Escala de tempo geológico – Wikipédia, a enciclopédia livre

Escala do tempo geológico simplificada, mostrando todos os éons e eras; os períodos da eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica; e as épocas dos períodos Paleógeno, Neógeno e Quaternário. Os demais períodos, épocas e idades não estão nomeados, mas seus limites estão visíveis.
Representação em formato de relógio mostrando algumas unidades geológicas e alguns eventos da história da Terra.

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde a formação da Terra até ao presente, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do quadro estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia[1] da União Internacional de Ciências Geológicas.[2]

Critérios de terminologia[editar | editar código-fonte]

Correspondência entre unidades cronoestratigráficas e geocronológicas
Cronoestratigráficas
(corpos de rocha)
Geocronológicas
(tempo)
Éonotema
Éon
Eratema
Era
Sistema
Período
Série
Época
Andar
Idade
Cronozona
Cron

A escala está composta por combinações de:

  • Unidades cronoestratigráficas (andar, série, sistema, eratema, éonotema), que respondem a conjuntos de rochas, estratificadas ou não, formadas durante um determinado intervalo de tempo. Eles são baseados nas variações do registro fóssil (bioestratigrafia) e estratigráfico (estratigrafia). Estas são as unidades com as quais as divisões da escala cronoestratigráfica padrão foram estabelecidas para o Fanerozoico (o Ediacariano e o Criogênico Pré-Cambriano). Eles servem como suporte de material de referência.
  • Unidades geocronológicas (idade, época, período, era, éon), unidades de tempo equivalentes um por um com cronoestratigráficas. Eles são a referência temporal relativa da escala para Fanerozoico.
  • Unidades geocronométricas, definidas por idades absolutas (tempo em milhões de anos). São as unidades com as quais as divisões da escala foram estabelecidas para o Pré-Cambriano (exceto o Ediacariano e o Criogênico).[3] datas absolutas mostrados na escala para o Fanerozoico e Ediacariano estão sob revisão, e aqueles sem estereótipo limite inferior formalizado são aproximados, então eles não podem ser considerados unidades geocronométricas.

A unidade básica da escala é o andar (e sua idade equivalente), geralmente definida por alterações detectadas no registro fóssil e ocasionalmente, apoiada por mudanças paleomagnéticas (inversão de polaridade do campo magnético da Terra) litológicos devido a mudanças climáticas, efeitos tectônicos ou aumento ou queda do nível do mar. Unidades superordinate refletir as mudanças mais significativas nas faunas de inferido últimos registros fósseis (Paleozoico ou Mesozoico), litologia da região onde definido (Carbonífero, Triássico e Cretáceo) e mais raramente aspectos paleoclimática (Criogênico). Muitos nomes referem-se ao local onde as sucessões estratigráficas de referência foram estabelecidas ou foram inicialmente estudadas (Permiano ou Maastrichtiano).[4]

Para certas subdivisões da escala "inferior" e "superior" são usados ​​quando se refere a unidades cronoestratigráficas (corpos de rocha) ou "início" e "final" com referência a unidades geocronológicos (tempo) é feito. Em ambos os casos o nome da unidade correspondente da posição superior, como Triássico Superior (série) e Triássico Tardio (tempo) é adicionado na parte dianteira.

História e nomenclatura da escala de tempo geológico[editar | editar código-fonte]

História antiga[editar | editar código-fonte]

Na Grécia antiga, Aristóteles (384-322 A.C.) observou que fósseis de conchas em rochas se assemelhavam àquelas encontradas nas praias - ele inferiu que os fósseis nas rochas eram formados por organismos e argumentou que as posições de terra e mar haviam mudado durante longos períodos de tempo. Leonardo da Vinci (1452-1519) concordou com a interpretação de Aristóteles de que os fósseis representavam os restos da vida antiga.[5]

No século XI, o geólogo persa Avicena (Ibn Sina, falecido em 1037) e no século XIII o bispo dominicano Albertus Magnus (falecido 1280) estendeu a explicação de Aristóteles para uma teoria de um fluido petrificante.[6] Avicena também propôs primeiro um dos princípios subjacentes às escalas geológicas de tempo, o princípio de superposição dos estratos, enquanto discutia as origens das montanhas em "O Livro da Cura" (1027).[7][8] O naturalista chinês Shen Kuo (1031–1095) também reconheceu o conceito de "tempo profundo".[9]

Estabelecimento de princípios primários[editar | editar código-fonte]

