Diocese da Britânia – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Britânia.
Dioecesis Britannia
Diocese da Britânia
Diocese do(a) Império Romano
293409


Diocese da Britânia por volta de 400.
Capital Londínio
Líder vigário

Período Antiguidade Tardia
293 Reformas administrativas de Diocleciano
409 Conquistada pelos bretões

A Diocese da Britânia (em latim: Diocesis Britannia) foi uma diocese subordinada à prefeitura pretoriana da Gália no período final do Império Romano criada durante a reforma de Diocleciano no final do século IV.

História[editar | editar código-fonte]

A Diocese da Britânia foi criada durante reforma administrativa de Diocleciano em 293 e uma das quatro dioceses (governada por um vigário) da prefeitura pretoriana da Gália. No final do século IV, o território começou a ser atacado por saxões a leste e por irlandeses celtas a oeste. Uma série de fortes costeiros foi construída com o propósito de impedi-los.

As crescentes dificuldades romanas com os bárbaros no continente no final do século IV e no século V fizeram com que tropas romanas fossem gradativamente retiradas da Britânia. Um usurpador, Constantino III, levou suas legões da Britânia para a Gália em 407, onde foi derrotado por Constâncio, mestre dos soldados (magister militum) de Honório (posteriormente nomeado Augusto como Constâncio III). Em 409, os bretões expulsaram a administração civil romana.

Os ataques saxões recrudesceram e, no fim, o sul da ilha foi ocupado por estes em por volta de 600 Muitos bretões refugiaram-se na atual Bretanha francesa (Bretagne), donde o nome.

Organização administrativa[editar | editar código-fonte]

A diocese da Britânia estava dividida nas seguintes províncias: Britannia I Britannia II Flavia Caesariensis Maxima Caesariensis Valentia (369)

Os praesides ou governadores destas províncias hispânicas foram supervisionados pelo vigário imperial da diocese.

A capital da diocese Londínio (moderna cidade de Londres).

Governadores[editar | editar código-fonte]

Referências