Düsseldorf – Wikipédia, a enciclopédia livre

Düsseldorf

Düsseldorf
Brasão Mapa
Brasão de Düsseldorf
Düsseldorf está localizado em: Alemanha
Düsseldorf
Mapa da Alemanha, posição de Düsseldorf acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Renânia do Norte-Vestfália
Região administrativa Düsseldorf
Distrito distrito urbano
Prefeito Henrique Marschner (SPD)
Estatística
Coordenadas geográficas 51° 14' N 6° 14' E
Área 217,0 km²
Altitude 23,35 - 165,20,
média 38 m
População 598.686 (31 de dezembro de 2013)
Densidade populacional 2.758 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo D
Código postal 40210 - 40629 (antigo: 4000)
Código telefônico 0211, 0203 (Ortsnetz Duisburg),
02104 (Ortsnetz Mettmann)
Website sítio oficial
Localização de Düsseldorf
no estado de Renânia do Norte-Vestfália

Düsseldorf ou Dusseldórfia[1][2][3][4] é uma cidade da Alemanha, capital do Estado (Bundesland) da Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen), localizada às margens do Rio Reno.

Düsseldorf é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). É a nona cidade maior do país e um importantíssimo centro econômico e cultural, fazendo parte da Megalópole renana.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A cidade é um dos centros do Carnaval da Alemanha.

Dentre os imigrantes, apresenta a terceira maior colônia japonesa da Europa, onde anualmente acontece no mês de Maio o Japantag (alemão para "Dia do Japão").

Esporte[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

A Merkur Spiel-Arena (anteriormente conhecida como Esprit Arena e Rheinstadion) é o estádio principal da cidade, sede de (entre outros) jogos da Copa do Mundo FIFA de 1974. É a casa do time de futebol Fortuna Düsseldorf e do time de futebol americano Rhein Fire.

Clubes de futebol masculino[editar | editar código-fonte]
Equipe Estádio Divisão (2018)
Fortuna Düsseldorf Merkur Spiel-Arena 1ª (Bundesliga)
Fortuna Düsseldorf II 4ª (Regionalliga Oeste)
TuRU Düsseldorf Stadion an der Feuerbachstraße 5ª (Oberliga Baixo Reno)
Düsseldorf-West BZA Schorlemerstraße 5ª (Oberliga Baixo Reno)

Infraestrutura e economia[editar | editar código-fonte]

A cidade é, depois de Frankfurt am Main, o segundo maior centro financeiro da Alemanha.

Düsseldorf não é apenas conhecida como um centro das indústrias alemãs de propaganda e moda: nos últimos anos, a cidade no Reno tem se tornado um dos maiores centros de telecomunicação na Alemanha. Há 18 provedores de internet localizados na capital da Renânia do Norte-Vestfália. Com dois dos quatro grandes provedores alemães de frequências celulares, D2 Vodafone e E-Plus, Düsseldorf lidera o mercado de telefonia móvel alemão. Há também muitos escritórios comerciais estrangeiros em Düsseldorf, como o NTT, Ericsson, Sandvik, Nokia e GTS.

Muitas das companhias de internet em Düsseldorf têm suas raízes na publicidade internacional. Há 400 agências de publicidade em Düsseldorf, entre elas três das maiores da Alemanha: Grupo BBDO, Grupo Publicis e Grupo Grey. Um número de afiliados de agências estrangeiras também merecem ser mencionados, como a Ogilvy & Mather, Dentsu, Hakuhodu, Digital District e DDB.

Em Düsseldorf, há, aproximadamente, 170 instituições financeiras nacionais e internacionais e aproximadamente 130 agências de seguro e uma das maiores bolsas de valores da Alemanha. Há também aproximadamente 200 editoras em Düsseldorf.

Muitas outras companhias de grande peso têm seus escritórios na cidade: L’Oréal Germany (Cosméticos e Beleza); Henkel KgaA (Mercadorias de Marca para Consumidores e tecnologias industriais); E.ON (energia); ThyssenKrupp (metalurgia); Metro (atacado e varejo); Ergo (seguradora); LTU (transporte Aéreo); e Cognis (produtos químicos).

A Daimler produz o veículo Mercedes-Benz Sprinter em Düsseldorf.

Desde os anos 1960, tem ocorrido uma forte relação entre a cidade e o Japão. Muitos bancos e corporações japoneses têm suas sedes européias em Düsseldorf – tanto que Düsseldorf tem hoje a terceira maior comunidade japonesa na Europa, depois de Londres e Paris.

A "Kö", que significa Königsallee ("Avenida Real"), é uma destinação popular para fazer compras. Algumas das joalherias de maior reputação, grifes e galerias tem suas lojas lá. A Kö tem, aproximadamente, as maiores rendas de shoppings e escritórios na Alemanha.

A Messe Düsseldorf realiza anualmente mais de 25 feiras e exposições, entre elas o maior salão náutico da Europa, o Boot, na segunda quinzena de janeiro.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Dusseldorf está entre as cidades com redes de transporte mais eficientes do mundo. Esta nomeação dá-se especialmente por bons sistemas de transportes públicos e veículos motorizados de transporte pessoal. Além disso, o menor tamanho e localização da cidade reduz significativamente o congestionamento e garante a bem desenvolvida infraestrutura de transporte, com uma estrutura policêntrica espacial que diminui risco de congestionamento do tráfego.

Cidadãos notáveis[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A10: Lista das regiões». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 1 de maio de 2012 
  2. Fernandes, Ivo Xavier (1941). Topónimos e Gentílicos. I. Porto: Editora Educação Nacional, Lda. 
  3. Gradim, Anabela (2000). «9.7 Topónimos estrangeiros». Manual de Jornalismo. Covilhã: Universidade da Beira Interior. p. 167. ISBN 972-9209-74-X. Consultado em 27 de março de 2020 
  4. Gonçalves, F. Rebelo (1966). Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra: Coimbra Editora. p. 361 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Düsseldorf


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.