No final do século XVII Nicolas Steno (1638-1686) pronunciou os princípios subjacentes às escalas de tempo geológico (geologia). Steno argumentou que as camadas de rocha (ou estratos) foram estabelecidas em sucessão e que cada uma representa uma "fatia" de tempo. Ele também formulou o princípio de superposição, que afirma que qualquer estrato dado é provavelmente mais antigo do que aqueles acima e mais jovens do que aqueles abaixo dele. Embora os princípios de Steno fossem simples, aplicá-los foi um desafio. As ideias de Steno também levam a outros conceitos importantes que os geólogos usam atualmente, como a datação relativa. No decorrer do século XVIII, os geólogos perceberam que:

  1. Sequências de estratos muitas vezes ficam erodidas, distorcidas, inclinadas ou mesmo invertidas após a deposição
  2. Estratos estabelecidos ao mesmo tempo em diferentes áreas poderiam ter aparências inteiramente diferentes
  3. Os estratos de qualquer área representaram apenas parte da longa história da Terra

As teorias neptunistas populares nessa época (expostas por Abraham Werner (1749-1817) no final do século XVIII) propunham que todas as rochas haviam se precipitado de uma única inundação enorme. Uma grande mudança no pensamento veio quando James Hutton apresentou sua "Teoria da Terra", ou uma investigação das leis observáveis ​​na composição, dissolução e restauração da terra sobre o globo.[10] Antes da Sociedade Real de Edimburgo em março e abril de 1785. John McPhee afirma que "como as coisas aparecem na perspectiva do século XX, James Hutton nessas leituras tornou-se o fundador da geologia moderna".[11]:95–100 Hutton propôs que o interior da Terra estava quente e que esse calor era o motor que levou a criação de uma nova rocha: a terra foi corroída por ar e água e depositada como camadas no mar; calor então consolidou o sedimento em pedra e a colocou em novas terras. Esta teoria, conhecida como "plutonismo", "em constante de Neptunismo contra a teoria" oriental "de origem de inundação".

Formulação de tempo geológico[editar | editar código-fonte]

As primeiras tentativas sérias que formulam uma escala de tempo geológico que poderia ser aplicada em qualquer lugar da Terra foram feitas no final do século XVIII. A mais influente das tentativas iniciais (defendida por Werner, entre outros) dividia as rochas da crosta da Terra em quatro tipos: primário, secundário, terciário e quaternário. Cada tipo de rocha, de acordo com a teoria, formada durante um período específico da história da Terra. Foi assim possível falar de um "período terciário", bem como "rochas terciárias". De fato, "Terciário" (agora Paleogeno e Neogeno) permaneceu em uso como o nome de um período geológico até o século XX e "Quaternário" permanece em uso formal como o nome do período atual. A identificação do Strata pelos fósseis que continha, pioneira por William Smith, Georges Cuvier, Jean d'Omalius d'Haloy e Alexandre Brongniart no início do século XIX, permitiu geólogos para dividir a história da Terra mais precisamente. Também permitiu que eles correlacionassem estratos através dos limite nacional (ou até continental). Se dois estratos (embora distantes no espaço ou diferentes em composição) contivessem os mesmos fósseis, as chances eram boas de que eles tivessem sido depositados ao mesmo tempo. Estudos detalhados entre 1820 e 1850 dos estratos e fósseis da Europa produziram a sequência dos períodos geológicos ainda hoje utilizados.

Nomenclatura de períodos geológicos, eras e épocas geológicas[editar | editar código-fonte]

Os primeiros trabalhos no desenvolvimento da escala de tempo geológico foram dominados pelos geólogos britânicos e os nomes dos períodos geológicos refletem essa dominância. O "Cambriano", (o nome clássico para País de Gales) e o "Ordoviciano" e "Siluriano", em homenagem as antigas tribos galesas, eram períodos definidos usando sequências estratigráficas do País de Gales.[11]:113–114 O "Devoniano" foi nomeado para o condado inglês de Devon, o nome "Carbonífero" foi uma adaptação das "Medidas de Carvão", o termo dos antigos geólogos britânicos para o mesmo conjunto de estratos. O "Permiano" recebeu o nome da cidade Perm da Rússia, porque foi definido usado estratos naquela região pelo geólogo escocês Roderick Murchison. No entanto, alguns períodos foram definidos por geólogos de outros países. O "Triássico" foi nomeado em 1834 por um geólogo alemão Friedrich Von Alberti das três camadas distintas (em latim trias significa tríade)—leito vermelho, coroada por giz, seguida por xistos pretos - encontrados em toda a Alemanha e no noroeste da Europa, chamados de "Trias". O "Jurássico" foi nomeado por um geólogo francês Alexandre Brongniart para as extensas exposições calcários marinhos da cordilheira Jura. O "Cretáceo" (do latim "creta", que significa "giz") como um período separado que foi definido pela primeira vez pelo geólogo belga Jean d'Omalius d'Halloy em 1822, usando estratos na bacia de Paris[12] e nomeado para os extensos leitos de giz (carbonato de cálcio) depositados pelas conchas de invertebrados marinhos encontrados na Europa Ocidental.

