Diogo Garcia da Cruz – Wikipédia, a enciclopédia livre

Diogo Garcia da Cruz
Nascimento 3 de maio de 1772
Aiuruoca
Morte 2 de setembro de 1839
Cidadania Brasil
Assinatura

Diogo Garcia da Cruz (Aiuruoca, 3 de maio de 1772 - Cajuru, 2 de setembro de 1839) foi grande fazendeiro e produtor de café dos estados de Minas Gerais e São Paulo e é o tronco da numerosa e influente família Garcia de Figueiredo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O nome "da Cruz" não é sobrenome familiar, e decorre do fato do Capitão Diogo apor uma cruz à sua assinatura. O historiador Ricardo Gumbleton Daunt sugere que essa prática talvez tenha ocorrido ou por devoção, ou para diferenciá-lo do célebre avô Diogo Garcia. Diogo Garcia foi casado com Júlia Maria da Caridade, a segunda das três irmãs chamadas Três Ilhoas, que são tronco de numerosas famílias do sul de Minas Gerais.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

O Capitão Diogo Garcia da Cruz foi casado com sua prima Inocência Constância de Figueiredo (falecida em 1843), filha do Capitão-Mor José Álvares de Figueiredo (o fundador de Boa Esperança) e de Maria Vilela do Espírito Santo, neta da Ilhoa Júlia Maria da Caridade. Nenhum dos filhos usou o nome "da Cruz" como sobrenome.

Os testamentos e inventários de Diogo Garcia da Cruz[1] e Inocência Constância de Figueiredo[2] de 11 de janeiro de 1840 estão publicados na Internet como parte do projeto Compartilhar. O inventário informa que o Capitão Diogo deixou em herança a Fazenda Paraíso com benfeitorias, morada de casas velhas no arraial de São João Nepomuceno (atual Nepomuceno, Minas Gerais) e três escravos.

  • Ascendência

Filho de Mateus Luís Garcia e de Maria Francisca de Jesus; neto paterno de Diogo Garcia e Júlia Maria da Caridade, neto materno de José Martins Borralho (vide História de Alfenas) e Teodora Barbosa de Lima[3].

  • Descendência

O Capitão Diogo Garcia da Cruz e Inocência Constância de Figueiredo foram pais de[4]:

A descendência de Diogo Garcia da Cruz inclui Ministros de Estado, políticos, atores, músicos e outras personalidades, dentre as quais: Eduardo Carlos Figueiredo Ferraz, Ester de Figueiredo Ferraz, José Carlos de Figueiredo Ferraz, Morvan Aloísio Acaiaba de Resende, Ricardo Gumbleton Daunt e Wagner Tiso, dentre outros

  • Colaterais

A descendência de colaterais também inclui diversas personalidades: Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, Danton Mello, Fátima Freire, Geraldo Freire, Newton Freire Maia e Selton Mello.

Referências

  1. DAUNT,RICARDO GUMBLETON, Inventário registrado no Cartório do Segundo Ofício de Batatais, em 1840, maço número 3, in Revista do Instituto Heráldico, 1942.
  2. DAUNT,RICARDO GUMBLETON, Inventário registrado no Cartório do Primeiro Ofício de Batatais, em 1840, maço número 83, in Revista do Instituto Heráldico, 1942.
  3. GARCIA, Denise Cássia (1990). Os Garcia Frade 1 ed. Belo Horizonte: Instituto Histórico de Minas Gerais 
  4. " Genealogia dos Figueiredos", Boa Esperança: pesquisa inédita de José Nicodemos de Figueiredo, Sylvio Péllico Netto e Marcos Rodrigues Chaves
  5. DAUNT, RICARDO GUMBLETON "O Capitão Diogo Garcia da Cruz", 1a. ed., Brusco:São Paulo, 1974.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • [1] História de Mococa
  • [2] Genealogia Lino de Campos
  • [3] Projeto Compartilhar