Eliezer – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Este artigo é sobre os personagens bíblicos. Para outros significados, veja Eliezer (desambiguação).

Eliezer (hebraico:אֱלִיעֶזֶר, moderno: Eliʿézer, Tiberiano: ʾĔlîʿézer, “Ajuda/Tribunal do meu Deus”) foi o nome de pelo menos três indivíduos diferentes na Bíblia.

O filho de Moisés[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Eliézer (filho de Moisés)

Eliezer foi o segundo filho de Moisés e Zípora. Seu nome significa “Deus é ajuda” em hebraico.

O versículo no livro de Êxodo (18:4) afirma:

Tanto Gersão e Eliezer nasceram durante o tempo em que Moisés buscou refúgio em Midiã e se casou com a filha de Jetro, Zípora.

Eliezer de Damasco[editar | editar código-fonte]

Também há um Eliezer conhecido como Eliezer de Damasco (em hebraico:דַּמֶּשֶׂק אֱלִיעֶזֶר, moderno: Damméseq Eliʿézer, tiberiano: Damméśeq ʾĔlîʿézer) que, segundo alguns targums, foi filho de Ninrode, e cabeça do patriarca da casa de Abraão, mencionado no livro de Gênesis (15:2).

Segundo a maioria das interpretações, o servo não identificado em Gênesis 24, que procurou uma noiva para Isaque, foi este Eliezer. Também há uma interpretação, citada por Rashi, que Eliezer foi sozinho com Abraão resgatar , com a referência de que os 318 homens (Gênesis 14:14), sendo o valor numérico do nome de Eliezer em hebraico.

Eliezer, o profeta[editar | editar código-fonte]

Um profeta chamado Eliezer, filho de Dodava, repreendeu o rei Jeosafá por fazer um tratado com Acazias, o rei de Israel. Ele e Acazias construíram navios em Eziom-Geber, que foram navegar à comércio para Társis. De acordo com 2 Crônicas (20:37), os navios afundaram devido a ele não confiar no Senhor:


Elizer[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Eliezer

Existe a variação com H, cuja escrita é extremamente rara. O significado se mantém o mesmo, pois trata-se apenas de uma variação linguística.