Distrito del Centro – Wikipédia, a enciclopédia livre


Distrito del Centro
1821 – 1830
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Distrito del Centro
Localização de Distrito del Centro
Distrito del Centro na Grã-Colômbia
Continente América do Sul
País Colômbia e Panamá
Capital Santafé de Bogotá
4° 35' S 74° 4' O
Língua oficial Espanhol
Religião Católica
Governo República
História
 • 12 de outubro de 1821 Criação do Distrito
 • 6 de maio de 1830 Dissolução da Grã-Colômbia
Moeda Piastra

O Distro del Centro ou da Nova Granada foi uma subdivisão judicial e militar da Grã-Colômbia, que corresponde atualmente aos territórios da Colômbia e Panamá[1].

Esta entidade foi criada pela lei de 12 de Outubro de 1821, como o Congresso da Colômbia servir os desígnios da Constituição de Cúcuta, decidiu subdividir tribunal e militarmente o país em distritos, a fim de gerenciar um justiça maneira mais eficaz nas diversas áreas do país[1].

Territorialmente el distrito composta qual foi a parte central do antigo Vice-Reino de Nova Granada, que junto com os distritos de Equador e Venezuela formava todo o território da Grã-Colômbia. O tribunal de justiça de cada uma dessas subdivisões foi composto por nove ministros, sete dos quais eram juízes e dois promotores. A capital do distrito era a atual Bogotá[1].

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

Quando foi criado pela lei de 12 de Outubro de 1821, o Distrito del Centro compreendia os departamentos de Magdalena, Cundinamarca e Boyacá. Mais tarde, em 1824, o departamento de Istmo foi criado e atribuído a este distrito, juntamente com o Cauca que anteriormente pertencia ao Distrito do Sul antes da independência do Equador.

Ao total, o Distrito del Centro compreendia 5 departamentos:

Referências