Emanuel da Bélgica – Wikipédia, a enciclopédia livre

Emanuel
Príncipe da Bélgica
Emanuel da Bélgica
Príncipe Emanuel em 2023.
Nascimento 4 de outubro de 2005 (18 anos)
  Hospital Erasmo, Anderlecht, Bélgica
Nome completo  
Emanuel Leopoldo Guilherme Francisco Maria
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Pai Filipe da Bélgica
Mãe Matilde da Bélgica
Religião Catolicismo Romano
Brasão

Emanuel Leopoldo Guilherme Francisco Maria de Saxe-Coburgo-Gota (em francês: Emmanuel Léopold Guillhaume François Marie; em holandês: Emmanuel Leopold Willem Frans Maria; Anderlecht, 4 de outubro de 2005) é o filho mais novo e terceiro filho do rei Filipe I e da rainha Matilde da Bélgica. Ele é atualmente o terceiro na linha de sucessão ao trono belga, depois de sua irmã mais velha, a princesa herdeira Isabel, e do irmão, o príncipe Gabriel.

Nascimento e batismo[editar | editar código-fonte]

O príncipe Emanuel nasceu no dia 4 de outubro de 2005, às 13h06 (horário local), no Hospital Erasmus, em Anderlecht, uma cidade próxima de Bruxelas.[1] Na ocasião, pesava 3,9kg e media 50 centímetros.

Recebeu os seguintes nomes:

Emanuel foi batizado no Castelo Real de Ciergnon, no dia 10 de dezembro de 2005, em Ciergnon na Bélgica.[1][2] Na cerimônia, estiveram presentes amigos e familiares de seus pais, incluindo representantes de outras casas reais.

Os seus padrinhos são:

  1. A condessa Elisabeth d'Udekem d'Acoz (sua tia materna).
  2. Príncipe Guilherme, Grão-Duque Herdeiro de Luxemburgo (amigo próximo do casal).

Educação e interesses[editar | editar código-fonte]

No dia 1° de setembro de 2006, o príncipe Emanuel ingressou na escola pública de Saint-Jan Berchmans, em Bruxelas. Esta é a mesma escola onde estudam seus irmãos, Gabriel, Isabel e Leonor.

Em setembro de 2012, foi anunciado que o príncipe Emanuel estava saindo de Saint-Jan Berchmans para estudar na escola especial de Eureka, em Kessel-Lo, pois sofre de dislexia. Estuda as três línguas oficiais da Bélgica: flamengo, francês e alemão. Todos os anos os seus pais acompanham ele e seus irmãos no primeiro dia de aula.

O príncipe Emanuel ama a natureza. Ele gosta de praticar os seguintes esportes: ciclismo, natação e esqui. Ele também toca flauta.

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 04 de outubro de 2005 - presente: "Sua Alteza Real, Príncipe Emanuel da Bélgica".

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «An intimate, candlelit baptism for Prince Emmanuel». HELLO! (em inglês). 12 de dezembro de 2005. Consultado em 25 de fevereiro de 2022 
  2. «Prince Emmanuel was christened on Saturday». PopularQ. Consultado em 24 de fevereiro de 2022. Arquivado do original em 31 de agosto de 2013