Os geólogos britânicos também foram responsáveis ​​pelo agrupamento de períodos em eras e a subdivisão dos períodos terciários e quaternários em épocas. Em 1841, John Phillips publicou a primeira escala global de tempo geológico baseada nos tipos de fósseis encontrados em cada época. A escala de Phillips ajudou a padronizar o uso de termos como "Paleozoico" ("velha vida"), que ele estendeu para cobrir um período maior do que no uso anterior e "Mesozoico" ("média vida") que ele inventou.[13]

Datação da escala de tempo geológico[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Datação cronológica

Quando William Smith e Sir Charles Lyell reconheceram pela primeira vez que as camadas de rochas representavam períodos de tempo sucessivo, as escalas de tempo só podiam ser estimadas muito imprecisamente, uma vez que as estimativas das taxas de variação eram incertas. Enquanto os criacionistas tinham proposto datas de cerca de seis ou sete mil anos para a era da Terra com base na Bíblia, os primeiros geólogos sugeriam milhões de anos por períodos geológicos e alguns até sugeriam idade virtualmente infinita para a Terra.[carece de fontes?] Geólogos e paleontólogos construíram a tabela geológica com base nas posições relativas de diferentes estratos e fósseis, e estimaram as escalas de tempo baseadas no estudo de taxas de vários tipos de intemperismo, erosão, sedimentação e litificação. Até a descoberta da radioatividade em 1896 e o ​​desenvolvimento de suas aplicações geológicas através da datação radiométrica durante a primeira metade do século XX, as idades de vários estratos de rochas e a idade da Terra foram assunto de debate considerável.

A primeira escala de tempo geológico que incluiu datas absolutas foi publicada em 1913 pelo geólogo britânico Arthur Holmes.[14] Ele promoveu grandemente a disciplina recém-criada da geocronologia e publicou o livro de renome mundial A Idade da Terra no qual ele estimou a idade da Terra em pelo menos 1.6 bilhões de anos.[15]

Em 1977, a "Comissão Global de Estratigrafia" (agora a Comissão Internacional sobre Estratigrafia) começou a definir referências globais conhecidas como GSSP (Seção Global de Estratotipo de Fronteira e Ponto) para períodos geológicos e fases da fauna. O trabalho mais recente da comissão é descrito na escala de tempo geológico de 2004 de Gradstein et al.[16] O modelo UML para saber como a escala de tempo está estruturada, relacionando-a ao GSSP, também está disponível.[17]

O Antropoceno[editar | editar código-fonte]

Cultura popular e um número crescente[carece de fontes?] de cientistas que usam este terma "Antropoceno" informalmente para rotular a época atual em que estamos vivendo. O termo foi cunhado por Paul Crutzen e Eugene Stoermer em 2000 para descrever o tempo atual, em que os humanos tiveram um enorme impacto no meio ambiente. Evoluiu para descrever uma "época" iniciada no passado e no todo, definida pelas emissões antropogênicas de carbono e pela produção e consumo de bens plásticos deixados no solo.[18]

Os críticos deste termo dizem que o termo não deve ser usado porque é difícil, se não quase impossível, definir uma época específica em que os humanos começaram a influenciar os estratos das rochas - definindo o início de uma época.[19] Outros dizem que os humanos nem começaram a deixar seu maior impacto na Terra e portanto, o Antropoceno ainda nem começou.

O ICS não aprovou oficialmente o termo Desde setembro de 2015 (2015 -09).[20] O Grupo de Trabalho do Antropoceno reuniu-se em Oslo em abril de 2016 para consolidar as evidências que sustentam o argumento do Antropoceno como uma verdadeira época geológica.[20] As evidências foram avaliadas e o grupo votou para recomendar "Antropoceno" como a nova época geológica em Agosto de 2016.[21] Caso a Comissão Internacional sobre Estratigrafia aprove a recomendação, a proposta de adotar o termo que deverá ser ratificada pela União Internacional de Ciências Geológicas antes de sua adoção formal como parte da escala de tempo geológico.[22]

Linha do tempo gráfica[editar | editar código-fonte]

SiderianoRhyacianoOrosirianoStatherianoCalymmianoEctasianoStenianoTonianoCriogenianoEdiacaranoEoarqueanoPaleoarqueanoMesoarqueanoNeoarqueanoPaleoproterozoicoMesoproterozoicoNeoproterozoicoPaleozoicoMesozoicoCenozoicoHadeanoArqueanoProterozoicoFanerozoicoPré-Cambriano
CambrianoOrdovicianoSilurianoDevonianoCarboníferoPermianoTriássicoJurássicoCretáceoPaleogenoNeogenoQuaternárioPaleozoicoMesozoicoCenozoicoFanerozoico
PaleocenoEocenoOligocenoMiocenoPliocenoPleistocenoHolocenoPaleogenoNeogenoQuaternárioCenozoico
GelasianoCalabrianoChibanianoTarentianoPleistocenoHolocenoQuaternário
Gronelandês (estágio)NortegripianoMegalaianoHoloceno
Milhões de anos


