Microsoft Encarta – Wikipédia, a enciclopédia livre

Microsoft Encarta
Desenvolvedor Microsoft
Versão estável Encarta Premium 2009 - Agosto de 2008
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Enciclopédia Virtual
Licença Software proprietário / comercial
Página oficial microsoft.com/encarta

Encarta ou MSN Encarta (oficialmente Microsoft Encarta) foi uma enciclopédia digital multimédia, pertencente à Microsoft, criada em 1993. A partir de 2003, passou a ser apresentada em DVD e, em 2005, a Microsoft anunciou que seu conteúdo se tornaria editável pelos usuários que pagassem U$ 4,95 ao mês.

A Microsoft criou versões similares em idiomas como o alemão, o francês, o espanhol, o neerlandês, o italiano, o japonês e o português. Versões locais poderiam conter conteúdo licenciado de fontes nacionais e poderiam conter mais ou menos conteúdo que a versão completa em inglês.

A edição completa em inglês (Encarta Premium) de 2005 contém mais de 68.000 artigos e grande quantidade de imagens, vídeos e ferramentas. Muitos artigos podiam ser vistos on-line de graça por um serviço mantido por patrocínio.

Foi lançado também um usuário de MSN messenger para responder questões instantaneamente. Tratava-se do Encarta Instant Answers, criado para estar on-line a qualquer tempo e responder a dúvidas em inglês, após ser adicionado pelo [email protected].[1]

A última Encarta lançada em português foi a edição de 2002. Desde então, a Microsoft só lançou a versão em inglês.

Em 31 de março de 2009, a Microsoft anunciou que os sites da MSN Encarta Web de todo o mundo não estariam mais disponíveis a partir de 31 de outubro de 2009, exceto o da Encarta Japão, que seria descontinuado em 31 de dezembro. Além disso, a venda do Microsoft Student e a de todas as edições do programa Encarta Premium seriam interrompidas em junho de 2009.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.