Dia ANZAC – Wikipédia, a enciclopédia livre

Dia ANZAC
Maori: Rā o Ngā Hōia
Dia ANZAC
Celebração do 94º Dia ANZAC em Kings Park, Austrália Ocidental, 25 de abril de 2009
Celebrado por Austrália
Ilha Christmas
Ilhas Cocos (Keeling)
Ilhas Cook
Nova Zelândia
Niue
Ilha Norfolk
Toquelau
Tonga
Tipo Comemorativo, patriótico, histórico
Cor litúrgica histórico
Data 25 de abril
Significado Dia nacional de lembrança da chegada dos Anzacs em Gallipoli
Celebrações Marchas comemorativas, serimônias evocativas
Frequência Um ano

O Dia ANZAC (ou em inglês ANZAC Day) é celebrado em 25 de abril na Austrália e na Nova Zelândia para lembrar a batalha de Gallipoli (Turquia), em que dezenas de milhares de soldados do ANZAC (Forças Armadas da Austrália e da Nova Zelândia) e do Reino Unido perderam as suas vidas na Primeira Guerra Mundial. As maiores paradas militares do "Dia ANZAC" ocorrem em Canberra, capital da Austrália, e em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia. O Dia ANZAC também é feriado nas Ilhas Cook, Niue, Ilhas Pitcairn e Tonga.

Origem[editar | editar código-fonte]

O "Dia ANZAC" é celebrado para relembrar a data em que, no ano de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, forças conjuntas da Grã-Bretanha e dos ANZAC desembarcaram em Gallipoli, na costa da Turquia. Devido a um erro de navegação, os ANZACs desembarcaram a cerca de nove milhas ao norte do ponto intencional. Eles se encontraram no meio de turcos em bons pontos de defesa, os ANZACs viram que o avanço era impossível. Após oito meses de confrontos, os aliados recuaram, deixando 8709 mortos da Austrália e 2721 da Nova Zelândia, além de 21 255 da Grã-Bretanha, estimados 10 000 da França e 1358 da Índia Britânica.

Atualmente, além das cerimônias realizadas nos dois países, milhares de australianos e neozelandeses viajam até a praia na península de Gallipoli, na Turquia, com o objetivo de lá prestarem suas homenagens aos que defenderam seus países. A tradição começou em 1990, quando para marcar o septuagésimo-quinto aniversário do desembarque das tropas, oficiais do governo, militares, os últimos veteranos ainda vivos, além de turistas de ambos os países, realizaram uma cerimônia na madrugada (como manda a tradição) em Gallipoli. O último veterano da Batalha de Gallipoli foi o australiano Alec Campbell da Tasmânia, que morreu em maio de 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikinotícias
Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: ANZAC Day marked throughout NZ, AU
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dia ANZAC