OBS: As três últimas épocas do período Quaternário, não couberam por extenso no gráfico acima. Corresponderiam, respetivamente, ao Plioceno (compreendida entre há 5 332 000 e há 1 806 000 anos), Pleistoceno (compreendida entre há 1 806 000 e há 11 500 anos) e Holoceno (iniciou-se há cerca de 11 500 anos, estendendo-se até ao momento presente).

Tabela do tempo geológico[editar | editar código-fonte]

Notas


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. International Stratigraphic Chart
  2. Site da IUGS- International Union of Geological Sciences
  3. Fernández López, S. (1997). «Fósseis de intervalos sem registro estratigráfico: um paradoxo geológico». In: Aguirre, E.; Morales, J. y Soria, D. Registros fósseis e História da Terra (em espanhol). Madri: Editorial Complutense, Cursos de Verão de El Escorial. pp. 79–105. ISBN 84-89365-92-X 
  4. Vera Torres, J. A. (1994). Estratigrafia. Princípios e métodos (em espanhol). Madri: Editorial Rueda, S.L. 806 páginas. ISBN 84-7207-074-3 
  5. Janke, Paul R. (1999). «Correlating Earth's History». Worldwide Museum of Natural History 
  6. Rudwick, M. J. S. (1985). The Meaning of Fossils: Episodes in the History of Palaeontology (em inglês). [S.l.]: Universidade de Chicago Press. 24 páginas. ISBN 978-0-226-73103-2 
  7. Fischer, Alfred G.; Garrison, Robert E. (2009). «The role of the Mediterranean region in the development of sedimentary geology: A historical overview». Sedimentology. 56 1 ed. 3 páginas. Bibcode:2009Sedim..56....3F. doi:10.1111/j.1365-3091.2008.01009.x 
  8. «The contribution of Ibn Sina (Avicenna) to the development of the Earth Sciences» (PDF) 
  9. Sivin, Nathan (1995). Science in Ancient China: Researches and Reflections. Brookfield, Vermont: Ashgate Publishing Variorum series. III, 23–24 
  10. Hutton, James (2013). «Theory of the Earth; or an investigation of the laws observable in the composition, dissolution, and restoration of land upon the Globe». Transactions of the Royal Society of Edinburgh. 1 2 ed. (publicado em 1788). pp. 209–308. doi:10.1017/s0080456800029227. Consultado em 6 de setembro de 2016 
  11. a b McPhee, John (1981). Basin and Range. Nova Iurque: Farrar, Straus and Giroux 
  12. 3rd, ed. (1974). Great Soviet Encyclopedia (em russo). Moscow: Sovetskaya Enciklopediya. vol. 16, p. 50 
  13. Rudwick, Martin (2008). Worlds Before Adam: The Reconstruction of Geohistory in the Age of Reform. [S.l.: s.n.] pp. 539–545 
  14. «Geologic Time Scale». EnchantedLearning.com 
  15. «How the discovery of geologic time changed our view of the world». Bristol University 
  16. Gradstein, Felix M.; Ogg, James G.; Smith, Alan G. (2005). A Geologic Time Scale 2004. [S.l.]: Cambridge University Press. ISBN 978-0-521-78673-7 
  17. Cox, Simon J. D.; Richard, Stephen M. (2005). «A formal model for the geologic time scale and global stratotype section and point, compatible with geospatial information transfer standards». Geosphere. 1 3 ed. pp. 119–137. Bibcode:2005Geosp...1..119C. doi:10.1130/GES00022.1. Consultado em 31 de dezembro de 2012 
  18. «Anthropocene: Age of Man – Pictures, More From National Geographic Magazine». ngm.nationalgeographic.com. Consultado em 22 de setembro de 2015 
  19. Stromberg, Joseph. «What is the Anthropocene and Are We in It?». Consultado em 22 de setembro de 2015 
  20. a b «Working Group on the 'Anthropocene'». Subcommission on Quaternary Stratigraphy. Comissão Internacional sobre Estratigrafia 
  21. «The Anthropocene epoch: scientists declare dawn of human-influenced age». the Guardian (em inglês). 29 de agosto de 2016. Consultado em 29 de agosto de 2021 
  22. George Dvorsky. «New Evidence Suggests Human Beings Are a Geological Force of Nature». Gizmodo.com. Consultado em 15 de outubro de 2016 
  23. «The Paleobiology Database». Consultado em 19 de março de 2006 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]