Demografia da República Democrática do Congo – Wikipédia, a enciclopédia livre

A demografia da República Democrática do Congo é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território deste país. A República Democrática do Congo possui uma população de 63.655.000 habitantes, segundo estimativas para 2007[1]. Esse número pode não ser exato, pois as estimativas para este país tomam em consideração explicitamente os efeitos do excesso de mortalidade devido à SIDA (1,1 milhão de pessoas têm a doença no país, segundo estimativas para 2003[2]), o que pode resultar em menor expectativa de vida (em 53 anos), mortalidade infantil (88,62 mortes para cada mil nascidos vivos) mais elevada e taxas de mortalidade elevadas, e as mudanças na distribuição da população por idade e sexo do que seria esperado[2]. Nesse caso, a população pode ultrapassar os 70 milhões de habitantes[2], por sua taxa de crescimento populacional, que foi calculada em 3,22%, no ano de 2006[2].

Características da população[editar | editar código-fonte]

Evolução da população da República Democrática do Congo.

No país, foram aproximadamente 250 grupos étnicos identificados e nomeados[3], cujos mais numerosos são os Kongo, Luba, e Mongo[4]. Além disso, existem cerca de 600.000 pigmeus no país[5], além de 60 mil belgas, cujos antepassados viveram à época da colonização[2]. Da população atual, 65,5% é considerada alfabetizada[2] enquanto apenas 30% vive em meios urbanos[6].

O cristianismo é a religião predominante, sendo seguido por aproximadamente 95% da população. A maioria das pessoas que seguem outras religiões é muçulmana ou segue alguma religião local[7]. São aproximadamente 700 línguas e dialetos falados[6], a variedade linguística é superada tanto pelo amplo uso de intermediários e línguas como o francês, Kongo, tshiluba, suaíli, e Lingala.

Emigração[editar | editar código-fonte]

Muitos congoleses emigram de seu país, buscando um padrão de vida melhor no exterior[8]. O país mais procurado pelos emigrantes é a França, com aproximadamente 19 mil congoleses, Canadá, com 14.125 congoleses, e Angola, com 1 milhão de congoleses [8].

Referências

  1. «Atlas: República Democrática do Congo». Consultado em 8 de fevereiro de 2011 
  2. a b c d e f «CIA-The World Factbook». Consultado em 8 de fevereiro de 2011  (em inglês)
  3. Gustavo Magaldi. «Congo:diamentes de sangue». Aventuras na História. Consultado em 8 de fevereiro de 2011 
  4. «Population Democratic Republic of Congo». Historycentral. Consultado em 9 de fevereiro de 2011  (em inglês)
  5. SMH. «Pygmies want UN tribunal to address cannibalism». Consultado em 9 de fevereiro de 2011  (em inglês)
  6. a b «O mundo em que vivemos». SSccafrica. Consultado em 9 de fevereiro de 2011 
  7. «República Democrática do Congo - Brasil Escola». Consultado em 8 de fevereiro de 2011 
  8. a b «Country-of-birth database». Organisation for Economic Co-operation and Development. Consultado em 9 de fevereiro de 2011  (em inglês)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a República Democrática do Congo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.