Dieta – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para o órgão parlamentar, veja Dieta (assembleia).
Dieta vegetariana

Dieta refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa tem uma dieta específica. Cada cultura costuma caracterizar-se por dietas particulares. Contudo, popularmente, o emprego da palavra "dieta" está associado a uma forma de conter o peso e/ou manter a saúde em boas condições.[1]

Para seguir uma dieta, convém consultar um nutricionista, a fim de conhecer a dieta adequada ao seu organismo.

A escolha de alimentos certos na proporção correta, bem como a prática de exercício físico com orientação de um especialista, evitando uma vida sedentária, são considerados fatores essenciais para a manutenção da saúde. Uma "dieta" restritiva e que não tenha em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos. Por isso, uma adequada avaliação nutricional individual evita desequilíbrios na dieta que podem levar a problemas de saúde, tais como deficiências nutricionais específicas ou calórico-proteicas e o excesso de peso ou obesidade. também, ter uma vida saudável não é fazer apenas dieta, é não ter uma vida sedentária.

Diversas das dietas tornaram-se populares nas últimas décadas, umas passageiras, outras polêmicas e outras com maior comprovação científica. Exemplos:

  • Dieta de Atkins. Restrição radical ao consumo de carboidratos, ou seja massas, doces, açúcares, e até mesmo frutas e verduras.
  • Dieta de South Beach. Restrição total de carboidratos em seu início, evoluindo com restrição parcial, permitindo carboidratos ricos em fibras.
  • Dieta do supercafé da manhã. Dieta com restrição de carboidratos com ênfase calórica na primeira refeição do dia.
  • Dieta Dash. Baseada no consumo reduzido de gorduras em geral, especialmente as saturadas. Desenvolvida por especialistas americanos para combater a hipertensão arterial. Sua adoção também é recomendada na dieta diabética.
  • Dieta sanguínea.
  • Dieta diabética. Conjunto de orientações nutricionais direcionadas a pacientes com diabetes mellitus.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Strychar I (janeiro de 2006). «Diet in the management of weight loss». CMAJ (em inglês). 174 (1): 56–63. doi:10.1503/cmaj.045037. Consultado em 15 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dieta