Enciclopedistas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Os enciclopedistas (francês: [ɑ̃siklɔpedist])[1] eram membros da Société des gens de lettres, uma sociedade de escritores franceses, que contribuíram para o desenvolvimento da Encyclopédie de junho de 1751 a dezembro de 1765 sob os editores Denis Diderot e Jean le Rond d'Alembert.

História[editar | editar código-fonte]

A composição dos dezessete volumes de texto e onze volumes de placas da enciclopédia foi obra de mais de cento e cinquenta autores pertencentes, em grande parte, ao grupo intelectual conhecido como philosophes. Eles promoveram o avanço da ciência e do pensamento secular e apoiaram a tolerância, a racionalidade e a mente aberta do Iluminismo.

Mais de uma centena de enciclopedistas foram identificados.[2] Eles não eram um grupo unificado, nem em ideologia nem em classe social.[3] Abaixo alguns dos colaboradores estão listados em ordem alfabética, pelo número de artigos que escreveram e pela "assinatura" identificadora pela qual suas contribuições foram identificadas na Encyclopédie.

Além dos colaboradores conhecidos – pelo menos no nome – muitos artigos não são assinados e alguns autores manifestaram o desejo de permanecer anônimos. Outros autores, Allard ou Dubuisson, por exemplo, permanecem um mistério para nós. Além disso, a pesquisa esporádica das citações, empréstimos e plágios da Encyclopédie – tanto das ilustrações quanto do texto – ilumina um grupo de colaboradores “indiretos”.

Entre alguns homens excelentes, havia alguns fracos, medianos e absolutamente ruins. Dessa mistura na publicação, encontramos o rascunho de um colegial ao lado de uma obra-prima.

Uma lista de autores incompleta e gerada por máquina, ordenada por número de postagens, pode ser encontrada no projeto ARTFL. Existem listas por frequência[4] e por letra.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Encyclopaedists». Oxford Reference. Consultado em 13 de fevereiro de 2020 
  2. Frank A. Kafker and Serena Kafker, The Encyclopedists as Individuals: A Biographical Dictionary of the Authors of the Encyclopédie (Oxford: Voltaire Foundation, 1988).
  3. Frank A. Kafker, The Encyclopedists as a Group: A Collective Biography of the Authors of the Encyclopédie (Oxford: Voltaire Foundation, 1996).
  4. a b «The ARTFL Encyclopédie - ARTFL Encyclopédie». Encyclopedie.uchicago.edu. Consultado em 29 de março de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]