Dunkel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Munich Dunkel
Dunkel
Exemplar de Munich Dunkel'
Informações
Álcool(ABV) 4,5 – 5,6%
Cor (SRM) 14 – 28
Amargor(IBU) 18 – 28
OG 1,048 – 1,056
FG 1,010 – 1,016
Serviço
Temperatura 5-7°C
Copo caneco

Munich Dunkel ou Dunkel é um estilo de cerveja tradicional de Munique, Alemanha. De cor cobre profundo a marrom escuro, frequentemente com um tom vermelho ou granada. Mesmo que tenha sido originado em Munique, este estilo ficou muito popular em toda Baviera (especialmente na Francônia) [1]. Estilo clássico de lager castanha de Munique que se desenvolveu como uma cerveja escura e com mais ênfase no malte, em parte por causa da água com quantidades moderadas de carbonatos.[1]

Versões não filtradas da Alemanha podem ter gosto como de pão líquido, com uma riqueza terrosa e de levedura não encontrada nas dunkels filtradas que são exportadas.

A palavra dunkel significa escuro, no idioma alemão, indicando então que se trata de uma cerveja escura. Embora utilize malte torrado, não costuma ter odor e paladar residual da queima do malte, apresentando apenas pequenos traços de torrefação no sabor. Deve ser degustada a uma temperatura entre 3 a 5°C.[2] Dentre as Dunkel fabricadas no Brasil podem ser citadas as da cervejaria Eisenbahn[2], da Bierbaum, Rasen Bier e da Heil Beer.

Normalmente essa bebida se enquadra na categoria das lagers escuras, uma vez que é utilizada a mesma técnica de produção das lagers convencionais, modificando apenas o tipo de malte, que é levemente torrado.[3] Entretanto, a mesma técnica pode ser aplicada na produção de cervejas dunkel compostas exclusivamente de maltes de trigo (weissbier). Nesse caso também podem receber a denominação de dunkel weizen.

Exemplos de cervejas do tipo dunkel[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Diretrizes de estilo BJCP 2008» (PDF). Beer Judge Certification Program. Consultado em 8 de agosto de 2012 
  2. a b «Cópia arquivada». Consultado em 26 de novembro de 2011. Arquivado do original em 21 de novembro de 2011 
  3. http://www.beertutor.com/styles/lager_styles.shtml
Ícone de esboço Este artigo sobre cerveja é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.