribuem para o avanço da ciência e tecnologia, participando em projetos de investigação científica nacionais e internacionais e estabelecendo protocolos de cooperação com várias instituições.

Nestes centros juntam-se professores, estudantes e investigadores e materiais adequados ao desenvolvimento das suas atividades pedagógicas e científicas, no âmbito de projetos autónomos ou em parceria com outras instituições.

Programa de Mentoria[editar | editar código-fonte]

O Programa Mentoria na ESS | P.PORTO (MESS) é uma iniciativa do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Saúde, que conta com o apoio da Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde (aeESS).

É um programa interpares e voluntário de integração académica, pessoal e social dos estudantes e pretende promover o sucesso educativo, fomentar as relações interpessoais e evitar o abandono e insucesso escolar.

Referências

  1. «Apresentação — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  2. «Alumni — P.PORTO | Ensino Superior Público». www.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  3. «Internacional — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  4. «ERASMUS+ — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  5. «Serviço de Documentação e Informação — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  6. «Gabinete de Apoio ao Estudante — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  7. «Associação de Estudantes (aeESS) — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  8. «Clínica pedagógica — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 
  9. «Centros de Investigação — Escola Superior de Saúde». www.ess.ipp.pt. Consultado em 20 de março de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]