Eleições de meio de mandato dos Estados Unidos – Wikipédia, a enciclopédia livre

Parte da série sobre
Política dos
Estados Unidos
Portal dos Estados Unidos

Eleições de meio de mandato ou eleições intercalares são, nos Estados Unidos, as eleições realizadas dois anos após cada eleição presidencial, ou seja, praticamente na metade do mandato do Presidente dos Estados Unidos. As eleições de meio de mandato realizam-se a cada dois anos e, a nível federal, consistem no sufrágio de todas as 435 cadeiras com direito a voto na Câmara dos Representantes e 33 ou 34 cadeiras do Senado americano. O intuito desse é de manter ou não o presidente em seu mandato.

36 estados elegem seus governadores em eleições de meio de mandato, sendo 34 para um mandato de quatro anos e dois (Vermont e Novo Hampshire) para um de dois anos. Ocorrem ainda eleições para diversas legislaturas estaduais, cargos de condados, e, frequentemente, eleições especiais, para preencher, por exemplo, cargos vagos por renúncia ou morte de um senador ou governador de estado.

As últimas eleições de meio de mandato foram realizadas em 2022, sob a presidência de Joe Biden, e as próximas realizar-se-ão em 05 de novembro de 2024, sob a presidência de do mesmo.