David Belle – Wikipédia, a enciclopédia livre

David Belle
David Belle
Nascimento 29 de abril de 1973 (50 anos)
Fécamp
Cidadania França
Progenitores
Ocupação traceur, ator, ator de cinema, duplo

David Belle (Fécamp, 29 de abril de 1973) é um desportista francês. É considerado um dos criadores do Parkour.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu e cresceu no Sena Marítimo, na Normandia. Oriundo de uma família simples dos subúrbios de Paris com antepassados relacionados com o desporto.

Os primeiros 14 anos de vida foram passados em Fécamp e mais tarde em Sables d'Olonne. Foi criado pelo avô materno Gilbert Kitte, que desde cedo despertou em David uma paixão para o heroísmo e o saber ajudar as outras pessoas. Tanto no avô como no pai existia um passado relacionado com o exército e os bombeiros. Seguiu as pegadas do seu avô e pai, tornando-se um Bombeiro Sapador Parisiense. Infelizmente devido a uma lesão no punho, desistiu e nunca mais voltou. Mais tarde, tratado da lesão, entrou no exército francês e ganhou mérito batendo recordes dos treinos. Venceu também o campeonado Essonne de obstáculos em tempo recorde.

David sempre foi uma pessoa simples e acredita no desporto para a vida diária. Procurava o que era útil. Aprendeu com o pai desde cedo a saber algumas técnicas/treinos militares que pôs em prática desde muito novo com os amigos (Yahn, Frederic Hnautra, David Malgogne, Sébastien Foucan e Kazuma).

A brincadeira originou o nome da prática, Parkour.

Desportos[editar | editar código-fonte]

Desde cedo demonstrou gosto pela acção e movimentos rápidos. Aos 15 anos desistia da escola para dar início a modalidades desportivas como:

Desenvolveu várias aptidões físicas, controle, equilíbrio e força para dominar o corpo com uma agilidade considerável. Sempre procurou no esporte algo que fosse útil e prático para o dia a dia.

Legado do seu pai[editar | editar código-fonte]

Seu pai, Raymond Belle, antigo soldado vietnamita dedicou-se a uma vida saudável e desportiva. Conhecido e respeitado pelos seus métodos de deslocação em ambientes extremos, Raymond seguiu ensinamentos do Francês Georges Hébert, nomeadamente pelo seu livro “Natural Method of Physical Culture”, onde o atleta interage com o ambiente natural, treinando o seu físico, com um percurso de deslocação por obstáculos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "refname1" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]