Dartmoor – Wikipédia, a enciclopédia livre

High Willhays, o ponto mais alto de Dartmoor e da Inglaterra meridional, a 621 m acima do nível do mar, avistando-se o Yes Tor além.

Dartmoor é uma região de charneca no centro do condado inglês de Devon. Protegido pelo status de Parque Nacional, cobre uma área de 953 km².

Os planaltos graníticos datam do período Carbonífero da história geológica. O pantanal é pontilhado de cumes expostos de colinas graníticas (conhecidos como tors), e que fornecem abrigo para a vida selvagem de Dartmoor. O mais alto ponto da região é o High Willhays, 621 m acima do nível do mar, seguido por Yes Tor, com 619 metros, sendo apenas dois metros menor que o primeiro[1]. Toda a região é rica em antigüidades.

Dartmoor é administrado pela National Park Authority, cujos 26 membros são escolhidos dentre os integrantes do Conselho do Condado de Devon, Conselho Distrital local e do governo do Reino Unido.

Partes de Dartmoor têm sido usadas como campo de tiro militar por mais de 200 anos. O público em geral possui amplo acesso às partes restantes e o local é uma destinação turística popular. O Parque foi mostrado no programa de TV Seven Natural Wonders como a principal maravilha da natureza no sudoeste da Inglaterra.

Dartmoor também serviu como cenário para uma das mais famosas histórias de Sherlock Holmes, O Cão dos Baskervilles.

As suas terras são percorridas por uma raça de póneis, muito idêntica ao garrano português, que se lhe dá o mesmo nome de dartmoor.[2]

Referências

  1. «Yes Tor». Wikipedia (em inglês). 14 de abril de 2018 
  2. «Dartmoor Pony Society, About the breed (en)». Consultado em 1 de fevereiro de 2016. Arquivado do original em 30 de janeiro de 2016 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • PYNE, Stephen J. Vestal Fire: An Environmental History, Told through Fire, of Europe and Europe's Encounter with the World. University of Washington Press, Seattle e Londres, 1997. ISBN 0-295-97596-2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Dartmoor