Dictionary of American Naval Fighting Ships – Wikipédia, a enciclopédia livre

Dictionary of American Naval Fighting Ships
Título original
(en) Dictionary of American Naval Fighting Ships
Língua original
Autores
Everett Gordon Bowen-Hassell (d)
Samuel Loring Morison (en)
James Longuemare Mooney (d)
Genéro

O Dictionary of American Naval Fighting Ships ( DANFS ) é a referência oficial para os fatos básicos sobre os navios usados pela Marinha dos Estados Unidos.

Quando o projeto de escrita foi desenvolvido, os parâmetros para esta série foram projetados para cobrir apenas navios comissionados da Marinha dos EUA com nomes atribuídos. Se o navio não recebeu um nome, ele não foi incluído nas histórias escritas para a série.[1] Além das entradas de navios, DANFS e os links online foram expandidos para incluir apêndices sobre pequenas embarcações, histórias de navios da Marinha Confederada e vários ensaios relacionados a navios de guerra.

Dados de publicação[editar | editar código-fonte]

Volume Data Navios Notas
I 1959 A – B Fora de catálogo
II 1963 C – F Fora de catálogo
III 1968 G – K Fora de catálogo
IV 1969 L – M
V 1970 N – Q Fora de catálogo
VI 1976 R – S
VII 1981 T-V
VIII 1981 W – Z Fora de catálogo
I-A 1991 A Fora de catálogo
Hazegray A – Z As histórias terminam nas datas acima
Naval Comando de História e Patrimônio A – Z Histórias sendo atualizadas

DANFS foi publicado na impressão pelo Centro Histórico Naval (NHC) como volumes de capa dura, ordenados por nome de navio, do Volume I (A – B) em 1959 para o Volume VIII (W – Z) em 1981. Posteriormente, vários volumes ficaram esgotados. Em 1991 foi lançado, um volume revisado I parte A, cobrindo apenas nomes de navios que começam com A. O trabalho continua nas revisões dos volumes restantes.

Os voluntários do site Hazegray se comprometeram a transcrever o DANFS e disponibilizá-lo na rede mundial de computadores. O objetivo do projeto é uma transcrição direta do DANFS, com alterações limitadas a corrigir erros tipográficos e notas editoriais para fatos incorretos no original. Em 2008, o NHC foi redesignado como Comando de História e Patrimônio Naval (NHHC). Ela desenvolveu uma versão online do DANFS por meio de uma combinação de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e transcrição manual. O NHHC está atualizando lentamente o seu DANFS online para corrigir erros e levar em consideração o intervalo de tempo entre a publicação impressa e a data atual. O NHHC prioriza as atualizações da seguinte forma: navios atualmente comissionados, navios comissionados após a publicação do volume original, navios desativados após a publicação do volume original e, finalmente, atualizações para navios mais antigos.[2] O NHHC iniciou um projeto relacionado para colocar relatórios de histórico de navios e operações de comando online em seu site DANFS.

Uso de referência[editar | editar código-fonte]

Como o DANFS é um trabalho do governo dos Estados Unidos, o seu conteúdo é de domínio público e o texto costuma ser citado literalmente em outras obras (incluindo, em alguns casos, artigos da Wikipédia). Muitos sites organizados por ex-membros da tripulação de navios da Marinha dos EUA incluem uma cópia das entradas DANFS de seus navios.

O Dicionário limita-se amplamente a descrições básicas e breves notas operacionais e quase não inclui nenhuma análise ou contexto histórico.

Referências