Dinastia normanda – Wikipédia, a enciclopédia livre

Casa da Normandia
Brasão de Guilherme I de Inglaterra.
País: Normandia
Reino da Inglaterra
Flandres
Eu
Títulos: Duque da Normandia
Rei de Inglaterra
Conde de Flandres
Conde d'Eu
Fundador: Rollo
Último soberano: Estêvão de Inglaterra
Ano de fundação: 911
Ano de dissolução: 25 de outubro de 1154
Etnia: normandos, nórdicos

A dinastia normanda (1066 - 1154), também conhecida como Casa da Normandia (em inglês: House of Normandy), é uma linhagem de origem viquingue, proveniente da região da Normandia, na atual França.

A dinastia instalou-se no trono da Inglaterra após a Invasão Normanda em 1066, liderada por Guilherme II, Duque da Normandia, que passou a ser conhecido como o rei Guilherme, o Conquistador.[1][2]

No Reino da Inglaterra, a Casa foi precedida pelos anglo-saxões da Casa de Wessex, cujo último rei foi Eduardo, o Confessor, e foi sucedida pela Dinastia Plantageneta, que teve origem com a princesa Matilde de Inglaterra e seu segundo marido, o conde Godofredo V, Conde de Anjou.

Membros[editar | editar código-fonte]

Duques da Normandia[editar | editar código-fonte]

Reis da Inglaterra[editar | editar código-fonte]

Condes de Flandres[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. A herança de Matilde foi usurpada por seu primo, Estêvão, em 1135. Ela conseguiu recuperar a Normandia mas só governou a Inglaterra por um breve período, em 1141. Apesar disso, manteve seus direitos dinásticos, mediante o Tratado de Wallingford (também chamado Tratado de Winchester), de 1153. O tratado permitiu a Estêvão reinar até sua morte (o que ocorreria em outubro de 1154), mas obrigou-o a reconhecer o filho de Matilde, Henrique, como herdeiro do trono. Henrique, por sua vez, tornou-se o primeiro monarca inglês da dinastia Plantageneta.

Referências

  1. «Dinastia da Normandia». Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, biografias. Consultado em 31 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 1 de maio de 2013 
  2. «Inglaterra normanda». Brasil Escola. Consultado em 31 de dezembro de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um nobre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.